Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

domingo, 17 de julho de 2016

Plataforma de ensino de inglês possibilita cursos no exterior

“Um dia, querendo ou não, a gente tem de sair de casa. Estou ansiosa.” A expectativa é da estudante Graciele Damasceno, 19 anos, que vai viajar para o exterior pela primeira vez. Natural de Cristalina, Goiás, a jovem vai passar 16 meses estudando no Canadá. Ela é uma dos dez alunos de institutos federais de educação, ciência e tecnologia selecionados em chamada pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para participar de intercâmbio em instituições canadenses, de setembro deste ano a dezembro de 2017.
Para ampliar os conhecimentos em inglês e concorrer à vaga, Graciele recorreu à plataforma My English Online, do Ministério da Educação. A ferramenta digital de ensino do idioma é oferecida por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um portal que prepara alunos da rede federal de ensino superior para os exames de proficiência em língua inglesa.
Com a ajuda do curso do MEC, Graciele, que nunca teve condições de fazer um curso de inglês particular, conseguiu se preparar para passar no Test of English as a Foreign Language (Toefl). O exame avalia a capacidade de compreensão de domínio do idioma para diversos usos, dentre eles os estudos universitários. “No My English Online encontrei diversos tópicos com que nunca havia tido contato antes. O preparatório para o Toefl e a integração da plataforma com o estudante são muito bons”, afirma a estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas no Instituto Federal Goiano, na cidade de Urutaí.
Assim como Graciele, Evandro Ramos, 23 anos, também estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, no campus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, recorreu aoMy English Online para fazer o Toefl. “Fiquei sabendo que existia essa ferramenta por meio dos editais do programa Ciência Sem Fronteiras. Sempre tive vontade de fazer um intercâmbio e o teste de aptidão para o Toefl do My English Online me ajudou a realizar esse sonho”, avalia. Evandro sempre estudou em escolas públicas e para treinar inglês recorria a músicas na internet. “Eu não teria condições de pagar para fazer o Toefl”, observa.
My English Online está disponível desde 2012 para alunos da rede federal de ensino superior. De acordo com a coordenadora geral substituta de acompanhamento e monitoramento de resultados da Capes, Helena Albuquerque, até o momento 900 mil alunos foram beneficiados com este espaço de ensino de inglês e 400 mil testes do Toefl foram aplicados por meio dessa ferramenta. “Os estudantes contam com pacote de atividades de ensino da língua inglesa, como livros e exercícios interativos, além de acesso a revistas e dicionários”, destaca.
O curso digital do MEC é oferecido a alunos de graduação e pós-graduação da rede federal de ensino superior público. Estudantes de graduação e pós-graduação da rede privada de ensino superior também podem recorrer ao My English Online, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 e tirado no mínimo 600 pontos no total das provas em uma das sete últimas edições.
Bolsas – A oportunidade de intercâmbio no Canadá para estudantes dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia é uma iniciativa do Conif, em parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan). Por meio de chamada pública foram concedidas este ano nove bolsas para estudos em inglês e uma para estudos em francês.
Além de subsídio mensal e seguro-saúde, o benefício cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem. O estudante também receberá auxílio financeiro para hospedagem e para aquisição de material. Durante o período de intercâmbio, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio ou inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).
Conheça a plataforma My English Online
Saiba mais sobre o programa de bolsas do Conif
Assessoria de Comunicação Social

Governo transfere para instituições privadas as despesas dos contratos do Fies com bancos

Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15, transfere para as instituições de ensino superior privadas a responsabilidade com as despesas com agentes financeiros dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A mudança vai gerar uma economia de cerca de R$ 400 milhões com o programa este ano, anunciou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Com a mudança, determinada pela Medida Provisória nº 741/2016, a União deixará de pagar ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal as taxas administrativas de 2% dos encargos educacionais liberados para as instituições de ensino, informou o ministro.
Mendonça explicou que os recursos economizados permanecem no orçamento da pasta. “Esses recursos poupados serão revertido para a própria área da educação, para programas de acesso ao ensino superior e programas de educação básica; então, a rigor, estamos gerando novas oportunidades e uma ampliação da oferta de vagas para os próximos anos”, explicou.
De acordo com Mendonça, as mudanças não impactarão os valores das mensalidades e não prejudicarão os estudantes que já têm contratos de financiamento, nem os 75 mil novos beneficiários selecionados para o segundo semestre de 2016. “Está é uma medida de fortalecimento e preservação do Fies”, destacou o ministro. “Assumimos a responsabilidade de tocar as políticas de inclusão na área de educação e o Fies é um programa importantíssimo nessa direção”, disse.
O ministro afirmou que, ao assumir o Ministério da Educação, em maio, o orçamento se encontrava em uma situação muito grave, com R$ 6,7 bilhões contingenciados, o que inviabilizaria a manutenção de 1,7 milhão de contratos vigentes. “Se houvesse a manutenção daquele quadro orçamentário, não poderíamos renovar os contratos antigos, nem garantir os 75 mil novos contratos.”
Mendonça também destacou que a mudança na legislação do Fies foi discutida conjuntamente com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e contou com apoio dos ministros Henrique Meirelles e Dyogo Oliveira, respectivamente.
Turbo – O ministro Mendonça Filho destacou que o compromisso da atual gestão do MEC é ampliar o acesso ao ensino superior, que passa pelo apoio à expansão de vagas nas universidades públicas federais e pelos sistemas de bolsa, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), e de financiamento, como o Fies. Para manter e ampliar o Fies, o MEC começa a discutir com a equipe técnica da pasta, especialistas em educação, instituições e bancos, um novo projeto de Fies – o Fies Turbo –, que seja estruturante para garantir sua sustentabilidade financeira no médio e longo prazos.
Entre as questões a serem discutidas estão os ajustes necessários para ampliar a oferta do atual programa, garantir a sustentabilidade econômica financeira do programa a médio e longo prazos, atraindo capital financeiro privado para complementar os atuais recursos governamentais, e manter o compromisso com a qualidade do ensino. “Em seis a oito meses apresentaremos um Fies ampliado, reforçado e que possa significar uma importante contribuição para atingir as metas do Plano Nacional de Educação para a educação superior”, afirmou o ministro.
Outro ponto que o MEC está discutindo com as instituições é a uma solução para as vagas remanescentes do ProUni, que não foram preenchidas. Segundo o ministro, a intenção é encontrar uma solução para transformar as vagas remanescentes em novas vagas para ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior.
Assessoria de Comunicação Social