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sexta-feira, 18 de março de 2011

ONU pede a jovens para utilizarem a Internet para mudanças sociais positivas

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos estudantes para usarem as tecnologias da informação e da Internet de forma criativa para traçar um futuro melhor para a humanidade, dizendo que a web é um recurso poderoso e uma ferramenta para o desenvolvimento. “A web é essencial para alcançar os Objetivos do Milênio. Salas de aula on-line e o e-learning estão criando novas oportunidades para a educação,” disse o Secretário-Geral disse em mensagem para a 35ª Conferência Internacional ONU-Escola das Nações Unidas, cujo tema deste ano é “A web: Conectando o Mundo”.
“A coleta de dados através da Internet é fundamental para traçar nosso progresso e identificar áreas que requerem maior atenção. Telefones celulares com tecnologia de banda larga estão ajudando a identificar crianças desnutridas e conectar conselheiros e pacientes do HIV,” disse Ban na conferência em Nova York. Ele salientou o compromisso da ONU com a liberdade de informação, conforme proclamado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e com a promoção do acesso universal a tecnologias da informação e da comunicação (TIC), centrais para a realização desse direito.
“Uma iniciativa através da qual estamos buscando esse esforço é a Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Digital, lançada no ano passado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que pretende trazer a tecnologia de banda larga a todos, em todos os lugares, para que os países em todas as fases de desenvolvimento possam se beneficiar,” acrescentou.
Enfatizando o poder da Internet para trazer mudanças sociais, o Secretário-Geral citou os ” dramáticos acontecimentos no Norte de África e no Oriente Médio,” onde os jovens têm usado a web “para ajudar a transformar as sociedades e virar a maré da história. (…) São jovens como vocês que estão liderando esta revolução, que não estão apenas encontrando sua voz online, mas usando a tecnologia para construir um futuro melhor para todos,” disse Ban.
Jovens de 48 escolas, representando 19 países, participam da conferência de dois dias, que está analisando questões como o papel da Internet em movimentos políticos, as questões morais e éticas relativas à privacidade da informação e o potencial do uso da Internet durante conflitos como a guerra cibernética.

terça-feira, 15 de março de 2011

Programa Comunidade Conectada

Cidadania e tecnologia caminham juntas mais do que nunca, o acesso aos conhecimentos de tecnologia tornou-se uma necessidade para quem deseja crescer e se desenvolver, adaptando-se às grandes mudanças que vêm ocorrendo no mundo no século XXI. Proporcionar treinamento em tecnologia pode ajudar a criar oportunidades socioeconômicas capazes de transformar e melhorar a vida das pessoas e comunidades.

Com esse objetivo, o Programa Comunidade Conectada, parceria do Instituto Ayrton Senna e Microsoft Brasil, surgiu em 2005 como uma solução educacional para Centros de Tecnologia Digital, com a proposta de incluir digitalmente moradores de comunidades de baixa renda, transformando seus potencias em competências e habilidades para a vida e para uma melhor performance no mercado de trabalho.

Os cursos não exigem nenhuma experiência anterior com tecnologia ou software e são voltados para informações introdutórias e tecnologia de comunicações: introdução à computação e informática, internet e rede mundial de computadores e mídia digital.

O programa teve adesão de diversas entidades não governamentais que se beneficiaram da metodologia desenvolvida, buscando a utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem para melhorar a vida das pessoas e a da comunidade local.

O material está disponível no site http://www.conteudoseducacionais.com.br/. Pode ser acessado mediante cadastro gratuito. Aproveite!

Fonte: Microsoft Conteúdos Educacionais

segunda-feira, 14 de março de 2011

Meios digitais na educação melhoram o ensino

Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem

A pesquisa de mestrado na Faculdade de Educação (FE) da USP, Experiências de fronteira: os meios digitais em sala de aula, da professora Lina Maria Braga Mendes, mostra que a inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Lina acredita que a utilização de mídias digitais poderia começar a partir do primeiro ano do ensino fundamental, considerando que desde muito cedo as crianças têm contato com computadores em casa. O blog auxilia no processo de ensino e aprendizagem ao passo que mantém os estudantes focados nos assuntos tratados na escola e também quando estimula a pesquisa e o aprofundamento dos temas tratados em sala de aula. “É possível conhecer melhor os estudantes que mantêm uma participação constante, e isso faz com que a escolha de métodos e material didático se torne mais fácil e eficiente”, esclarece o professor Maurício Bozatski. Ele ainda afirma que através de um blog movimentado e alimentado constantemente com conteúdos e interação entre os diversos agentes do âmbito escolar (pais, docentes, coordenação, estudantes) é possível manter estes agentes sempre focados no melhor rendimento educacional, e também é uma forma de fazer com que os estudantes potencializem o uso da internet. “Porém, se não for direcionado, pode, infelizmente, girar apenas em torno de sites de relacionamento social, sem propósito educacional, ou em conteúdo inapropriado de toda ordem”, comenta.

Dicas de como criar um blog escolar

Se a escola não possui um servidor próprio e a possibilidade de criar um blog dentro do próprio domínio, a melhor opção é buscar um serviço gratuito oferecido por sites como este [Wordpress], Blogspot, Blogger, entre outros, que disponibilizam ferramentas fáceis de usar e um grande potencial para a interatividade. “É preciso ter em mente que a criação do blog apenas não basta, é preciso direcionar e estimular os estudantes a visitá-lo e movimentá-lo, pois pesquisas recentes demonstram que, infelizmente os adolescentes tendem a ser cada vez mais lacônicos, preferindo serviços de microblog, como o Twitter ou o Facebook”, ressalta Bozatski. Estes microblogs também podem e devem ser utilizados, mas para direcionar aos conteúdos discutidos e desenvolvidos no blog.

É possível criar posts que servirão como base para as discussões, mas o importante é manter o blog bem flexível, notando as possíveis discussões novas que os estudantes levantam, e então criar novos tópicos de discussão a partir disto. Então, cabe aos docentes aprofundar esta discussão, com base nas suas disciplinas, mas visando a transdisciplinaridade, e fazer com que os estudantes reflitam a partir desta sua preocupação própria, tendo em vista os preceitos científicos, tendo assim possibilidade de formar sua opinião própria, com base naquilo que a ciência já discute sobre o mesmo assunto.