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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uso de tecnologia em sala de aula melhora rendimento em matérias exatas



O projeto Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula: Recursos, Metodologias e Estratégias para a Melhora da Qualidade de Ensino, realizado pelo núcleo de ensino daUniversidade Estadual Paulista – Unesp, mostrou que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhoram em 32% o rendimento dos alunos em matemática e física. A pesquisa foi desenvolvida durante dois anos e avaliou o desempenho de 400 estudantes de oito turmas de 2º e 3° anos do ensino médio da escola estadual Bento de Abreu, em Araraquara (SP).

Para realizar o projeto foram realizadas aulas expositivas e atividades que contavam com recursos tecnológicos, que possibilitavam a interação com o conteúdo, por meio de animações, simulações e jogos. Um desses games ensinava análise combinatória. Nele, os alunos precisavam avaliar quantas possibilidades de roupa uma garota poderia usar para sair à noite.
A experiência foi muito positiva. A pesquisa mostrou que os estudantes com menor desempenho em sala de aula obtiveram maior rendimento com o uso das ferramentas tecnológicas. Aqueles com média cinco, ou abaixo desse valor, melhoraram em 51% seu desempenho em física e matemática. Já aqueles com média acima de cinco, obtiveram um ganho de cerca de 13%.
Segundo Silvio Fiscarelli, coordenador do projeto, os índices evidenciam a importância de olhar com mais atenção para a criação e difusão de recursos que ajudem a inovar as metodologias didáticas. Ao todo, foram trabalhadas cerca de 20 ferramentas digitais nas aulas. Algumas delas, foram criadas pelo próprio núcleo de ensino da Unesp. Porém, a maioria foi aproveitada de repositórios educativos locais, como o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE e o Rived, programa daSecretaria de Educação a Distância – SEED,  ou traduzidas de repositórios internacionais.
Os resultados do estudo chamaram a atenção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, que apoiará a segunda fase do projeto. Nela, o número de alunos atingidos subirá para 600 e a pesquisa contemplará os três anos do ensino médio. Também subirá o número de disciplinas: além de matemática e física, os professores usarão as ferramentas em português, química e filosofia.

Por Portal Por Vir.
Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Pronatec vai ofertar mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da rede pública


Secretaria de Estado da Educação oferta cerca de 2.300 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada
Pronatec vai ofertar mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da rede pública
Secretária Josicleide Moura
Texto: Ana Paula Lins e Tayana Moura
Foto: Valdir Rocha


Alunos da rede pública estadual, matriculados no ensino médio, terão mais uma oportunidade de capacitação profissional gratuita. Com inscrições previstas para março, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em 2013, vai ofertar 10.395 vagas em cursos de diversas áreas. Os estudantes terão transporte e alimentação custeados pelo Programa.
Este ano, a Secretaria de Estado da Educação, além de demandante, também será ofertante de cursos. Serão oferecidos tanto cursos técnicos, com duração de dois anos (carga horária de 800 horas), quanto de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga de 200 horas. Ao todo, a pasta ofertará 2.924 vagas em diversas áreas.
“É uma conquista para nós, como Secretaria Estadual, nos colocarmos também como ofertantes de cursos, não apenas como demandantes. Esta medida faz parte de uma ação prioritária dentro da modernização da gestão da pasta. Nossos alunos terão acesso a cursos com formação sólida, que os qualificarão para a inserção no mercado de trabalho”, destaca a secretária adjunta da Educação e gestora do Pronatec, Josicleide Moura.
As 7471 vagas restantes estão distribuídas entre as instituições parceiras, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Logo após o feriado de carnaval, a Educação Estadual, por meio da secretária adjunta Josicleide Moura, vai se reunir com os parceiros ofertantes para definir detalhes acerca do processo de matrícula, mobilização dos alunos e divulgação dos cursos.
“A partir de março, vamos divulgar a oferta de cursos na mídia, nas redes sociais, nas escolas e nos centros de educação profissionalizante. Será uma oportunidade para nossos alunos conhecerem como funcionam esses cursos e qual a sua expectativa de empregabilidade dentro do mercado de trabalho”, esclarece.
As qualificações são gratuitas e voltadas exclusivamente a estudantes do ensino médio da rede pública, estadual com enfoque especial para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.
Cursos ofertados pela SEE –  Os cursos oferecidos pela SEE serão ministrados nos municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).
Os cursos estão divididos em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário;e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.

Por Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Bolsa para professor de cursos de formação tem valores definidos


Com o pacto, as unidades da Federação e municípios assumem o compromisso de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (foto: João Bittar/MEC –13/3/07)
O Ministério da Educação fixou nesta quinta-feira, 7, por meio de portaria, o valor máximo das bolsas dos professores participantes dos cursos de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Como anunciado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, a bolsa mensal para os 360 mil professores alfabetizadores será de R$ 200. Os 18 mil professores orientadores de estudo receberão R$ 765. O mesmo valor será pago aos coordenadores das ações do pacto nos estados, Distrito Federal e municípios.

As universidades federais vão ajudar na formulação de material para os cursos de formação continuada. Nesse caso, os formadores das instituições de educação superior receberão R$ 1,1 mil. O supervisor em cada instituição, R$ 1,2 mil. O orçamento também prevê o pagamento mensal de R$ 1,4 mil para o coordenador-adjunto da instituição e de R$ 2 mil para o coordenador-geral. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado em novembro do ano passado, é um compromisso formal assumido pela União, Distrito Federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental. 

Ao aderir ao pacto, os entes governamentais comprometem-se a:

  • Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática
  • Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com os concluintes do terceiro ano do ensino fundamental
  • No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às ações do pacto para sua efetiva implementação

Portaria nº 90, de 6 de fevereiro de 2013, que fixa os valores das bolsas, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7, seção 1, página 6. As regras do pacto foram estabelecidas pela Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 5 de julho de 2012, seção 1, páginas 22 e 23. 

FONTE: PORTAL DO MEC.

Com informações do Blog da Professora Juraci

Softwares que Ajudam a Gerenciar as Redes Sociais

Gerenciamento Redes Sociais
Hoje em dia muitas pessoas possuem um perfil em pelo menos uma rede social. Elas utilizam a web para socializar-se com amigos, manter contato com pessoas que moram longe e fazer contatos profissionais. Porém a variedade de sites é enorme e a maioria desses usuários não consegue gerenciá-los. Mas como ter um bom gerenciamento de redes sociais?
As pessoas geralmente estão muito ocupadas com trabalho, estudos e diversas responsabilidades e precisam administrar da melhor forma possível o seu tempo. Devido a isso e ao aumento de páginas de relacionamento, a quantidade de softwares, os quais permitem ao usuário agregar as informações das redes sociais em uma só página, vêm crescendo consideravelmente. Vários aplicativos são criados para que o internauta gerencie suas redes sem ter que acessar o navegador. Os apps para gerenciamento de redes sociais são variáveis. Conheça alguns:
- Yoono Desktop – nele o usuário seleciona o que deseja verificar e as abas ocupam o mesmo espaço organizadamente. Esse programa exibe informações das últimas postagens dos contatos.
- Inbox2 Desktop – agrega os sites e o e-mail do internauta de forma muito bem-estruturada. Ele gerencia e-mails e redes sociais e consegue reunir essas tarefas em um dispositivo. Também faz o login no Gmail e Twitter e possibilita que todas as funções sejam acessadas diretamente da área de trabalho.
- Digsby – é a ferramenta que serve para administrar redes sociais, e-mail e mensagens instantâneas ao mesmo tempo e, embora seja focado para o uso pessoal, conta com o suficiente para satisfazer uma pequena organização ou fazer simples campanhas.
- Seesmic Desktop – acessa os principais sites da web, como Twitter e Facebook. Ele possibilita a criação de grupos com os perfis seguidos no Twitter e a montagem de abas com notícias e atualizações. Uma excelente ferramenta para aqueles que precisam se planejar e estabelecer os melhores artigos para leitura.
Com informações de i9 Artigos

Inscrições para Olimpíada de Matemática começam no dia 18



As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013 começam no dia 18 de fevereiro e vão até 5 de abril. A previsão é que aproximadamente 20 milhões de alunos de todo País participem da competição. As inscrições devem ser feitas no site www.obmep.org.br.
A olimpíada visa a estimular a revelação de alunos com grande aptidão para a matemática. Qualquer escola pública poderá inscrever os alunos conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.

As provas da primeira fase da olimpíada serão aplicadas no dia 4 de junho, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos com melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos.
Na edição deste ano, serão lançados os Clubes de Matemática para disseminar o estudo da disciplina no País e incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos. A partir do dia 15 de fevereiro, alunos podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no bloghttp://clubes.obmep.org.br/blog.
A divulgação dos vencedores da olimpíada será no dia 29 de novembro. No total, 6 mil alunos serão premiados com medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Além disso, 46,2 mil alunos ganharão menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep, em 2014.
A olimpíada é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e existe desde 2005. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. No ano passado, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas participaram.



Por Agência Brasil

Com informações do Blog do Professor Ivanilson