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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Inscrições Abertas! - Curso Núcleo Básico em Socioeducação

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Estão abertas as inscrições para o curso Núcleo Básico em Socioeducação. Para se candidatar, é necessário se cadastrar primeiramente na Comunidade ENS. Para se cadastrar acesse o link de inscrição no final dessa página.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 27/09/2015. O resultado será publicado na semana de 28/09 a 02/10. Mais informações, dúvidas, criticas e sugestões podem ser enviadas ao email secretaria.sinase@gmail.com
A realização do curso será promovida pelo Centro de Estudos Avançados de Governo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (CEAG/FACE/UnB), com início previsto para o dia 05/10/2015
Para a efetivação da inscrição e participação no processo seletivo, é necessário estar cadastrado na Comunidade ENS.
Se você já possui cadastro na Comunidade ENS
  1. Acesse a página de Login da Comunidade ENS usando o link no final dessa página;
  2. Faça login e responda ao questionário apresentado para efetivar sua inscrição;
  3. Você receberá um e-mail confirmando a sua inscrição.
Se você não possui cadastro na Comunidade ENS
  1. Acesse a página de Login da Comunidade ENS usando o link no final dessa página;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Preencha os campos do formulário, com especial atenção ao email e os campos obrigatórios marcados com *;
  4. Confira os dados do cadastro e clique no botão "Gravar". Você receberá  um e-mail de confirmação;
  5. Acesse seu email, na mensagem de confirmação haverá um link que o direcionará para a página da Comunidade ENS para responder um questionária,dando continuidade à sua inscrição;
  6. Após submeter o questionário, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição.

Por Escola Nacional de Socioeducação - ENS

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MEC cria 172 vagas no Ifal; novo concurso deve ser realizado

ifal
O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União do dia 11 de setembro, uma portaria que distribui 172 cargos para o Instituto Federal de Alagoas. Na prática, isso significa a criação de novas vagas, que devem ser preenchidas por concurso público.
Haverá oportunidades para os cargos de técnico em assuntos educacionais, programador visual, pedagogo, nutricionista, jornalista, enfermeiro, bibliotecário, arquivista, administrador, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em eletrotécnica, técnico de tecnologia da informação, técnico de laboratório, auxiliar de biblioteca, assistente de aluno, professor de ensino básico, técnico e tecnológico.
As vagas são destinadas para quem tem nível médio/técnico e nível superior. O cargo de técnico em laboratório deve oferecer 48 vagas. No entanto, ainda não há a definição de quando o certame deve ser lançado, nem de qual banca deverá realizar as provas.
A publicação da distribuição de vagas aconteceu antes do anúncio do governo federal da suspensão de concursos públicos. Portanto, o certame está garantido e deve acontecer em paralelo às provas de outros institutos federais do país. O prazo para publicação de edital é de seis meses a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.
Confira o número de vagas previstas:
Técnico em Assuntos Educacionais: 19
Programador Visual: 1
Pedagogo: 1
Nutricionista: 5
Jornalista: 8
Enfermeiro: 10
Bibliotecário: 3
Arquivista: 1
Administrador: 1
Técnico em Segurança do Trabalho: 1
Técnico em Enfermagem: 13
Técnico em Eletrotécnica: 3
Técnico de Tecnologia da Informação: 13
Técnico de Laboratório: 48
Auxiliar de Biblioteca: 10
Assistente de Aluno: 7
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: 28

Por http://blogsdagazetaweb.com.br/

Uneal e UFS iniciam parceria em cursos de Mestrado e Doutorado

Dois deles estão com inscrições abertas; professores e técnicos são beneficiados
Uneal e UFS iniciam parceria em cursos de Mestrado e Doutorado
Carlos Alberto Jr.
No próximo dia 23, a Universidade Estadual de Alagoas dará mais um importante passo para sua consolidação como Instituição de Ensino Superior. Isso porque o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, e o da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli, assinarão um Termo de Cooperação que possibilitará ações conjuntas entre as duas instituições, em especial nas áreas de Pesquisa e Pós-Graduação.
Essa cooperação permitirá o ingresso de professores e técnico-administrativos da Uneal nos vários programas de Pós-Graduação mantidos pela UFS. Inicialmente, após entendimentos entre os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Cezar Gomes da Silva, da Uneal, e Marcus Eugênio, da UFS, vários programas demonstraram interesse em estabelecer a parceria.
De acordo com o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, que também estará na UFS com o reitor, a iniciativa tem por finalidade aprimorar a qualificação do corpo docente e dos técnico-administrativo da instituição alagoana. “Isso possibilitará, a médio prazo, a criação e o fortalecimento de programas de pós-graduação em nível de Mestrado próprios da Uneal. Acredito que, esses primeiros passos, sejam prenúncio de outras grandes iniciativas que visam fortalecer nossa comunidade acadêmica”, frisou.
Esse processo envolvendo parcerias começou a ser construindo desde meados de março, a partir de uma primeira visita do pró-Reitor Cristiano Cezar à UFS, já com o intuito de estabelecer a cooperação interinstitucional.
Dois processos seletivos para Mestrado e Doutorado já estão com inscrições abertas. Um deles abriu vagas para a área de Geografia, com prazo final de inscrições até o próximo dia 30 de setembro. O outro é focado em Agricultura e Biodiversidade, cujo prazo final segue até o dia dois de outubro.
MESTRADO E DOUTORADO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE
Poderão se inscrever portadores de diplomas de graduação plena, bacharelado e/ou licenciatura plena, na área de Agronomia ou nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas ou Química. Na matrícula institucional, os candidatos com vínculo empregatício deverão apresentar documento, assinado pelo responsável da instituição, onde consta a liberação para realizar o curso.
Para o curso de Mestrado em Agricultura e Biodiversidade são ofertadas, para docentes e técnico-administrativos do quadro efetivo da UFS e de instituições de ensino e pesquisa públicas federais e Fundações, de acordo com Convênios de Cooperação Técnica mantidos com a instituição sergipana, quatro vagas. Já para o Doutorado, são ofertadas sete vagas. Acesse ao Edital AQUI.
MESTRADO E DOUTORADO EM GEOGRAFIA
A UFS publicou Edital de seleção com as normas do Processo Seletivo para Admissão no primeiro semestre letivo de 2016 de corpo Discente do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia para o Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico. Para a seleção 2016 serão oferecidas duas vagas para o curso de Mestrado e quatro para Doutorado. Acesse ao Edital AQUI
Por http://www.uneal.edu.br/

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Uneal e UFS iniciam parceria em cursos de Mestrado e Doutorado

Uneal e UFS iniciam parceria em cursos de Mestrado e Doutorado

Dois deles estão com inscrições abertas; professores e técnicos são beneficiados
Uneal e UFS iniciam parceria em cursos de Mestrado e Doutorado
Carlos Alberto Jr.
No próximo dia 23, a Universidade Estadual de Alagoas dará mais um importante passo para sua consolidação como Instituição de Ensino Superior. Isso porque o reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa, e o da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Angelo Antoniolli, assinarão um Termo de Cooperação que possibilitará ações conjuntas entre as duas instituições, em especial nas áreas de Pesquisa e Pós-Graduação.
Essa cooperação permitirá o ingresso de professores e técnico-administrativos da Uneal nos vários programas de Pós-Graduação mantidos pela UFS. Inicialmente, após entendimentos entre os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Cezar Gomes da Silva, da Uneal, e Marcus Eugênio, da UFS, vários programas demonstraram interesse em estabelecer a parceria.
De acordo com o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, que também estará na UFS com o reitor, a iniciativa tem por finalidade aprimorar a qualificação do corpo docente e dos técnico-administrativo da instituição alagoana. “Isso possibilitará, a médio prazo, a criação e o fortalecimento de programas de pós-graduação em nível de Mestrado próprios da Uneal. Acredito que, esses primeiros passos, sejam prenúncio de outras grandes iniciativas que visam fortalecer nossa comunidade acadêmica”, frisou.
Esse processo envolvendo parcerias começou a ser construindo desde meados de março, a partir de uma primeira visita do pró-Reitor Cristiano Cezar à UFS, já com o intuito de estabelecer a cooperação interinstitucional.
Dois processos seletivos para Mestrado e Doutorado já estão com inscrições abertas. Um deles abriu vagas para a área de Geografia, com prazo final de inscrições até o próximo dia 30 de setembro. O outro é focado em Agricultura e Biodiversidade, cujo prazo final segue até o dia dois de outubro.
MESTRADO E DOUTORADO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE
Poderão se inscrever portadores de diplomas de graduação plena, bacharelado e/ou licenciatura plena, na área de Agronomia ou nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas ou Química. Na matrícula institucional, os candidatos com vínculo empregatício deverão apresentar documento, assinado pelo responsável da instituição, onde consta a liberação para realizar o curso.
Para o curso de Mestrado em Agricultura e Biodiversidade são ofertadas, para docentes e técnico-administrativos do quadro efetivo da UFS e de instituições de ensino e pesquisa públicas federais e Fundações, de acordo com Convênios de Cooperação Técnica mantidos com a instituição sergipana, quatro vagas. Já para o Doutorado, são ofertadas sete vagas. Acesse ao Edital AQUI.
MESTRADO E DOUTORADO EM GEOGRAFIA
A UFS publicou Edital de seleção com as normas do Processo Seletivo para Admissão no primeiro semestre letivo de 2016 de corpo Discente do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia para o Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico. Para a seleção 2016 serão oferecidas duas vagas para o curso de Mestrado e quatro para Doutorado. Acesse ao Edital AQUI

A importância das brincadeiras de rua

Ilustração: Nicolas Viot - no livro "O Passeio da Fleur"
Ilustração: Nicolas Viot – no livro “O Passeio da Fleur” – disponível em nossa bicicloteca infantil.
Muitos adultos tem lembranças afetivas de sair para brincar nas calçadas e nas rua durante a infância. O calçamento pouco importava, podia ser asfalto, pedras ou terra. Para as crianças atualmente a história é bastante diferente, mas não precisa ser.
Com um pouco de planejamento e imaginação, “brincar na rua” pode ser uma parte importante da vida de nossos filhos também.
Pesquisas na Inglaterra atestam que 90% dos adultos brincavam regularmente em suas ruas na infância. A maioria das crianças hoje gostaria de fazer o mesmo, mas um terço da população inglesa entre 7-14 anos não brinca ou nem ao menos frequenta sua rua.
Brincadeiras de rua são um degrau fundamental para crianças e adultos responsáveis na jornada do brincar supervisionado da primeira infância para a vida independente dos adolescentes.
A ONG inglesa “Playing Out”, que ajuda moradores a organizarem suas oficinas comunitárias, elaborou uma lista de benefícios das brincadeiras de rua:
  • é semi-supervisionado – as crianças podem brincar enquanto os adultos se dedicam as atividades domésticas;
  • encoraja o brincar livre – as crianças seguem suas próprias idéias e interesses;
  • é fácil de organizar e na porta de casa – crianças gostam de brincar perto de cada e não é necessário levá-las a lugar nenhum;
  • provê espaço para grandes e enérgicas brincadeiras – a maioria das praças é pequena demais para pedalar uma bicicleta ou andar de patinete e muitas crianças não tem acesso a um parque de maneira independente;
  • desenvolve um maior espírito comunitário onde vizinhos zelam uns pelos outros;
  • as crianças encontram e fazem amizade com crianças de outras escolas e faixas etárias.
Por onde começar
No começo, você pode querer ficar por perto enquanto seus filhos brincam. É possível se dedicar ao jardim, para os que moram em casa, ou  conversar com vizinhos. Busque envolver-se o mínimo possível na brincadeira dos pequenos – deixe que eles decidam o que fazer e como fazê-lo.
Convide crianças vizinhas e seus responsáveis para se juntarem à brincadeira quando sentir segurança para isso e deixe-as brincar na calçada enquanto você está em casa. É importante estabelecer barreiras sobre onde elas podem e não podem ir e lembrá-las de ficarem atentas ao trânsito motorizado. Deixe a porta entreaberta para poder ouvir as crianças e conferir de vez em quando o andamento da brincadeira.
Idéias de brincadeiras de rua
As crianças muito provavelmente irão preferir inventar seus próprios jogos de rua, ou tentar algumas das idéias abaixo:
  • rodas – crianças adoram a oportunidade de usar suas bicicletas, patins e patinetes na rua;
  • giz – crianças inventam são capazes de fazer lindos desenhos no asfalto que embelezam a rua;
  • bolas – um jogo de queimada, ou até uma partida de futebol são excelentes possibilidades;
  • jogos de rua tradicionais – brincadeira velha é brincadeira boa – as crianças irão amar conhecer as brincadeiras que seus pais e avós brincavam.
Quem precisa lembrar ou ter novas idéias de brincadeiras tradicionais, vale conferir algumas mapeadas pelo projeto Território do Brincar.
Uma opção interessante é organizar “sessões de brincadeira de rua”, abrindo as ruas para as crianças e limitando o trânsito motorizado por algumas horas no contraturno escolar. Dessa maneira as crianças podem brincar na pista e também nas calçadas.
Moradores podem ter acesso com seus automóveis e até mesmo deixá-los estacionados na rua. Restrições de trânsito podem ter requisitos burocráticos ou no mínimo sinalização viária com cones para lidar com os automóveis. As crianças devem ser encorajadas a fazer o que sentirem vontade: elas podem pintar o asfalto com giz, jogarem futebol, ou brincar com suas bicicletas e patinetes.
Festas de rua
Uma festa de rua é um pequeno evento particular organizado por moradores para moradores e que envolve comidas, bebidas, brincadeiras e música. Em geral envolve o fechamento da rua para trânsito motorizado e fazer um requerimento formal para as autoridades locais. Pode ainda ser necessária uma autorização para tocar música ao vivo ou comercializar bebidas.
Uma festa de rua é uma maneira maravilhosa para:
  • encontrar e conhecer seus vizinhos;
  • aproveitar a rua livre de carros;
  • dar às crianças a chance de experimentar brincar na rua em um ambiente seguro, sem tráfego e com muitos adultos para supervisioná-las.
Festas de rua são excelentes eventos teste para a implementação de ruas de lazer, uma política municipal de abertura do espaço viário para pessoas que já é lei em diversas cidades brasileiras.
O projeto Prioridade Absoluta tem modelos de como fazer uma requisição para uma rua de lazer. Além disso, a organização inglesa “Streets Alive” oferece uma série de informações sobre como organizar uma festa de rua.
Para todas as idades, as ruas foram feitas para brincar
Esse post é uma tradução adaptada do texto: Street play and events disponível na página da Sustrans.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Projeto transfere para a União pagamento de piso dos professores da educação básica

Um projeto (PLS 155/2013) do senador Cristovam Buarque (PDT–DF) transfere para o governo federal a responsabilidade por arcar com o piso salarial dos professores da educação básica. Pelo texto, o valor deve ser pago diretamente pela União aos professores, desde que passem por uma seleção prévia, por critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação. Cristovam lembra que apesar de ser previsto pela Constituição, o piso dos professores só foi regulamentado por lei em 2008. Mas muitos estados e municípios ainda se recusam a pagar o salário, alegando incapacidade financeira.
O relator na CCJ, o senador José Maranhão (PMDB-PB) é favorável à proposta, que pode ainda passar pela CAE. Requerimento com esse objetivo está pronto para ser votado no Plenário.
Ouça a reportagem completa:
(Rádio Senado, 21/09/2015)

Por CNTE

domingo, 20 de setembro de 2015

A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Educação Pública, Eu Apoio
3.000
2.389
2.389 assinaturas. Vamos chegar a 3.000

O ano de 2013 é fundamental nesse processo porque várias decisões centrais para o futuro da educação no Brasil estão em pauta: Plano Nacional de Educação (PNE): O PNE estabelece várias metas com impacto direto. Entre elas, a previsão da destinação de 10% do PIB brasileiro para a educação até 2020. Atualmente, o Brasil destina apenas 5% do PIB para a educação. A aprovação do PNE pelo Senado é urgente. Respeito à Lei Nacional do Piso do Magistério. Promulgada em 2008, a Lei que estabelece o valor mínimo e inicial da carreira do magistério, que atualmente corresponde a R$ 1.567, conforme orientação do MEC, ainda não é cumprida por 10 estados brasileiros. E outros 11 estados não respeitam integralmente a lei. Royalties do petróleo: atualmente, os recursos dos royalties do petróleo não tem um destino definido. A CNTE defende a destinação de 100% dos royalties para a educação, ajudando a financiar a meta de 10% do PIB e outros itens do PNE.