Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Série Professor Criativo vai publicar livro com práticas pedagógicas inovadoras

Será lançado, no próximo dia 15 de outubro (Dia do Professor), em Recife-PE, o livro Cultura Digital na Escola junto com o Edital de Chamada de Capítulos para a Série Professor Criativo. A iniciativa conjunta do Estúdio Abble de Aprendizagem, da Pipa Comunicação e do Grupo de Pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) pretende reunir a produção de educadores de todo o Brasil para compor uma coletânea de textos em volume especial digital a ser lançado em 2016.
“A motivação para lançar o edital foi a de valorizar o profissional de educação. Desejamos que a chamada mobilize a rede nacional de especialistas a fazer parte de um amplo processo de construção coletiva de práticas contemporâneas de ensino”, destaca o autor e idealizador do projeto, professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), Alex Sandro Gomes.
chamada-professor-criativo-006

A chamada é aberta a professores de todas as áreas e níveis de atuação, que tenham interesse em apresentar reflexões e experiências sobre práticas pedagógicas inovadoras. “Queremos mostrar aos professores que eles também podem ser agentes de transformação na prática de outros docentes. Há muito conteúdo sendo produzido e discutido e é importante registrar e garantir a difusão dessa produção”, explica a editora executiva da Pipa Comunicação, Karla Vidal.

Os capítulos devem ser inéditos ou adaptações de textos anteriormente publicados, desde que não tenham sido publicados em formato livro. Os textos podem apresentar relatos de experiência, análises, pesquisas ou qualquer outro tipo de contribuição em prol da educação, desde que esteja relacionada a um dos temas previstos no edital:
  1. Pensamento Computacional;
  2. Fora da caixa: docência, formação e novas tecnologias;
  3. Novas culturas de aprendizagem: espaços maker, ensino híbrido e gamificação;
  4. Criatividade e iniciativas de aprendizagem fora da sala de aula;
  5. Recursos Digitais Educativos: objetos de aprendizagem, apps, redes sociais e afins;
  6. Educação Aberta: teoria e prática;
  7. Arte, Literatura e Comunicação em Ambiente Digital;
  8. Inclusão Digital e Práticas de Letramento.
O volume especial terá distribuição gratuita através do ambiente online da Livraria da Pipa Comunicação e será constituído pelos dez capítulos mais bem avaliados pela comissão de organização, que é composta por professores de diferentes instituições de ensino superior. São eles: Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE), André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/UFAL). A mesma comissão assinará a organização do livro.
As inscrições são gratuitas e vão até 30 de novembro de 2015. A divulgação dos textos selecionados e editoração do livro digital será feita em janeiro de 2016. O edital completo está disponível aqui.
Cultura-Digital-na-Escola
O livro Cultura Digital na Escola – habilidades, experiências e novas práticas, de autoria dos pesquisadores Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva e Ivson Henrique Bezerra dos Santos, é o primeiro volume da Série Professor Criativo. O livro surge com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências não só para a simples inserção das tecnologias nas práticas educativas, mas também para tornar os professores capazes de propor e construir situações e espaços de aprendizagem cada vez mais criativos e inovadores. Está disponível nos formatos impresso e digital.

Com informações http://salaaberta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário