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sábado, 10 de dezembro de 2011

Professor de Matemática usa a internet para incentivar o estudo dos alunos

Como tornar uma aula mais interessante? O professor de matemática Alexandre Leiria Machado implantou neste ano uma iniciativa bem-sucedida nas turmas de 1º ano do ensino médio do Colégio Militar, em Porto Alegre.
Ele utilizou a internet para incentivar o estudo entre os alunos, a partir de uma plataforma que permite a publicação de textos, vídeos e exercícios, além de um plantão de dúvidas.
A ideia surgiu durante o mestrado em Educação em Ciências e Matemática, na PUCRS, quando Leiria se familiarizou com o Moodle em uma das disciplinas, um aplicativo gratuito usado no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.
“Os estudantes deixam perguntas na plataforma, os colegas dão respostas, explicam como resolver as questões, e nós, professores, ajudamos”, diz.
Outros docentes da escola também gostaram do projeto e implementaram em suas aulas. A professora de Física Luciana Pimentel, do 9º ano do ensino fundamental, perguntava-se como motivar os alunos na área das exatas.
Com o Moodle, ela pôde aliar o computador, uma das paixões dos adolescentes, ao ensino tradicional. Chegou a aplicar uma das provas da sua disciplina por meio do ambiente virtual, que sorteava as questões e fornecia o resultado na hora.
“Podemos oferecer material extra de forma mais divertida. O chat de dúvidas é muito procurado, principalmente em véspera de prova”, aponta.
Fonte: Zero Hora (RS)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comissão aprova 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação e ciência e tecnologia

Com a presença de representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o PLS 138/11, projeto de lei que destina às áreas de educação e de ciência e tecnologia metade dos recursos do Fundo Social. Criado no final do ano passado, o Fundo Social tem
Texto que havia sido aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura determina um mínimo de 50% dos recursos do Fundo Social para programas e projetos de desenvolvimento da educação pública (básica e superior).
Mas emenda apresentada pelo relator na CE, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), incluiu ainda a área de ciência e tecnologia. Na versão aprovada pela CE, desses 50%, no mínimo 70% terão de ser destinados à educação básica; 20% para a educação superior; e 10% para ciência e tecnologia.
Segundo Antonio Carlos Valadares, a destinação de recursos mais expressivos para a educação é coerente com as metas fixadas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. Dentre elas estão: ampliar o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do País e universalizar o acesso à educação.
O autor do projeto, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), lembra que a destinação de metade do Fundo Social à educação já estava prevista na lei que o criou, mas acabou vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Toda inspiração da criação da do Fundo Social do Pré-sal estava vinculado quase que unicamente à educação. Se conseguirmos 50% para educação e ciência e tecnologia nós ajudamos todas as outras áreas", disse Inácio Arruda.
Já o senador Wellington Dias elogiou a iniciativa e se posicionou favorável à proposta, mas alegou que os percentuais sugeridos talvez sejam revistos pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto será votado em decisão terminativa.
"Estamos falando aqui de metade de US$ 1,5 trilhão para a educação. Não precisa desses recursos, por maiores que sejam as despesas, só para a educação. É um montante considerado muito elevado", disse o parlamentar.

Por UOL
Com informações do Blog do Professor Ivanilson

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O projeto Mídia Jovem é selecionado para concorrer ao Prêmio ANU 2012

O Mídia Jovem - projeto desenvolvido pelo Instituto Recriando com o apoio do Governo de Sergipe e apoio do Oi Futuro, que utiliza a metodologia da Educomunicação para transmitir aos educandos técnicas de confecção de produtos midiáticos, além de estimular entre os adolescentes e jovens discussões sobre temas relevantes para a formação da cidadania - está concorrendo na seletiva estadual para o Prêmio ANU 2012.
O projeto foi uma das mais de 30.000 ações inscritas em todos os Estados do Brasil, mais o Distrito Federal. Em Sergipe O Mídia Jovem concorre com mais quatro projetos que participarão da votação popular no site do evento. Entre os dias 25 de novembro e 30 de dezembro, essas cinco ações estão disponíveis a votação popular online através do sitePrêmio ANU.
No dia 31 de dezembro ao meio dia, será divulgada a instituição mais votada de cada Estado. Essas instituições já recebem o prêmio Anu Dourado. Nesta mesma data, as 27 finalistas concorrem à votação popular para a melhor ação nacional. No dia 29 de Fevereiro de 2012 um representante da instituição vencedora vem para o Rio de Janeiro receber o prêmio Anu Preto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Prêmio Anu  
O prêmio Anu está em sua 2ª edição e é um evento que visa destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil que contribuem para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Realizado pela Central Única das Favelas (CUFA), o prêmio tem como objetivo reconhecer ações desenvolvidas dentro de favelas e demais espaços em desvantagens sociais, que buscam melhorias em qualidade de vida, inclusão e capacitação nessas áreas de atuação buscando as melhores ações em todo território nacional. O Prêmio Anu é assim chamado em homenagem ao pássaro Anu Preto, que pode ser  encontrado em todo o país.  O pássaro se tornou alvo de preconceito, símbolo de agouro e repudiado pela população nacional, pois no período colonial os escravos eram assim insultados pelos portugueses e espanhóis. A CUFA trouxe para a sua premiação o Anu como símbolo, indo de encontro à quebra de tabus e dissolvendo preconceitos
Mídia Jovem - Durante os últimos 14 meses, período em que a iniciativa foi desenvolvida, adolescentes e jovens de comunidades populares contribuíram para a transformação dessa conjuntura através da construção e disseminação de um novo olhar dessa juventude acerca da própria realidade. Reflexão, direito à comunicação, participação social e protagonismo juvenil foram os principais motivadores dos adolescentes e jovens dos bairros Coqueiral e Santa Maria, em Aracaju, e dos municípios São Cristóvão e Laranjeiras, que através de oficinas de comunicação foram instrumentalizados para o uso responsável da mídia e, consequentemente, preparados para o exercício da cidadania. As oficinas de mídia impressa, rádio, fotografia, vídeo e animação serviram não apenas para transmitir bagagem teórica, mas funcionaram como espaços para reflexão sobre direitos humanos, comunicação, cultura, meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, diversidade e cultura de paz, dentre outras temáticas propostas pelos próprios jovens. Maiores informações sobre o Projeto Mídia Jovem podem ser conferidas através do site www.midiajovem.se.gov.br. Os vídeos produzidos pelos educandos podem ser assistidos no www.youtube.com/projetomidiajovem