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sexta-feira, 11 de março de 2011

Notas das Disciplinas do Curso de Especialização em Tecnologias na Educação

Olá pessoal!

Aos colegas de curso que ainda não conseguiram visualizar suas notas das Disciplinas do Curso de Especialização em Tecnologias na Educação, as mesmas estão disponíveis aqui: http://web.ccead.puc-rio.br/TE/notas/login.asp

Parabéns a todos!!!

Abraços!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cidades Educadoras

Você já prestou atenção o quanto você aprende fora dos muros da escola?

O termo “Cidades Educativas”, do qual originou “Cidades Educadoras”, já era utilizado por Paulo Freire antes mesmo da Unesco mencioná-lo, em 1970. Por que estou entrando nesse assunto? Para fomentar uma discussão sobre como a sociedade, através da mídia e outros recursos de informação e comunicação, educa.


Para isso, uma reflexão: quantas horas ao dia passamos assistindo televisão, ouvindo rádio, navegando na internet, dentro de um ônibus, andando nas ruas de nossa cidade, fazendo compras… por quantos outdoors, cartazes, faixas passamos durante um único dia… quanta informação chega até nós sem que alguém diga: ‘Preste atenção, isso é importante’, ou, ‘Não dê ouvidos, você não precisa disso’. 
Você sabia que em novembro de 1990, em Barcelona / Espanha, foi aprovada a ‘Carta das Cidades Educadoras’? Segundo esta Carta, são três os grandes desafios do século XXI que se apresentam às cidades:
1. Investir na educação de cada pessoa de maneira que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver seu potencial humano;
2. Promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores e capazes de diálogo;
3. Conjugar todos os fatores possíveis para que se possa construir uma verdadeeira sociedade do conhecimento sem exclusões, para o qual é preciso providenciar, entre outros, o acesso fácil de toda a população às tecnologias da informação e das comunicações que permitam o seu desenvolvimento.
Resumindo, o principal objetivo de uma cidade educadora é permitir que todos aprendam a participar da construção da própria cidade, identificando-se como parte integrante de sua história. Para isso, o acesso à informação, e também o saber se informar, é imprescindível. Ou seja, trabalhar com meios de comunicação na sala de aula irá orientar jovens na leitura e interpretação do mundo em que vivem, e a perceber que são parte integrante da sociedade, reconhecendo entao sua ‘cidade educadora’.