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sábado, 2 de julho de 2011

Frequência Digital Biométrica é modelo para Secretarias de Educação de todo o país

 Sistema pode minimizar os problemas de segurança nas escolas

O projeto de controle de frequência digital biométrica, criado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará e implantando de forma piloto em algumas escolas da cidade, pode vir a ser modelo para escolas em diversos pontos do país.

Após a boa repercussão na mídia local e nacional, o projeto ganhou visibilidade em outras Secretarias de Educação, que na última semana têm procurado com frequência o diretor da Regional de Ensino do Guará, José Antônio Messias da Silva, não somente para parabenizá-lo pela iniciativa, mas também para conhecer melhor os resultados do projeto e firmar algum tipo de parceria para implantação do sistema biométrico em suas escolas. A Prefeitura da cidade de Serrinha (BA), por exemplo, por intermédio do Prefeito Osni Cardoso de Araújo, solicitou à Secretaria de Educação do Distrito Federal a cessão de uso do sistema em vinte escolas públicas daquele município.

Nesta segunda (27), a Secretaria de Educação recebe a visita do Sr. Cezar Anísio, presidente da Fundação Cultural da cidade de Feira de Santana (BA), que vem a Brasília conhecer o funcionamento do sistema implantado no CED 02 do Guará. “As prefeituras que nos contataram têm procurado soluções que garantam a segurança e a presença dos estudantes nas escolas e veem no sistema desenvolvido por professores da rede pública do Distrito Federal uma possibilidade de concretizar seus anseios de segurança e comunicação com os pais”, afirma José Antônio.

Marcio Elysio Tavares de Mello, inspetor de polícia civil do Estado do Rio de Janeiro há 23 anos, manifesta a importância da ideia desenvolvida pelos professores da Diretoria Regional do Guará, pois acredita que “com o sistema poderemos minimizar os problemas de segurança nas escolas, pois fora dos limites da escola os alunos estão expostos a todo tipo de violência. Os pais saberão onde estão seus filhos, com segurança”. E lembra que “o custo de implantação do sistema biométrico é ínfimo, face ao retorno que o projeto oferece”.

O controle de frequência já foi difundido em toda a rede de ensino do Distrito Federal e em breve será implantado em diversas escolas. Para o Diretor da Regional de Ensino do Guará, o sucesso do projeto acontece pelo fato de ter uma participação efetiva dos pais e responsáveis pelos alunos, que acreditaram no projeto e são os grandes parceiros das escolas. “Os pais recebem uma mensagem no telefone dizendo que seu filho está na escola ou mesmo se ele precisou sair mais cedo, isso lhe dá tranquilidade e segurança”.

A DRE vem procurando atender todos os pedidos por telefonemas, cartas e e-mails, de acordo com suas possibilidades, sem custo algum, apenas para divulgar a boa ideia e contribuir para uma boa educação.
Ascom

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