Que tal acrescentar em seu planejamento uma semana de diagnóstico? E se o diagnóstico da turma for realizado com auxílio do celular?
Veremos algumas dicas de como diagnosticar uma sala de aula através da utilização do celular como ferramenta auxiliar das práticas de ensino:
Comece com uma apresentação onde cada aluno, após formarem duplas, entrevistará o colega com utilizando a ferramenta gravação de voz;
Para as aulas de geografia, dependendo do ano (série), pode-se utilizar a ferramenta fotografia para registrar um espaço da escola. Pode ser a quadra, sala de leitura, sala de aula, fica a critério do aluno. Essa atividade proporciona rever vários conteúdos como espaço geográfico e espaço natural, políticas públicas para a melhoria da educação, transformações no espaço, o homem e a natureza, globalização entre outros;
Na matemática, podemos utilizar a calculadora para rever as 4 operações, resolução de problemas, cálculos matemáticos, expressões...;
Os mesmos registro realizados na aula de geografia pode ser aproveitado para ciências, história e línguas portuguesa e estrangeira. Em ciências, permite voltar aos conceitos de ambiente, habitat, sustentabilidade. Em história, os fatos históricos, conceito de História, escala de tempo com a construção de gráficos do surgimento da escola até os dias atuais. Em línguas é possível relembrar os tipos de linguagens, ortografia, conjugação de verbos, tradução, pronoums, adjectves entre outros.
O celular é, sem dúvida alguma, a nova tecnologia educacional capaz de otimizar as práticas de ensino, dinamizar as aulas e despertar o interesse do alunado pelos conteúdos trabalhados em sala de aula. Então, mãos à obra e bom retorno a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário