Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Columbia e mais 16 universidades aderem à plataforma de cursos online



A Coursera, empresa americana que faz parceria com as melhores universidades do mundo e oferece cursos online de graça , anunciou nesta quarta-feira (19) a inclusão de mais 17 instituições à plataforma, incluindo faculdades em Hong Kong, Austrália, Israel,  Inglaterra, Canadá, além das dos EUA, como a prestigiada Universidade de Columbia. As novas adesões vão oferecer, principalmente, cursos nas áreas de música, medicina e humanidades. Com elas, já são 33 as instituições que usam a ferramenta para oferecer cursos de nível universitário gratuitos pela internet.
A aposta agora é na diversificação. “Estamos orgulhosos da variedade de cursos que vamos oferecer – de ciência da gastronomia”, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, até engenharia financeira e gestão de riscos, da Universidade de Columbia.
Muitos desses cursos estão traçando novos limites do que se imagina ser possível ensinar online”, comunicaram Daphne Koller e Andrew Ng, fundadores da plataforma, na nota de anúncio das novas adesões. Além dos cursos citados pelos professores, há também outros curiosos como composição musical (Berklee College of Music), narrativas de Hollywood: narrativas, sons e cores (Universidade Wesleyan), misticismo moderno europeu e pensamento psicológico (Universidade Hebraica de Jerusalém) e outros.
A Coursera foi lançado no primeiro semestre por quatro universidades: Princeton, Stanford, Michigan e Pennsylvania. Em julho, outras 12 instituições passaram a fazer parte . No mês passado, assim que ultrapassou o primeiro milhão de inscritos, a plataforma divulgou seus números por países. Depois dos alunos dos Estados Unidos, que representam 38,5% do total, o país que mais tem courserianos é o Brasil, com 5,9% dos inscritos, seguido de Índia (5,2%) e China (4,1%).
Hoje a Coursera já conta com mais de 1,3 milhão de inscrições. Os professores responsáveis pela iniciativa acreditam que ela tem sido capaz de transformar vidas. “Trabalhar com escolas, professores e estudantes nos últimos seis meses tem nos ensinado que a educação online tem o incrível poder de reunir pessoas e abrir portas que, de outra forma, teriam permanecido fechadas”, disseram Daphne Koller e Andrew Ng, fundadores da plataforma, na nota de anúncio das novas adesões.
Veja, a seguir, a lista completa de universidades. Ao clicar no nome de cada uma, confira também os cursos que cada uma irá oferecer.

Por IG

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lei que amplia Brasil Maior incentiva compra de computadores para escolas públicas



 Publicada hoje (18), a Lei 12.715 - que amplia o Plano Brasil Maior - concede incentivos fiscais para a compra de computadores para escolas públicas e restabelece o Programa Um Computador por Aluno (Prouca). A norma trata, entre outros pontos, da desoneração da folha de pagamento, aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) na área educacional e concessão de incentivos à industria automotiva e ao Programa Nacional de Banda Larga.
De acordo com a lei, o Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp) visa facilitar a aquisição dos aparelhos para uso dos alunos e professores da rede pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal e para as escolas sem fins lucrativos que prestam atendimento a pessoas com deficiência.
Os computadores deverão ser utilizados exclusivamente no processo de aprendizagem.
O Reicomp suspende a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as indústrias que fornecem matéria-prima e produtos intermediários para a fabricação dos computadores, além do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
O Programa Um Computador por Aluno tem como objetivo promover a inclusão digital nas escolas públicas por meio da compra de equipamentos de informática, programas de computador, suporte e assistência técnica. Pela lei, um percentual mínimo dos equipamentos deverá, obrigatoriamente, ser adaptado para pessoas com deficiência.    
A lei também institui o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para construção ou reforma de estabelecimentos de educação infantil. O regime poderá ser aplicado até o 31 de dezembro de 2018 aos projetos de construção ou reforma de creches e pré-escolas, cujas obras tenham início ou contratação a partir de 1º de janeiro de 2013.
De acordo com o governo, a adoção do RDC é opcional. O projeto – de construção ou reforma de creche e pré-escola - precisa da prévia aprovação do Ministério da Educação e o imóvel não poderá ter a destinação alterada pelo prazo mínimo de cinco anos.


Com informações do Blog do Professor Ivanilson

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tinkermite, o tablet para crianças


reprodução
tinkermite
Um tablet de madeira, desenhado especificamente para ensinar tecnologia para crianças em idades pré-escolar. Essa é a ideia do Tinkermite, um projeto que atualmente busca investimentos através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. O Tinker Tablet é uma espécie de quebra-cabeça tecnológico que quando montado se parece um produtocomputacional moderno, inclusive nas suas partes internas. A ideia é que desde cedo as crianças se alfabetizem com conceitos da construção deste tipo de equipamento.

Em vez de deixar equipamentos delicados como tablets e smartphones nas mãos dos filhos, os pais poderiam usar o brinquedo para introduzir os pequenos à era digital. “Queríamos um brinquedo não muito tecnológico e que ajudasse no ensino de alta tecnologia”, explica o vídeo de divulgação da iniciativa.

Entenda melhor vendo o vídeo abaixo:


Por Olhar Digital