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sábado, 2 de julho de 2011

Frequência Digital Biométrica é modelo para Secretarias de Educação de todo o país

 Sistema pode minimizar os problemas de segurança nas escolas

O projeto de controle de frequência digital biométrica, criado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará e implantando de forma piloto em algumas escolas da cidade, pode vir a ser modelo para escolas em diversos pontos do país.

Após a boa repercussão na mídia local e nacional, o projeto ganhou visibilidade em outras Secretarias de Educação, que na última semana têm procurado com frequência o diretor da Regional de Ensino do Guará, José Antônio Messias da Silva, não somente para parabenizá-lo pela iniciativa, mas também para conhecer melhor os resultados do projeto e firmar algum tipo de parceria para implantação do sistema biométrico em suas escolas. A Prefeitura da cidade de Serrinha (BA), por exemplo, por intermédio do Prefeito Osni Cardoso de Araújo, solicitou à Secretaria de Educação do Distrito Federal a cessão de uso do sistema em vinte escolas públicas daquele município.

Nesta segunda (27), a Secretaria de Educação recebe a visita do Sr. Cezar Anísio, presidente da Fundação Cultural da cidade de Feira de Santana (BA), que vem a Brasília conhecer o funcionamento do sistema implantado no CED 02 do Guará. “As prefeituras que nos contataram têm procurado soluções que garantam a segurança e a presença dos estudantes nas escolas e veem no sistema desenvolvido por professores da rede pública do Distrito Federal uma possibilidade de concretizar seus anseios de segurança e comunicação com os pais”, afirma José Antônio.

Marcio Elysio Tavares de Mello, inspetor de polícia civil do Estado do Rio de Janeiro há 23 anos, manifesta a importância da ideia desenvolvida pelos professores da Diretoria Regional do Guará, pois acredita que “com o sistema poderemos minimizar os problemas de segurança nas escolas, pois fora dos limites da escola os alunos estão expostos a todo tipo de violência. Os pais saberão onde estão seus filhos, com segurança”. E lembra que “o custo de implantação do sistema biométrico é ínfimo, face ao retorno que o projeto oferece”.

O controle de frequência já foi difundido em toda a rede de ensino do Distrito Federal e em breve será implantado em diversas escolas. Para o Diretor da Regional de Ensino do Guará, o sucesso do projeto acontece pelo fato de ter uma participação efetiva dos pais e responsáveis pelos alunos, que acreditaram no projeto e são os grandes parceiros das escolas. “Os pais recebem uma mensagem no telefone dizendo que seu filho está na escola ou mesmo se ele precisou sair mais cedo, isso lhe dá tranquilidade e segurança”.

A DRE vem procurando atender todos os pedidos por telefonemas, cartas e e-mails, de acordo com suas possibilidades, sem custo algum, apenas para divulgar a boa ideia e contribuir para uma boa educação.
Ascom

Etapa Virtual de Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil


“Estão abertas as inscrições para participar da etapa virtual do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que terá por tema “Redes e Inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”. O encontro, organizado pela Fundação Telefônica nos 13 países em que atua, traz como elemento inovador a utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no combate ao trabalho infantil e no próprio encontro. O encontro virtual acontece durante os meses de setembro e outubro, enquanto o presencial será realizado no início de novembro em Bogotá, na Colômbia. A proposta é promover uma discussão contínua entre os participantes e fomentar a criação de uma rede internacional de prevenção e combate ao trabalho infantil. “Com um formato inédito, o encontro online se constituirá num amplo espaço de discussão sobre trabalho infantil, onde todos os atores envolvidos poderão trocar informações e experiências, sobretudo no que diz respeito à América Latina”, afirma Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. “Assim, os dois dias do encontro de presencial ganham expressiva ampliação e contribuição”, complementa o executivo. As inscrições para a etapa virtual do evento são gratuitas e estão abertas até o final das atividades, previsto para 31 de outubro. Mas as inscrições para a apresentação de trabalhos durante o encontro virtual, sejam estudos ou experiências práticas, devem ser feitas até 15 de agosto.”
Participe!
Para mais informações e inscrições no encontro virtual, acesse http://pt.encontrotrabalhoinfantil.fundacaotelefonica.com.
Saiba mais também sobre o encontro presencial em http://www.fundacion.telefonica.com/pronino/encuentrotrabajoinfantil.
Fonte: www.promenino.org.br
Por Sala Aberta - Talita Moretto

quinta-feira, 30 de junho de 2011

REA: Recursos Educacionais Abertos

”REA” DEFENDE USO DE LICENÇAS LIVRES NO ENSINO

Seminário REA discutiu o avanço do conhecimento através de Material Didático Digital: Recursos Educacionais Abertos e Qualidade na Educação



A Comunidade REA – Recursos Educacionais Abertos, uma das mais representativas da cultura digital na área da educação, ganhou um aliado de peso no Brasil este ano. No início de junho, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo tornou-se pioneira no país ao adotar a licença Creative Commons – um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais – em todos os materiais didáticos produzidos para as escolas públicas da cidade, fortalecendo o debate sobre a importância de disponibilizar conteúdos de forma gratuita para que haja uma ampliação da democratização do conhecimento na sociedade.
Atuando no Brasil desde 2008, o REA vem promovendo discussões e disseminando experiências e resultados do compartilhamento de conteúdos educacionais mundo afora. O seminário mais recente (9) reuniu políticos relacionados à iniciativa da secretaria municipal, educadores, pesquisadores e pessoas interessadas que discutiram o tema e divulgaram experiências que têm como princípio as licenças livres.
Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Sérgio Amadeu, que no evento participou da discussão na mesa redonda ‘Material didático na internet: direito à educação, licenças flexíveis e formatos livres’, afirma que a iniciativa de São Paulo deve servir de exemplo para outras administrações, mas ainda há evoluções a serem feitas no formato. “Neste primeiro momento, teremos acesso aos conteúdos em formato PDF, que não são remixáveis, e este não é o ideal”, pontuou. Esta restrição, destacada por Amadeu, impede que os usuários modifiquem o conteúdo.
Mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), o professor Nelson Pretto destaca que as instituições não devem enxergar as iniciativas que privilegiam o compartilhamento de conteúdos como ameaças a sua atuação. “O que as escolas precisam perceber, falo daquelas que ainda não o fazem, é que na cultura digital elas não são a fonte de informação, mas sim o espaço de cultura e criação”, lembra. A mudança, destaca Pretto, também interfere na atuação do professor.
Pretto, que atua como conselheiro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia, revelou que está trabalhando em parceria com órgãos públicos em novos projetos voltados à educação e afirmou que a ideia de inclusão e de democratização do conhecimento é horizontal a todos eles. Durante o evento, iniciativas foram apresentadas como exemplos, no Brasil, de compartilhamento de conteúdo.
No site do Instituto Claro é possível ver uma apresentação do REA no seminário. Assista aqui. Ou acesse o site do REA aqui.

Texto de Giulliana Bianconi | Edição de Talita Moretto . Fonte: Portal Instituto Claro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nova tecnologia de leitura cerebral permite interagir com filmes e até escolher seu final

Por Guilherme Rosa 
 
O cinema costumava ser uma arte autoritária — cabia à plateia assistir e, no máximo, gostar ou não. Mas uma nova tecnologia da companhia britânica Myndplay mudou essa relação: agora, “a força da mente” do espectador pode definir o final da história.

Para isso, o usuário usa uma espécie de fone de ouvido que capta e analisa suas ondas cerebrais (veja no infográfico). Dependendo do estado mental do espectador, o filme muda de rumo. “É um novo gênero, que mistura filmes e videogames. Você não escolhe só o final, mas interage com a narrativa desde o começo”, diz Tre Azam, diretor do projeto, que deu origem à Myndplay.

A companhia produz os filmes, que podem ser baixados em seu site por menos de US$ 2. Até agora, já foram 12 longas, de gêneros como terror e aventura. “Temos filmes com até dez alternativas de enredo”, diz Tre.

Por enquanto, o Myndplay não consegue analisar sentimentos complexos como alegria e tristeza, mas só o foco e o relaxamento do espectador. Ao combinar esses dois resultados, pode inferir outras emoções, como raiva, frustração e indiferença para modificar roteiros. No terror Paranormal Mynd (Mente Paranormal), se o espectador mantiver-se calmo e focado, consegue que duas meninas na trama sejam exorcizadas. Se não, elas morrem. Já o filme de ação Bullet Dodger (Desviando de Balas), que conta a história de um gângster britânico, se o usuário expressar reação de medo dos vilões, o parceiro do protagonista é baleado.

O próximo passo é testar a nova tecnologia no campo da antiga: uma sala lotada. “Ao dividir a plateia em dois grupos, poderemos fazê-los competirem para ver quem vai dominar o rumo da história.” Breve, em um cinema perto de você.








 



Chegou a hora de você dar uma aula de inovação para o mundo!

Se você utiliza a tecnologia de forma inovadora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos, essa é a oportunidade de apresentar o seu projeto educacional e ser reconhecido. Não perca tempo, já estão abertas as inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011!
Novidades na sexta edição
Esse ano o Prêmio Educadores Inovadores vai reconhecer os melhores projetos educacionais de professores de escolas públicas de educação básica, ensino técnico ligados a cursos de Tecnologia da Informação e também de escolas particulares. Isso mesmo, a grande novidade de 2011 é a possibilidade dos educadores da rede privada participarem em uma categoria criada especialmente para eles: Educador Inovador – Escola Particular.
Portanto, os professores podem se inscrever em cinco diferentes categorias: Inovação em Comunidade – Aprendizagem Além da Sala de Aula, Inovação em Colaboração – Aprendizagem Colaborativa, Inovação em Conteúdo – Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico, Educador Inovador – Escola Técnica e Educador Inovador – Escola Particular.
Além disso, os educadores de escolas públicas que se inscreverem em uma das categorias de educação básica (Comunidade, Colaboração ou Conteúdo) poderão ser remanejados pelos Comitês de Seleção para outras duas categorias especiais, sendo elas: Inovação em Contextos Desafiadores e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.
Em 2010, a quinta edição do prêmio recebeu 1.056 inscrições de todos os estados brasileiros e apresentou os vencedores durante o Primeiro Fórum Microsoft de Educação Inovadora, que aconteceu no dia 04 de agosto em São Paulo.

Finalistas
Em 2010, o Fórum Mundial aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, de onde o projeto brasileiro Escola na Nuvem, da professora Adriana Silva de Oliveira e do Técnico em Informática Diogo Machado conquistou o segundo lugar na categoria Inovação em Colaboração. Não deixe de participar, pois o próximo vencedor pode ser o seu projeto!
Na sexta edição vinte e um projetos serão escolhidos e participarão do evento nacional de premiação, que será realizado em São Paulo no dia 03 de agosto, durante o II Fórum Microsoft de Educação Inovadora.
Aqueles que apresentarem os melhores projetos serão premiados e os educadores responsáveis pelos trabalhos vencedores nas categorias destinadas à educação básica de escolas públicas apresentarão seus trabalhos no Fórum Latino-Americano, na Etapa Regional do prêmio que esse ano acontecerá no Chile. Os classificados nessa fase participarão da Etapa Internacional que será realizada na cidade de Washington, nos Estados Unidos.
Para participar, acesse o site Educadores Inovadores, leia o regulamento, siga as instruções e envie seu trabalho desenvolvido com o auxílio das TICs.
Acompanhe mais novidades em nosso blog: www.educadoresinovadores.com.br/blog.

Atenção educadores: as inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores já estão acabando! Você tem até o dia 01 de julho para fazer sua inscrição, preencher o memorial descritivo com os dados seu projeto e enviá-los.