Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Professores admitem defasagem em relação às novas tecnologias, diz estudo


A primeira edição da pesquisa TIC Educação, feita pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), revelou que 64% dos professores admitem a defasagem sobre o uso do computador em relação a suas turmas.
O estudo visa identificar o uso dos computadores e da internet nas escolas brasileiras, além de analisar se o conteúdo aprendido se transforma em conhecimento. Para a realização da pesquisa, participaram 1.541 professores, 4.987 alunos, 428 coordenadores pedagógicos e 497 diretores de 497 instituições de ensino da rede pública estadual e municipal.

Um dos desafios para integrar as tecnologias da comunicação e da informação às atividades pedagógicas em sala de aula é o uso do computador, conhecer as suas ferramentas e como funciona. Os professores, hoje, desconfiam do conteúdo oferecido pela internet porque ainda não têm uma boa aproximação com a tecnologia.
A pesquisa revela que os professores, com idades entre 31 e 46 anos ou mais, não são nativos digitais e, por isso, torna-se imprescindível a capacitação do professor. “Os nativos digitais são pessoas que nasceram a partir da década de 80 em uma sociedade rodeada de tecnologia. Muitos docentes ainda não conhecem o potencial de tecnologias ou de recursos tecnológicos que podem usar em sala de aula, seja por falta de capacitação ou de recursos na escola, o que acarreta em aulas ainda moldadas nos métodos tradicionais de ensino”, explica a pedagoga Emileide da Costa.
Segundo informações da pesquisa, quase um terço dos professores acredita mais nos métodos tradicionais de ensino, como o uso de livros, aulas expositivas e até mesmo pesquisas em bibliotecas, ao invés de usarem os recursos tecnológicos da internet, que é considerada o principal meio de comunicação e de relação entre pessoas.

Fonte: Portal Educação
Com informações do Blog do Professor Ivanilson

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IFESP abre vagas para licenciaturas

IFESP abre vagas para licenciaturas

O Instituto de educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) está com vagas abertas para o primeiro semestre de 2012. As pré- inscrições estão abertas até 10 de setembro e são feitas através do sistema Plataforma Freire. Para acessá-la clique aqui. http://freire.mec.gov.br/index-static
Os cursos e modalidades oferecidos são:
Pedagogia - 1ª Licenciatura - 30 vagas;
Matemátia - 2ª Licenciatura - 30 vagas;
Letras/Língua Portuguesa - 2ª Licenciatura - 30 vagas.
É preciso realizar um cadastro e depois escolher o curso de interesse do candidato. Só pode se inscrever quem já é professor da rede pública estadual e/ou municipal e está cadastrado no Educacenso. Para os cursos de 1ª Licenciatura apenas os professores que não possuem formação de nível superior podem se inscrever.
FONTE: PORTAL DO SINTE RN.
Com informações do Blog da Professora Juraci