Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pronatec vai ofertar mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da rede pública


Secretaria de Estado da Educação oferta cerca de 2.300 vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada
Pronatec vai ofertar mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes para alunos da rede pública
Secretária Josicleide Moura
Texto: Ana Paula Lins e Tayana Moura
Foto: Valdir Rocha


Alunos da rede pública estadual, matriculados no ensino médio, terão mais uma oportunidade de capacitação profissional gratuita. Com inscrições previstas para março, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em 2013, vai ofertar 10.395 vagas em cursos de diversas áreas. Os estudantes terão transporte e alimentação custeados pelo Programa.
Este ano, a Secretaria de Estado da Educação, além de demandante, também será ofertante de cursos. Serão oferecidos tanto cursos técnicos, com duração de dois anos (carga horária de 800 horas), quanto de Formação Inicial e Continuada (FIC), com carga de 200 horas. Ao todo, a pasta ofertará 2.924 vagas em diversas áreas.
“É uma conquista para nós, como Secretaria Estadual, nos colocarmos também como ofertantes de cursos, não apenas como demandantes. Esta medida faz parte de uma ação prioritária dentro da modernização da gestão da pasta. Nossos alunos terão acesso a cursos com formação sólida, que os qualificarão para a inserção no mercado de trabalho”, destaca a secretária adjunta da Educação e gestora do Pronatec, Josicleide Moura.
As 7471 vagas restantes estão distribuídas entre as instituições parceiras, como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/UFAL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Logo após o feriado de carnaval, a Educação Estadual, por meio da secretária adjunta Josicleide Moura, vai se reunir com os parceiros ofertantes para definir detalhes acerca do processo de matrícula, mobilização dos alunos e divulgação dos cursos.
“A partir de março, vamos divulgar a oferta de cursos na mídia, nas redes sociais, nas escolas e nos centros de educação profissionalizante. Será uma oportunidade para nossos alunos conhecerem como funcionam esses cursos e qual a sua expectativa de empregabilidade dentro do mercado de trabalho”, esclarece.
As qualificações são gratuitas e voltadas exclusivamente a estudantes do ensino médio da rede pública, estadual com enfoque especial para alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial.
Cursos ofertados pela SEE –  Os cursos oferecidos pela SEE serão ministrados nos municípios de Arapiraca (Escola Estadual Pedro de França Reis), Maceió (Centro de Educação Profissional Aurélio Buarque de Hollanda e Escola Estadual Benedita de Castro), Coruripe (Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão), Teotonio Vilela (Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela) e Santana do Ipanema (Escola Estadual Mileno Ferreira).
Os cursos estão divididos em sete eixos tecnológicos: eixo de infraestrutura, que inclui cursos como eletricista e aplicador de revestimento cerâmico; eixo de Turismo, que inclui cursos como barman, garçom, camareira e técnico em hospedagem; o eixo Gestão e Negócio, que inclui cursos de técnico em administração; eixo Ambiente e Saúde, que inclui curso de recepcionista em serviços de saúde e cabeleireiro; eixo de controle e processos industriais, que inclui instalador de acessórios automotivos, soldador, técnicos em análises químicas; eixo de desenvolvimento educacional e social, que atende a uma demanda do Pronatec Copa, ofertando cursos de espanhol básico e intermediário, inglês básico e intermediário;e, por fim, eixo de Informação e Comunicação, que oferece cursos de operador de computador, montador e reparador de computador e desenhista de produtos gráficos.

Por Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário