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sábado, 3 de outubro de 2015

Jovem de 13 anos encontra método de cálculo para contribuir com ensino

Estudante Renato Sette espera que método apareça nos livros de matemática.
Pais apoiaram iniciativa; cálculo foi registrado em cartório de Caruaru, PE.


Renato Sette, aos 13 anos de idade, encontrou um método de multiplicação utilizando a subtração. Em Caruaru, Agreste de Pernambuco, o estudante percebeu que é possível obter o resultado de qualquer número multiplicado por nove, sem necessariamente realizar o cálculo completo [veja o vídeo abaixo], para chegar ao resultado. Com o método, o estudante visa contribuir no ensino da disciplina. 

G1 entrou em contato com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) para mostrar o método de multiplicação. Quem realizou a avaliação foi o professor doutor Ronaldo Alves Garcia, membro do conselho diretor da SBM. "Na minha avaliação, não tem nenhum ineditismo. Para outros números (8, 7, 6...) funciona adaptando-se o procedimento. O estudante apresenta potencial", disse.

O jovem estudante confessa que, no início, não gostava muito de matemática, mas espera que este método contribua de alguma forma com o estudo da matemática no futuro. “Eu jamais imaginaria que esta técnica fosse tomar uma dimensão como esta, mas eu creio que o conhecimento é como um fruto, temos que degustar para que não apodreça; por isso, sempre busco aprimorar meus estudos. Espero que um dia o 'Método Sette' apareça nos livros de matemática”, afirmou.
Registro em cartório
A técnica foi registrada em cartório pelo pai do menino, o procurador federal José de Barros Souto, e nomeada "Método Sette de Multiplicação". "Quando ele me contou o que tinha encontrado eu fiquei perplexo pelo fato de que ele enxergou uma coisa que não é trivial. Resolvi registrar o método em cartório. Nós debatemos juntos uma teoria que fundamentasse o cálculo para podermos fazer o registro. Já o nome foi uma brincadeira com o nome dele e o cálculo. Apesar do método ser de 'Sette', ele trabalha com o nove", contou o pai.

"Já faz tempo que eu comecei a fazer esse tipo de cálculo. Acho que eu tinha, mais ou menos, uns nove anos de idade. Quando a professora mandava algumas tarefas de multiplicação, eu fui tentando fazer de algum jeito mais simples. Eu queria simplificar tudo aquilo que eu tinha aprendido", disse ao G1 o estudante Renato Sette.

Ele conta que tentou realizar o método de várias formas até chegar ao definitivo. "Fui tentando fazer de um jeito, de outro, e não dava certo porque no princípio, não era por nove. Quando eu fui conseguindo fazer algo, mostrei aos meus pais e eles acharam interessante. Eu deixei a fórmula parada por um tempo e quando eu estava no 7º ano, em 2014, aprimorei ela. Foi quando descobri que dava para fazer por qualquer número e descobrir o valor dele multiplicado por nove. Mostrei novamente aos meus pais, mas ainda não tinha dito nada a Cacilda [Tenório]. Só esse ano eu mostrei para ela", explica.

Cacilda Tenório é a coordenadora do departamento de matemática do colégio no qual Renato estuda. O estudante mostrou o cálculo para ela durante os preparativos para a Olimpíada de Matemática. "Quando ele me mostrou, fiquei impressionada. Achei muito interessante e decidi pesquisar se havia algo parecido na matemática. Não encontrei nada. Foi quando eu decidi pedir ajuda ao professor Paulo Câmara, da UFPE [Universidade Federal de Pernambuco]. Ele também ficou impressionado", ressaltou a coordenadora.

O professor Paulo Câmara é mestre no ensino de matemática, leciona desde 1974 e é co-autor de livros da disciplina. Ele foi um dos especialistas que analisou o Método Sette e garante que nunca viu ninguém chegar a um valor de multiplicação de tal forma. "Nos meus mais de 40 anos de sala de aula, nunca vi esse cálculo do Renato. A matemática é muito de percepção. Há várias maneiras de saber o resultado de um determinado número multiplicado por nove. E o que o Renato fez foi encontrar uma nova forma. O mérito está na idade que ele tem e nele descobrir o cálculo sem ter visto em lugar nenhum. Pretendo incentivá-lo a continuar estudando matemática. O médoto que ele adotou é diferente e mais sofisticado. Quero fazer um artigo sobre o cálculo que ele desenvolveu", contou o professor ao G1.
O estudante Renato Sette ao lado dos pais (Foto: Joalline Nascimento/ G1)
O estudante Renato Sette ao lado dos pais
(Foto: Joalline Nascimento/ G1)
Na sala de aula
Uma das coordenadoras do Ensino Fundamental da instituição que Renato frequenta conta como o menino é na sala de aula. "Ele é um aluno muito dedicado. O círculo de amizade dele também é formado por alunos muito bons e isso é muito importante", disse Jailma Pessoa.

Joelma Pereira, outra coordenadora do Ensino Fundamental, conta em qual momento percebeu que o menino tinha um diferencial para os cálculos. "Quando ele cursava o 5º ano, chamou muita atenção essa habilidade dele na matemática. Quando o aluno está realizando os testes de matemática, por exemplo, é necessário deixar os cálculos. Renato não deixava, porque fazia os cálculos mentalmente. Mas, para descobrirmos isso, precisamos conversar com ele e com os professores", lembrou.

O menino diz que no dia a dia procura auxiliar os colegas de sala. "De vez em quando meus amigos têm dúvidas e sempre vêm me perguntar, quando é algo de matemática. Eu não sou muito bom para ser professor, mas eu sempre ajudo".

Orgulho
A mãe de Renato, a advogada Magda Souto, afirma que ele sempre foi um menino quieto e muito dedicado. "Eu me sinto muito orgulhosa de ser mãe dele. Desde pequeno ele foi um menino que nunca deu trabalho. Ele é filho único. E, geralmente, filho único é mimado e cheio de vontades. Mas ele não. Sempre foi tranquilo e disciplinado. Para mim, o mais importante para você se destacar em alguma coisa é a disciplina. Eu e o pai dele sempre prezamos por isso. Em casa, tudo tem um horário para acontecer. Ele se diverte, joga basquete, luta caratê, estuda. Tudo sempre dentro do limite e das regras", ressalta.

Futuro
Renato Sette, apesar de ter encontrado um método matemático, ainda tem dúvidas de qual curso irá escolher na hora do vestibular. "Eu fico meio dividido. Queria seguir nas ciências exatas. Eu penso em alguma das Engenharias e, por incrível que pareça, eu também tenho uma certa vontade de fazer Direito", brincou o estudante.

Com informações http://g1.globo.com/

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Série Professor Criativo vai publicar livro com práticas pedagógicas inovadoras

Será lançado, no próximo dia 15 de outubro (Dia do Professor), em Recife-PE, o livro Cultura Digital na Escola junto com o Edital de Chamada de Capítulos para a Série Professor Criativo. A iniciativa conjunta do Estúdio Abble de Aprendizagem, da Pipa Comunicação e do Grupo de Pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) pretende reunir a produção de educadores de todo o Brasil para compor uma coletânea de textos em volume especial digital a ser lançado em 2016.
“A motivação para lançar o edital foi a de valorizar o profissional de educação. Desejamos que a chamada mobilize a rede nacional de especialistas a fazer parte de um amplo processo de construção coletiva de práticas contemporâneas de ensino”, destaca o autor e idealizador do projeto, professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), Alex Sandro Gomes.
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A chamada é aberta a professores de todas as áreas e níveis de atuação, que tenham interesse em apresentar reflexões e experiências sobre práticas pedagógicas inovadoras. “Queremos mostrar aos professores que eles também podem ser agentes de transformação na prática de outros docentes. Há muito conteúdo sendo produzido e discutido e é importante registrar e garantir a difusão dessa produção”, explica a editora executiva da Pipa Comunicação, Karla Vidal.

Os capítulos devem ser inéditos ou adaptações de textos anteriormente publicados, desde que não tenham sido publicados em formato livro. Os textos podem apresentar relatos de experiência, análises, pesquisas ou qualquer outro tipo de contribuição em prol da educação, desde que esteja relacionada a um dos temas previstos no edital:
  1. Pensamento Computacional;
  2. Fora da caixa: docência, formação e novas tecnologias;
  3. Novas culturas de aprendizagem: espaços maker, ensino híbrido e gamificação;
  4. Criatividade e iniciativas de aprendizagem fora da sala de aula;
  5. Recursos Digitais Educativos: objetos de aprendizagem, apps, redes sociais e afins;
  6. Educação Aberta: teoria e prática;
  7. Arte, Literatura e Comunicação em Ambiente Digital;
  8. Inclusão Digital e Práticas de Letramento.
O volume especial terá distribuição gratuita através do ambiente online da Livraria da Pipa Comunicação e será constituído pelos dez capítulos mais bem avaliados pela comissão de organização, que é composta por professores de diferentes instituições de ensino superior. São eles: Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE), André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/UFAL). A mesma comissão assinará a organização do livro.
As inscrições são gratuitas e vão até 30 de novembro de 2015. A divulgação dos textos selecionados e editoração do livro digital será feita em janeiro de 2016. O edital completo está disponível aqui.
Cultura-Digital-na-Escola
O livro Cultura Digital na Escola – habilidades, experiências e novas práticas, de autoria dos pesquisadores Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva e Ivson Henrique Bezerra dos Santos, é o primeiro volume da Série Professor Criativo. O livro surge com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências não só para a simples inserção das tecnologias nas práticas educativas, mas também para tornar os professores capazes de propor e construir situações e espaços de aprendizagem cada vez mais criativos e inovadores. Está disponível nos formatos impresso e digital.

Com informações http://salaaberta.com.br/

Piso e Carreira: CNTE divulga projetos aprovados na 2ª Plenária Intercongressual


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Confira as propostas de projetos de lei para o Piso Salarial Profissional Nacional e as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira dos Profissionais da Educação Pública Escolar, aprovadas pelos educadores durante a 2ª Plenária Intercongressual da CNTE, no mês de agosto, em Brasília. Os textos foram discutidos com cerca de 500 representantes de sindicatos de educação de todo o País.
Um dos projetos institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação pública de nível básico a partir da regulamentação do artigo 206 da Constituição Federal. A outra proposta estabelece as diretrizes mínimas para os planos de carreira dos profissionais da educação básica pública, nas redes de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
Por CNTE

terça-feira, 29 de setembro de 2015

AL: Luta renovada: tomam posse as novas diretorias do Sinteal


OME 2566
O Espaço Cultural Profª Jarede Viana, na sede do Sinteal, no bairro do Mutange, foi palco, no dia 25 de setembro, da posse das/os diretoras/es eleitas/os para a executiva estadual e os onze núcleos regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas. As novas diretorias foram eleitas pela categoria nos dias 02 e 03 de setembro passados, e serão, agora, responsáveis pela luta em defesa das/os trabalhadoras/es da rede pública estadual da educação e em defesa de uma educação de qualidade na Gestão 2015/2018. Presentes à posse as/os diretoras/es das gestão que ora encerra mandato, além de lideranças de sindicatos, partidos políticos, da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de movimentos da sociedade civil organizada.
Abertura
A abertura da solenidade de posse foi realizada por Valdivam Raimundo, saudando as/os diretoras/es eleitas/os para a executiva estadual e para os 11 núcleos regionais do Sinteal, e logo em seguida chamou os integrantes da mesa da posse: Consuelo Correia (presidenta atual e reeleita), Milton Canuto (vice-presidente da CNTE e ex-presidente do Sinteal), Lenilda Lima (superintendente do Incra e ex-presidenta do Sinteal), Cícero Lourenço (diretor do SindPrev), Girlene Lázaro (secretária de Formação do Sinteal e representante da Marcha Mundial das Mulheres), Zé Roberto (coordenador estadual do MST em Alagoas), José Cícero da Silva (Vice-presidente da CUT/AL), Marinalva Barros (presidente da Comissão Eleitoral Geral) e Silvânio Barbosa (vereador por Maceió).
Coro “Sinteal Em Canto”
Mesa do evento tomando pose, foi a vez de o cerimonial da festa anunciar o já conhecido coro “Sinteal Em Canto”, que realizou uma inesquecível apresentação musical e perfomática, cantando músicas principalmente do cancioneiro alagoano, a exemplo de “Sururu da Nega”, do não tão conhecido autor Aristóbulo Cardoso, “Ponta de Lápis”, de Eliezer Setton, além de outros clássicos como “Viola Enluarada”, de Marcos Valle, entre outras canções.
O “Sinteal Em Canto” encheu os olhos da plateia com uma exibição que mesclou o canto afinado com uma perfomance envolvendo o Guerreiro e o pastoril alagoano. Um espetáculo digno da posse das/os novas/os diretoras/es.
Logo em seguida, foi concedido tempo para as falas dos componentes da mesa, que assim se expressaram:
Milton Canuto: “Saúdo o Sinteal lembrando que este foi o primeiro sindicato a se filiar à CNTE. Em todas as lutas da educação, o Sinteal está e estará presente. Mais do que nunca, agora, quando os direitos sociais conquistados nos últimos 12 anos estão ameaçados”.
José Cícero da Silva: “Os novos e difíceis tempos vão exigir desta diretoria que assume o Sinteal muita dedicação e trabalho. A CUT Alagoas estará ao lado de vocês nas lutas dos trabalhadores em educação em Alagoas”.
Zé Roberto: “Saúdo o Sinteal e lembro que o momento atual é difícil e requer uma luta maior de todas as organizações de trabalhadores, em busca de uma sociedade igualitária em saúde, educação e terra”.
Girlene Lázaro: “Saúdo a posse dos diretores e diretoras do Sinteal também em nome da Marcha Mundial das Mulheres, e ressalto que o papel do Sinteal é muito importante para a garantia de conquistas. Parabenizo a todas as gestões que encerraram seus mandatos e desejo sucesso às novas diretorias”.
Silvânio Barbosa: “Saúdo o Sinteal e as novas direções (estadual e regionais) em meu nome pessoal e em nome da Câmara de Vereadores de Maceió. Nós não podemos deixar que os direitos sociais conquistados sejam tirados da classe trabalhadora. O Sinteal tem um importante papel nessa luta”.
Cícero Lourenço: “Saúdo e parabenizo a nova executiva estadual e aos núcleos regionais, e parabenizo também a todos os companheiros e companheiras que encerraram bravamente os seus mandatos. Estamos vendo com preocupação a burguesia brasileira tentar destruir 12 anos de governos com políticas sociais voltadas aos mais carentes. O Sinteal tem a missão de combater a boa luta”.
Lenilda Lima: “Saúdo a beleza da democracia representada pelos companheiros e companheiras eleitos para a executiva estadual e os núcleos regionais dói Sinteal. O Sinteal é bandeira de luta. O Sinteal é transformação. Parabéns”.
Fala da presidenta
Fechando os discursos, falou a atual presidenta e presidenta reeleita, maria Consuelo Correia, que destacou que “esta é uma sexta-feira histórica para esta entidade, para cada um de nós e para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação. O Sinteal é o maior sindicato de Alagoas e iremos continuar esta história sem arrefecermos da luta, que não é uma luta tão somente da educação, mas a luta geral da sociedade alagoana e brasileira. Desejo sorte a cada companheira e companheira nesses próximos três anos de gestão à frente do Sinteal. E, pessoalmente, me orgulho muito de ser presidenta deste sindicato, de ser mais uma filiada desta valorosa e aguerrida entidade. Viva o Sinteal!”.
Vídeo
Após a fala de Consuelo foi apresentado um vídeo sobre algumas lutas do Sinteal.
Homenagens
Uma homenagem especial foi feita à companheiras e companheiros que encerraram mandatos no Sinteal, que receberam diplomas de agradecimento pela luta democrática em defesa da categoria e da educação. Foram homenageados no evento as/os companheiras/os Marina Cristina da Silva (Viçosa), Vânia Maria Calheiros (Palmeira dos índios), Verdja Leite da Silva (Maceió), Maria Elenilda dos Santos (Maceió), Maria Lúcia Ribeiro (São Miguel dos Campos) e Rosane Tavares (Penedo). Não puderam comparecer às homenagem (mas receberão seus diplomas e o agradecimento da categoria), as/os companheiras/os Carlos Alberto Rodrigues (Santana do Ipanema). Henrique Marcelo Marques (Rio Largo), Adriano Alves Pereira (Delmiro Gouveia e Jivanete Bernardino da Silva (Maceió).
Diplomação e assinatura
Logo em seguida, o cerimonial convocou as companheiras Marinalva, Norma e Láucia, integrantes da Comissão Geral Eleitoral, para fazer a diplomação e colher as assinaturas das/os diretoras/es eleitas/os da executiva estadual e dos núcleos regionais, num momento de muita alegria e emoção.
Por fim, a presidenta do Sinteal Consuelo Correia, já empossada no segundo mandato pela categoria, agradeceu a todos os presentes e garantiu muita luta e empenho de todos diretores do Sinteal. “Nosso objetivo é continuar construindo um Sinteal autônomo, cutista, combativo, democrático e classista, que continue sendo um instrumento de organização da classe trabalhadora na busca pela ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, disse.
(Sinteal, 29/09/2015)

Estudo revela falta de estrutura em escolas brasileiras

A cada 20 escolas públicas de ensino fundamental no Brasil só uma tem estrutura considerada básica para educar. Faltam bibliotecas e laboratórios.

A cada 20 escolas públicas de ensino fundamental no Brasil só uma tem uma estrutura considerada básica para educar. Um levantamento concluiu que faltam bibliotecas, laboratórios e até tratamento de esgoto.
Na sala de aula, sem luz, a professora só tem um quadro e giz para alfabetizar crianças ribeirinhas das ilhas de Belém. A escola é precária e está sendo atacada por cupins.
A casa de barro mostrada no vídeo é uma escola na zona rural, em Rondon do Pará. Não tem nada: uma das paredes está quase caindo, faltam portas, as salas são pequenas e muito quentes. E só tem um ventilador. O banheiro assusta. Imagens feitas pelos pais dos estudantes mostram como fica o colégio depois de uma chuva.

“Bastante desestimulante, tanto para nós quanto para os alunos. Falta tudo do básico, tudo”, afirmou Dinarlei Souza, professora.

Isso é um exemplo do improviso que se repete na maioria das escolas públicas de ensino fundamental do país. Menos de 5% dos colégios têm infraestrutura adequada. Sem o básico para garantir o conforto de alunos e professores, fica muito mais difícil ensinar e aprender.
“Aqui nada ultimamente está chamando atenção do aluno para a escola”, lamentou Antônia Martins, aposentada.
O Plano Nacional de Educação estabelece sete itens de infraestrutura básica para as escolas, mas um estudo do Movimento Todos pela Educação revelou que só água tratada e energia existem em mais de 80% colégios. Menos da metade das escolas têm bibliotecas, acesso à internet, quadras de esporte, esgoto sanitário. E que só 8% contam com laboratórios de ciências. No Norte, menos de 1% das escolas tem todos os itens.
Essa estrutura das escolas de ensino fundamental é responsabilidade dos municípios. O Ministério da Educação diz que se alguma prefeitura tiver dificuldades pode recorrer ao governo estadual e ao federal.
“A gente pensa a educação não apenas como um lugar onde se aprende diferentes disciplinas, mas aquele lugar onde se formam cidadãos. Como a gente pode pensar isso num local que carece de elementos básicos para a cidadania”, afirmou Alejandra Velasco, coordenadora geral Todos pela Educação.
A secretaria de educação do Pará afirmou que a escola ribeirinha mostrada no início da reportagem vai passar por uma reforma geral. Sobre a escola em Rondon do Pará, a prefeitura declarou que ela foi desativada pra obras.
Com informações do portal https://www.blogger.com

Tecnologia: Diário Digital, uma realidade nas escolas da rede de ensino em Campo Alegre


Na atual conjuntura sociocultural, o conhecimento tornou-se cada vez mais dinâmico e compartilhado, com a chegada das tecnologias da comunicação e da informação (TIC’s). Essas ferramentas tecnológicas vêm sendo inseridas no cotidiano escolar, desenvolvendo habilidades e competências, tanto com educandos quanto com profissionais da educação, oportunizando a construção de conhecimentos significativos para o convívio na sociedade. 

Para atender esta nova realidade, profissionais da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Campo Alegre desenvolveram o diário digital automatizado para dinamizar o preenchimento dos diários de classe. 

Todas as unidades escolares de Campo Alegre estão utilizando o diário digital tendo em vista a sua praticidade e redução do tempo, para cálculos e preenchimento. 

O diário de classe digital proporciona alguns benefícios para os professores que dele se utilizam como, por exemplo, a contagem automática do número de faltas dos alunos, da quantidade de aulas dadas, o cálculo das médias, bem como o vínculo dos dados que devem constar em mais de uma planilha. Esses são os principais fatores que tem motivado os educadores das escolas de educação básica, a utilizarem o diário digital em sua rotina diária.

O professor Leandro Madeiro, Gerente de Programas e Convênios explicou que no primeiro momento a reação dos profissionais da educação foi de preocupação, a maioria tinham receio que a nova ferramenta fosse dá mais trabalho, no entanto depois de familiarizados com o Diário Digital Automatizado, vários profissionais tem relatado a melhoria do processo de preenchimento dos diários de classe com o diário digital, pois além de construir novos conhecimentos técnicos, se beneficiam com a redução do tempo para essa tarefa burocrática da rotina escolar.

A professora do maternal, Ana Lucia dos Santos do Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira no Distrito de Luziápolis, disse, “a inovação no início assustou, mas com a prática a gente domina as técnicas, quando fazemos algo errado a forma de corrigir é super prática, antes a gente tinha que refazer tudo de novo, não podia ter rasuras no diário impresso. O diário digital foi uma grande aquisição da SEMED, estou muito satisfeita com a agilidade e praticidade que ele nos proporciona”, destacou a professora.

Já o professor Josuel Farias da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, reafirmou os benéficos elencados pela colega, destacou a agilidade e a praticidade que o mesmo propicia aos educadores.

O Coordenador de Planejamento e Gestão Educacional professor Marcos Cavalcante, explicou que, investir em tecnologia a serviço da educação tem significado para o município de Campo Alegre, além de conhecimentos a serem construídos, rapidez na execução dos programas projetos e ações cotidianas, melhorando significativamente a comunicação as informações.
Com informações do portal http://campoalegre.al.gov.br/

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Plataforma gratuita disponibiliza 700 aulas para quem quer aprender inglês

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Você Aprende Agora é uma plataforma gratuita para o ensino da língua inglesa, desenvolvida pelo brasileiro Felipe Dib, com o intuito de ensinar de forma mais rápida e eficiente, facilitar e acelerar o aprendizado e dar acesso a quem não pode pagar pelo serviço. A metodologia de ensino tem como referência teórica a Universidade de Cambridge.

O site reúne 700 videoaulas, com cerca de três minutos cada. O acesso a todo o material, do nível básico ao fluente, é gratuito e pode ser feito por meio do computador ou de dispositivos móveis. Para isso, basta acessar osite, fazer um cadastro simples e começar a navegar. É possível assistir às aulas em uma sequência já programada ou procurar por temas específicos, o que também torna a ferramenta útil para aqueles que já dominam a língua, mas precisam de reforço em algum conteúdo.
“A necessidade de dominar uma segunda língua, seja para o mundo dos negócios, para a viagem dos sonhos ou para o relacionamento interpessoal, desde sempre representou uma barreira para algumas pessoas. Falta de tempo para frequentar uma escola regular, timidez para praticar na frente de desconhecidos ou falta de recursos financeiros para bancar um curso são alguns dos motivos mais frequentes para que o aprendizado não se torne realidade”, aponta Dib ao expor alguns dos motivos que o levaram a criar a plataforma.
Em 2014, a plataforma foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial para colaborar com os Objetivos do Milênio da ONU e selecionada para ir à China para o Encontro Anual dos Novos Campeões. “O meu plano para o futuro é conseguir implementar o Você Aprende Agora na rede pública de ensino no Brasil e, ainda para 2015, a meta é expandir para Rússia, Índia e China. A ideia é conseguir atingir o maior número de pessoas possível e mudar suas vidas para melhor”, completa o fundados.
Você Aprende Agora já contabiliza 10 milhões de aulas lecionadas para alunos em 181 países e conta, desde 2014, com uma versão feita para falantes de espanhol que querem aprender o inglês: o Tú Aprendes Ahora, que tem alunos em mais de 50 países e é usada pelo sistema público de educação no Uruguai, Venezuela, Paraguai e República Dominicana.

Dinâmica das aulas
O aluno deve dedicar dez minutos do seu dia a cada lição. Primeiro, o aluno assiste e entende o conteúdo. Depois, escreve o que aparece na tela durante as explicações. E, por fim, repete tudo o que ouviu em inglês e responde as perguntas da aula, que são corrigidas na hora. Com isso, as quatro habilidades – escuta, fala, escrita e leitura -, necessárias ao aprendizado, são estimuladas.
Para estimular que os alunos se envolvam com o aprendizado e não desistam com o tempo, a plataforma foi construída com recursos de gamificação e sob o conceito do edutainment (educação e entretenimento). Com isso, ao assistir as aulas até o fim e realizar as atividades propostas, o usuário recebe pontos que o classificam dentro de um ranking de desempenho.
Conheça a plataforma e comece a estudar inglês: www.voceaprendeagora.com.

História do empreendedor Felipe Dib
A ideia do projeto nasceu de uma junção de situações na vida de Felipe Dib. Com o sonho de ser milionário, Dib investiu grande parte da sua vida em estudos. Fez intercâmbio na Nova Zelândia, se formou em Relações Internacionais e em ensino e aprendizado da língua inglesa. Viajou a Washington para um programa de liderança da Georgetown University e estudou business em Oxford, na Inglaterra. De volta ao Brasil, fundou sua empresa de educação, o Institute of Education – que hoje é responsável pelo Você Aprende Agora -, com o intuito de oferecer capacitação em liderança para professores de escolas públicas.
No entanto, em 2011, o empreendedor sofreu um acidente de carro que o fez refletir e, como forma de agradecer por nada de grave ter acontecido à sua vida, resolveu criar um canal no YouTube para disponibilizar vídeos próprios ensinando inglês. No entanto, menos de um mês depois, sofreu um segundo acidente. Dessa vez, as complicações foram graves e Dib ficou dependente da ajuda da família para fazer todas as suas tarefas rotineiras. “Percebi que o dinheiro que tanto sonhei em conquistar não valia nada. Fiquei dependente do meu pai durante a recuperação do acidente e quando consegui sair do hospital percebi que queria ajudar as pessoas a crescerem. E, com isso, o que eu poderia dar era a ajuda no idioma, que para tantos faz falta”, explica.
Motivado por essa experiência de vida, pela conscientização da importância do seu papel social e pelo sentimento de necessidade de devolver ao universo um bem maior pela sua sobrevivência, Dib investiu todo seu capital na gravação profissional de 350 videoaulas. E, dessa forma, nasceu o Você Aprende Agora. “O que eu quero com isso é poder fazer a diferença na vida das pessoas, com um serviço de qualidade. Deixei para trás a ambição de ser milionário em troca da consciência do meu compromisso social. Hoje, o que ganho com as assinaturas da plataforma é para manter o serviço no ar e para me dedicar 100% à expansão disso, impactar mais pessoas e tornar a língua inglesa cada vez mais democrática”, ressalta.
Com informações do Portal Sala Aberta http://salaaberta.com.br/

Aplicativo gratuito adapta notícias para a linguagem infanto-juvenil

Pais e professores que reconhecem a importância de estimular a leitura, principalmente, de notícias do nosso dia a dia, precisam conhecer o Guten News, o primeiro periódico digital interativo que estimula as atividades de leitura levando em conta o desenvolvimento intelectual dos leitores.
O Guten News é um aplicativo gratuito com notícias relevantes em linguagem adaptada ao público infanto-juvenil.
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Assim como em jornais tradicionais, o Guten News organiza diferentes assuntos por cadernos, como Brasil, Mundo, Bem-estar, Cultura e Comportamento. Dentro de cada caderno, existe uma notícia que vem acompanhada por atividades. Antes de ler o texto, é possível se divertir com jogos e desafios que introduzem o tema. Ao final de cada notícia, existem jogos e missões que ajudam a ampliar a compreensão do texto. Para cada atividade completada, o leitor ganha pontos que são convertidos em selos relacionados com uma competência socioemocial.
As edições são disponibilizadas semanalmente, produzidas por uma equipe de jornalismo. Entre os conteúdos é possível encontrar desde entrevistas com técnicos de futebol, matérias sobre a falta de água, exposições, entre outros assuntos. São explorados temas atuais que aguçam o senso crítico dos jovens.
Guten News é uma ferramenta poderosa tanto em sala de aula quanto em casa. Pais e professores podem receber orientações semanais sobre como trabalhar os temas abordados a cada edição e ter acesso a funções de acompanhamento e planos de ação específicos para identificar com facilidade a evolução, as preferências e as dificuldades de crianças e adolescentes.
Por enquanto, o app está disponível apenas na iTunes (Apple Store), mas em breve poderá ser encontrado em outras plataformas. Conheçam: www.gutennews.com.br.
Com informações divulgadas pelo Porvir.
Por portal Sala Aberta