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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aprendendo nas redes sociais

Fenômeno regente do mundo moderno, as redes sociais vão além do “ver e ser visto” e já passam a ser utilizadas como importantes ferramentas de articulação para ações de desenvolvimento, mobilização, e porque não de aprendizado. Páginas como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube há muito tempo deixaram de ser meros instrumentos de entretenimento, e integram também métodos para o benefício do ensino-aprendizagem.


O uso dessas redes na educação visa, sobretudo, diminuir as distâncias entre a realidade cotidiana dos alunos e aquilo que eles vivem dentro da escola. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, Alex Sandro Gomes irá detalhar como o uso das redes sociais podem corroborar para o desenvolvimento pedagógico do aluno, em seu minicurso “Fenômenos de aprendizagem em redes sociais educativas”, dentro da programação do 9º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. “As redes sociais não são uma moda passageira, mas uma dramática mudança nas formas de comunicação. Os professores precisam experimentar essa inovação, entrar em uma rede, fazer seu perfil, conhecer as funcionalidades, para poder tirar o melhor proveito, adiantou Alex Gomes. 
 
Com informações do Blog tecnaeducacao2011
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

15 de setembro, 5ª feira, é o último dia para se inscrever no curso “Aprendizagem Baseada em Projetos”



Faltam apenas três dias para encerrar o prazo de inscrição para o curso “Aprendizagem Baseada em Projetos”, promovido pelo Instituto Votorantim em conjunto com a Intel. O objetivo da iniciativa é auxiliar os professores a aperfeiçoar o entendimento e a aplicação da metodologia de projetos em salas de aulas, tendo como base a integração efetiva da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.
A oportunidade é destinada a todos os professores da rede municipal e estadual de ensino das 26 cidades participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Durante o curso, os participantes terão condições de aprimorar suas habilidades no desenvolvimento de planos de aula mais elaborados que poderão servir de modelos para a aplicação de novas atividades com os estudantes.
O curso tem duração de 40 horas e está marcado para acontecer no período de 3 de outubro a 30 de novembro. São cinco módulos, dos quais cada um contém de três a seis lições interativas com exercícios de introdução e/ou exploração de conceitos.
Para participar o único pré-requisito exigido é que os professores tenham conhecimento intermediário em tecnologia. O curso inclui atividades a serem desenvolvidas online e offline e pode ser realizado de forma não linear de acordo com a disponibilidade de cada educador.
Se você ainda não fez sua inscrição, fique atento ao prazo e não deixe de aproveitar essa oportunidade para investir na sua formação e no desenvolvimento de seus conhecimentos.
Para saber mais detalhes sobre a programação, a relação de municípios do projeto e a forma de inscrição, clique aqui e acesse a página do curso disponível no Blog Educação.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Inscrições ao 5º Prêmio Professores do Brasil



 Iniciativa vai premiar as melhores experiências pedagógicas realizadas em escolas públicas de todo o País

As melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema poderão concorrer ao Prêmio Professores do Brasil, que está em sua quinta edição. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca reconhecer e valorizar os educadores brasileiros e conta com a parceria da Fundação SM, Intel, Instituto Votorantim e Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
As inscrições estarão abertas até o dia 15 de setembro. A ficha de inscrição, o regulamento e demais informações sobre a premiação estão disponíveis no site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. Serão premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental 1 (do 1º ao 5º ano), ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) e ensino médio. Os vencedores receberão uma premiação no valor de R$ 5 mil, além de diploma e troféu.
Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pelo Instituto Federal de Pelotas, responsável pela análise dos documentos, conforme o regulamento do Prêmio. Já a avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.
A solenidade de entrega do prêmio acontece em Brasília no final do ano, com a presença dos vencedores, que têm todos os custos de viagem pagos pela premiação. Além da cerimônia de entrega dos troféus, os educadores participarão do Seminário Prêmio Professores do Brasil, que possibilita a troca de experiências entre os educadores de escolas públicas de diversas regiões do Brasil.

Por Pluricom Comunicação Integrada