Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

domingo, 20 de dezembro de 2015

QUE TAL LOCALIZAR, NUM MAPA VIRTUAL, QUALQUER CIDADE DO MUNDO ATRAVÉS DE SEUS VALORES DE LATITUDE E LONGITUDE?


Essa sugestão vai, especialmente, para os professores de Geografia, mas, também, para todos que se interessam pelo assunto. 
Alguns conceitos e definições não são tão intuitivos e podem gerar alguma confusão na cabeça dos alunos nessa disciplina, assim como em qualquer outra. Por exemplo, o que são latitude e longitude?

Para contribuir com essa temática, pode-se pensar em uma abordagem com a utilização de uma página da internet com códigos de programação - Calma! Vocês não terão de programar nada - que, quando alterados nos pontos certos, mostram regiões em um mapa da Google com determinadas cidades de acordo com suas longitudes e latitudes.

Para começar, observem a imagem abaixo - se for necessário, clique sobre ela para ampliá-la.


Código e mapa


Ao acessar esse link, vocês serão direcionados para a página representada na imagem acima. Assim que ela se abrir, altere os valores de latitude - o da seta azul, à esquerda, dentro do parênteses, - e de longitude - o da seta vermelha, à direita - no código editável disponível, para ver o resultado no mapa à sua direita na página em questão.

Os valores, inicialmente colocados no código da página, são, aproximadamente, da cidade de Londres. 

Para ter acesso a vários valores de latitude e longitude de muitas cidades ao redor do mundo e inseri-los no código, o site 24TimesZones me parece ser muito adequado. 

Alguns pontos que podem ser discutidos e aprendidos com esse tipo de proposta:

  • O que é latitude
  • O que é longitude
  • O que significam os valores positivos e negativos
  • O que são coordenadas em graus decimais e em graus e minutos decimais
  • Previsão da localização de algumas cidades alterando-se os valores de latitude e longitude no código disponível e posterior conferência do resultado em tempo real
  • Reflexão sobre as previsões feitas no item anterior 
  • Aprendizagem mais significativa por conta da aplicação prática e em tempo real do que se pretende descobrir

 Enfim, a criatividade é o limite como dizem por aí. Esse é um tipo de exemplo de como a tecnologia, a meu ver, pode contribuir para agregar valor à prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Possível efeito colateral em alguns alunos e professores: ficar curioso e querer aprender mais sobre o código disponibilizado na página. Aí, já é outra conversa. 

Enjoy!

By prof. Carlos Sanches