Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

terça-feira, 29 de setembro de 2015

AL: Luta renovada: tomam posse as novas diretorias do Sinteal


OME 2566
O Espaço Cultural Profª Jarede Viana, na sede do Sinteal, no bairro do Mutange, foi palco, no dia 25 de setembro, da posse das/os diretoras/es eleitas/os para a executiva estadual e os onze núcleos regionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas. As novas diretorias foram eleitas pela categoria nos dias 02 e 03 de setembro passados, e serão, agora, responsáveis pela luta em defesa das/os trabalhadoras/es da rede pública estadual da educação e em defesa de uma educação de qualidade na Gestão 2015/2018. Presentes à posse as/os diretoras/es das gestão que ora encerra mandato, além de lideranças de sindicatos, partidos políticos, da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de movimentos da sociedade civil organizada.
Abertura
A abertura da solenidade de posse foi realizada por Valdivam Raimundo, saudando as/os diretoras/es eleitas/os para a executiva estadual e para os 11 núcleos regionais do Sinteal, e logo em seguida chamou os integrantes da mesa da posse: Consuelo Correia (presidenta atual e reeleita), Milton Canuto (vice-presidente da CNTE e ex-presidente do Sinteal), Lenilda Lima (superintendente do Incra e ex-presidenta do Sinteal), Cícero Lourenço (diretor do SindPrev), Girlene Lázaro (secretária de Formação do Sinteal e representante da Marcha Mundial das Mulheres), Zé Roberto (coordenador estadual do MST em Alagoas), José Cícero da Silva (Vice-presidente da CUT/AL), Marinalva Barros (presidente da Comissão Eleitoral Geral) e Silvânio Barbosa (vereador por Maceió).
Coro “Sinteal Em Canto”
Mesa do evento tomando pose, foi a vez de o cerimonial da festa anunciar o já conhecido coro “Sinteal Em Canto”, que realizou uma inesquecível apresentação musical e perfomática, cantando músicas principalmente do cancioneiro alagoano, a exemplo de “Sururu da Nega”, do não tão conhecido autor Aristóbulo Cardoso, “Ponta de Lápis”, de Eliezer Setton, além de outros clássicos como “Viola Enluarada”, de Marcos Valle, entre outras canções.
O “Sinteal Em Canto” encheu os olhos da plateia com uma exibição que mesclou o canto afinado com uma perfomance envolvendo o Guerreiro e o pastoril alagoano. Um espetáculo digno da posse das/os novas/os diretoras/es.
Logo em seguida, foi concedido tempo para as falas dos componentes da mesa, que assim se expressaram:
Milton Canuto: “Saúdo o Sinteal lembrando que este foi o primeiro sindicato a se filiar à CNTE. Em todas as lutas da educação, o Sinteal está e estará presente. Mais do que nunca, agora, quando os direitos sociais conquistados nos últimos 12 anos estão ameaçados”.
José Cícero da Silva: “Os novos e difíceis tempos vão exigir desta diretoria que assume o Sinteal muita dedicação e trabalho. A CUT Alagoas estará ao lado de vocês nas lutas dos trabalhadores em educação em Alagoas”.
Zé Roberto: “Saúdo o Sinteal e lembro que o momento atual é difícil e requer uma luta maior de todas as organizações de trabalhadores, em busca de uma sociedade igualitária em saúde, educação e terra”.
Girlene Lázaro: “Saúdo a posse dos diretores e diretoras do Sinteal também em nome da Marcha Mundial das Mulheres, e ressalto que o papel do Sinteal é muito importante para a garantia de conquistas. Parabenizo a todas as gestões que encerraram seus mandatos e desejo sucesso às novas diretorias”.
Silvânio Barbosa: “Saúdo o Sinteal e as novas direções (estadual e regionais) em meu nome pessoal e em nome da Câmara de Vereadores de Maceió. Nós não podemos deixar que os direitos sociais conquistados sejam tirados da classe trabalhadora. O Sinteal tem um importante papel nessa luta”.
Cícero Lourenço: “Saúdo e parabenizo a nova executiva estadual e aos núcleos regionais, e parabenizo também a todos os companheiros e companheiras que encerraram bravamente os seus mandatos. Estamos vendo com preocupação a burguesia brasileira tentar destruir 12 anos de governos com políticas sociais voltadas aos mais carentes. O Sinteal tem a missão de combater a boa luta”.
Lenilda Lima: “Saúdo a beleza da democracia representada pelos companheiros e companheiras eleitos para a executiva estadual e os núcleos regionais dói Sinteal. O Sinteal é bandeira de luta. O Sinteal é transformação. Parabéns”.
Fala da presidenta
Fechando os discursos, falou a atual presidenta e presidenta reeleita, maria Consuelo Correia, que destacou que “esta é uma sexta-feira histórica para esta entidade, para cada um de nós e para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação. O Sinteal é o maior sindicato de Alagoas e iremos continuar esta história sem arrefecermos da luta, que não é uma luta tão somente da educação, mas a luta geral da sociedade alagoana e brasileira. Desejo sorte a cada companheira e companheira nesses próximos três anos de gestão à frente do Sinteal. E, pessoalmente, me orgulho muito de ser presidenta deste sindicato, de ser mais uma filiada desta valorosa e aguerrida entidade. Viva o Sinteal!”.
Vídeo
Após a fala de Consuelo foi apresentado um vídeo sobre algumas lutas do Sinteal.
Homenagens
Uma homenagem especial foi feita à companheiras e companheiros que encerraram mandatos no Sinteal, que receberam diplomas de agradecimento pela luta democrática em defesa da categoria e da educação. Foram homenageados no evento as/os companheiras/os Marina Cristina da Silva (Viçosa), Vânia Maria Calheiros (Palmeira dos índios), Verdja Leite da Silva (Maceió), Maria Elenilda dos Santos (Maceió), Maria Lúcia Ribeiro (São Miguel dos Campos) e Rosane Tavares (Penedo). Não puderam comparecer às homenagem (mas receberão seus diplomas e o agradecimento da categoria), as/os companheiras/os Carlos Alberto Rodrigues (Santana do Ipanema). Henrique Marcelo Marques (Rio Largo), Adriano Alves Pereira (Delmiro Gouveia e Jivanete Bernardino da Silva (Maceió).
Diplomação e assinatura
Logo em seguida, o cerimonial convocou as companheiras Marinalva, Norma e Láucia, integrantes da Comissão Geral Eleitoral, para fazer a diplomação e colher as assinaturas das/os diretoras/es eleitas/os da executiva estadual e dos núcleos regionais, num momento de muita alegria e emoção.
Por fim, a presidenta do Sinteal Consuelo Correia, já empossada no segundo mandato pela categoria, agradeceu a todos os presentes e garantiu muita luta e empenho de todos diretores do Sinteal. “Nosso objetivo é continuar construindo um Sinteal autônomo, cutista, combativo, democrático e classista, que continue sendo um instrumento de organização da classe trabalhadora na busca pela ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação”, disse.
(Sinteal, 29/09/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário