Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alunos produzem programa de rádio com notícias da escola


As notícias do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, circulam por toda a cidade de 11 mil habitantes e chegam até os municípios vizinhos no estado de Santa Catarina. Os alunos da escola apresentam um programa na Rádio Caiçara FM todos os sábados, às 11h.


A atividade começou em 2013 e ajuda os alunos a se manterem informados sobre os assuntos que envolvem a educação, além dos fatos importantes que são debatidos pela mídia na região, no Brasil e no mundo. O programa “Conexão Giese” conta com a participação de oito alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 17 anos.



Os estudantes que se destacam com uma boa leitura e têm disponibilidade para participar do projeto são escolhidos para fazer o programa. De acordo com a professora de Filosofia Claudiana Lang, que coordena o projeto, o objetivo é levar informações sobre o que acontece na escola aos pais e para a comunidade em geral. “Tratamos de temas que influenciam os jovens, assuntos que envolvem a educação em si e outros que estão na mídia”, explicou a professora Claudiana.



A direção e a equipe pedagógica do colégio também participam com recados e informações a cada programa. A aluna Letícia Aparecida Suerst, 16 anos, do 3º ano, disse que foi através do projeto que se interessou em participar do grêmio estudantil do colégio. Ela é locutora do programa.



“Temos uma abrangência cultural bem grande fazendo o programa. A gente tem um aprendizado bem maior participando da rádio, estudamos bastante o conteúdo que vamos abordar”, disse Letícia. Atualmente, os alunos falam sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde os detalhes sobre o edital do exame até as datas das provas.



“Também informamos sobre as datas dos vestibulares, que muitos alunos não sabem direito. Os estudantes do colégio participam, sugerem temas e músicas”, conta Letícia, que pretende fazer o vestibular para Direito. “A rádio me ajudou bastante na escolha do curso que vou fazer, vi que gosto bastante de falar”.



Simony Aparecida Cantelle, 17 anos, do 3º ano, também é locutora. Durante a semana elas conversam com a professora Claudiana para combinar os assuntos de cada edição. As pesquisas são feitas em casa. “Desde o início evoluímos bastante. Agora a gente consegue se expressar bem melhor. A rádio me ajudou neste ponto, agora sou bem mais comunicativa. No vestibular estou pensando em fazer Psicologia ou Jornalismo”, disse Simony.



No último programa os alunos falaram sobre imigração, em razão dos problemas dos refugiados na Síria. “Fazer o programa da rádio nos ajuda a ficar mais informados e isso contribui bastante no vestibular e no Enem, pois sempre estamos discutindo os assuntos do momento”, definiu Simony.

Por http://www.educacao.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário