Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novas formas de trabalhar na sala de aula... com o celular



Que tal acrescentar em seu planejamento uma semana de diagnóstico? E se o diagnóstico da turma for realizado com auxílio do celular?


Veremos algumas dicas de como diagnosticar uma sala de aula através da utilização do celular como ferramenta auxiliar das práticas de ensino:
Comece com uma apresentação onde cada aluno, após formarem duplas, entrevistará o colega com utilizando a ferramenta gravação de voz;


Para as aulas de geografia, dependendo do ano (série), pode-se utilizar a ferramenta fotografia para registrar um espaço da escola. Pode ser a quadra, sala de leitura, sala de aula, fica a critério do aluno. Essa atividade proporciona rever vários conteúdos como espaço geográfico e espaço natural, políticas públicas para a melhoria da educação, transformações no espaço, o homem e a natureza, globalização entre outros;


Na matemática, podemos utilizar a calculadora para rever as 4 operações, resolução de problemas, cálculos matemáticos, expressões...;

Os mesmos registro realizados na aula de geografia pode ser aproveitado para ciências, história e línguas portuguesa e estrangeira. Em ciências, permite voltar aos conceitos de ambiente, habitat, sustentabilidade. Em história, os fatos históricos, conceito de História, escala de tempo com a construção de gráficos do surgimento da escola até os dias atuais. Em línguas é possível relembrar os tipos de linguagens, ortografia, conjugação de verbos, tradução, pronoums, adjectves entre outros.
O celular é, sem dúvida alguma, a nova tecnologia educacional capaz de otimizar as práticas de ensino, dinamizar as aulas e despertar o interesse do alunado pelos conteúdos trabalhados em sala de aula. Então, mãos à obra e bom retorno a todos!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Banco Internacional de Objetos Educacionais disponibiliza conteúdo pedagógico para profissionais de educação

O Banco Internacional de Objetos Educacionais é um espaço virtual criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI e outros. Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, elaborados em diferentes formatos – como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, entre outros.

Priorizam-se materiais considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais. Este repositório está integrado ao Portal do Professor, também do Ministério da Educação.

Espera-se ainda, com este repositório, estimular e apoiar experiências individuais dos diversos países, ao mesmo tempo em que se promove um nivelamento de forma democrática e participativa. Assim, países que já avançaram significativamente no campo do uso das tecnologias na educação poderão ajudar outros a atingirem o seu nível.

Uma vez que este portal conta com recursos de diferentes países e línguas, professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os recursos em sua língua materna, traduzir os que estão em outra língua, assim como publicar as suas produções em um processo colaborativo.

Os materiais publicados neste espaço estão disponíveis para os gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, pesquisadores, gestores de veículos de comunicação com viés educacional, bem como os professores da educação básica, profissional e superior e produtores de recursos pedagógicos digitais.

Atualmente, o Banco possui 12.228 objetos publicados, 3.093 sendo avaliados ou aguardando autorização dos autores para a publicação e um total de 1.898.983 visitas de 164 países.

Acesse: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Com informações do Ministério da Educação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Do que é preciso se proteger na internet

Talvez você não saiba o que estas palavras aí abaixo significam, mas você já pode ter vivido alguma destas situações ou quem sabe conhece alguém que já passou por um problema deste tipo.
  • Cyberbullying - Usar a internet (através de comunidades, redes sociais, e-mails, torpedos, blogs e fotologs) para humilhar e ofender alguém de forma constante. Palavra em inglês que se pronuncia “ssaiberbúliing”.
  • Happy Slapping - Evolução do cyberbullying em que a agressão acontece no mundo real. O agressor fotografa ou filma as cenas de agressão para depois mostrá-las na internet. Expressão em inglês que se pronuncia “répi islépin” – leia a história em quadrinhos “Mais respeito”.
  • Stalking Behavior - Perseguição em que a vítima tem sua privacidade invadida repetidamente e de diversas maneiras - por exemplo, pode ser alguém que insiste em mandar e-mails, publicar mensagens no Orkut, chamar no MSN etc. Em inglês, pronuncia-se “istálquin birreiviôr” – leia a história em quadrinhos “Perseguição”
  • Phishing – É quando informações particulares ou sigilosas são capturadas por pessoas mal intencionadas para depois serem usadas em roubo ou fraude. Isso pode acontecer, por exemplo, se seu pai ou sua mãe recebe um e-mail pedindo para confirmar o número do CPF ou o login e a senha de acesso ao banco na internet. Com essas informações, o criminoso pode roubar o dinheiro que estiver na conta. Em inglês, pronuncia-se “fíchin”.
  • Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a polícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça – leia a história em quadrinhos “Te pego pelo IP”.
  • Difamação, injúria e calúnia – É quando alguém escreve na internet informações falsas e prejudica uma pessoa. Também ocorre quando se faz ofensas e acusações maldosas dizendo que uma pessoa cometeu um crime, que é desonesta ou perigosa.
  • Falsa identidade – Quando alguém mente sobre seu nome, idade, estado civil, sexo e outras características para alguma vantagem ou prejudicar outra pessoa – isso é falsa identidade. Pode acontecer numa rede social, por exemplo, se um adulto mal intencionado criar um perfil fingindo ser um adolescente para se relacionar com usuários jovens.
  • Discriminação – Acontece quando alguém publica uma mensagem ou uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa. Isso acontece mais frequentemente em redes sociais – é só lembrar das comunidades do tipo “Eu odeio…” – leia a história em quadrinhos “Eu odeio”.
  • Estelionato – Ocorre quando o criminoso engana a vítima para conseguir uma vantagem financeira. Pode acontecer em sites de leilões, por exemplo, se o vendedor enganar o comprador recebendo o dinheiro sem entregar a mercadoria.
  • Pirataria – É copiar ou reproduzir músicas, livros e outras criações artísticas sem autorização do autor. Também é pirataria usar softwares que são vendidos pelas empresas, mas o usuário instalou sem pagar por eles. A pirataria é um grande problema para quem produz CDs, filmes, livros e softwares. Na área de informática, aproximadamente 41% dos softwares instalados em todo o mundo em 2009 foram conseguidos ilegalmente – link para a história em quadrinhos “Pirataria tem preço”.
Crimes realizados através da internet podem levar a punições como pagamento de indenização ou prisão. As punições para menores de 18 anos são diferentes, mas elas existem – pode ser prestação de serviços à comunidade ou internação em uma instituição.