Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Terminou nesta terça-feira, dia 23, no Centro de Formação de Profissionais da Educação Professor IB Gatto Falcão, situado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais. Este curso beneficia 80 professores da rede estadual e 70 da rede municipal.

A especialização foi desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e as Secretarias Municipais de Educação através da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL).

Bernardo Pereira Nunes, professor da PUC/Rio e um dos avaliadores dos TCCs, revelou que os trabalhos tiveram um nível muito bom e que produto final apresentado pelos professores foi de excelência. “Eles tiveram um ano e meio para produzir seus TCCs. Em breve, a PUC estará fazendo a entrega dos certificados”, garantiu.

Nunes comentou ainda que a especialização possibilitou o desenvolvimento de competências para que os professores possam orientar, produzir e apoiar o uso e a aplicação pedagógica das TICs na escola, favorecendo o planejamento e execução de ações transformadoras, a reconstrução de práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança.

O Curso – O Curso de Especialização em Tecnologias em Educação visa preparar professores em exercício pleno de suas funções em escolas estaduais e municipais do Ensino Fundamental e Médio para atuar como formador/multiplicador em Tecnologias aplicadas à Educação.

O curso também pretende ampliar o conceito de educação mediada e integrada por tecnologias com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e capacitar professores para utilização destes meios.

"Acredito que a missão do professor é, além de ensinar as matérias curriculares, preparar as próximas gerações para um futuro efêmero, onde novos empregos e cargos surgirão. Mais do que isso, o professor do século XXI deve contribuir para a formação de cidadãos criativos, aptos a aprender, usar e se desenvolver com o uso de novas tecnologias, sendo capaz, tanto de ensinar como aprender, com seus alunos." Afirmou o professor concluinte do curso representante do município da Campo Alegre Antonio Matias.

"Agradeço a oportunidade cedida pela secretaria municipal de educação de Campo Alegre e espero com este curso contribuir para o desenvolvimento dos professores na prática pedagógica, conscientizando-os quanto a necessidade de se utilizar as mídias e as tecnologias como suporte pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Tal conscientização deverá ser feita através de encontros pedagógicos onde professores que utilizam as TIC’s expõem para os que não as utilizam, suas experiências e avanços do educando mediante tais recursos, tornando-os, também, cientes de que tais tecnologias não são apenas para o uso particular, domésticos." Ressaltou ainda.

Fotos: