Thinkstock
Treinamento de mídia social está se tornando cada vez mais fundamental para muitas empresas nos dias de hoje. Embora a prática tenha começado como um adicional na área de comunicação, agora, companhias como PepsiCo, Adidas e HP não só tornaram a plataforma parte do currículo, como oferecem treinamento para os seus funcionários sobre o tema.
Uma motivação óbvia para formalizar programas e políticas de mídias sociais em uma empresa é evitar um desastre nas redes sociais. Um exemplo é o vídeo "Dirty Domino’s Pizza" (Pizza suja da Domino’s), em que dois funcionários da rede aparecem brincando com os alimentos durante a preparação. O resultado? Ambos foram demitidos e presos sob a acusação de adulteração de alimentos. Três anos depois, quando se faz uma pesquisa no Google sobre a empresa, esse vídeo é o quinto resultado encontrado.
Empresas como Unisys, Sprint e HP têm um treinamento de mídias sociais para evitar esse tipo de crise e mostrar aos funcionários como as redes sociais podem ser ferramentas valiosas do negócio, que podem aumentar desempenho e produtividade.
Segundo Sara Folkerts, gerente de mídias sociais da Sprint, os funcionários muitas vezes ficam confusos em como usar a rede interna de forma correta. Ela notou que os empregados se esquecem das regras assim que ficam on-line. Por causa disso, a empresa decidiu estabelecer algumas regras gerais específicas para a internet.
Mas implementar esse treinamento não é um processo simples. Aqui vão cinco passos que simplificarão a medida e ajudarão no futuro da sua empresa.
1. Comece cedo
Na Unisys, a primeira coisa que os novos funcionários tomam conhecimento é a política de redes sociais. É um dos passos da contratação. “Nós começamos a tratar do assunto no primeiro dia de trabalho do novo empregado. Logo, teremos um vídeo explicativo sobre como agir nas redes sociais”, afirma Gloria Burke, diretora do departamento de conhecimento e colaboração da empresa. Criar um treinamento para novos funcionários envia uma mensagem para todos os outros de que existem regras nas mídias sociais.
2. Crie uma marca para o programa de treinamento de redes sociais
Os funcionários ficam mais entusiasmados e comprometidos e sentem que fazem parte de uma marca. Na Sprint, o programa de treinamento de redes sociais é chamado Sprint Ninja. A empresa incluiu alguns dos princípios relacionados às artes marciais, como autocontrole, moderação e cortesia, e os colocou no programa. Os cerca de 2.400 voluntários fazem um workshop de duas horas para conseguir seu certificado Ninja. O próximo passo é desenvolver uma versão on-line do programa.
3. Seja específico e explícito sobre o que pretende
Para muitas pessoas, é complicado entender a fusão de “social” com “trabalho”. Na Sprint, por exemplo, foram apresentadas sugestões de tweets e posts no Facebook para os seus funcionários. Isso fez com que os empregados se sentissem apoiados. Outra ideia é sugerir que, quando tratarem da empresa, coloquem, à frente da frase: “doando meu post para a [nome da empresa]”. “Eles acham isso tranquilizante, pois mistura trabalho e vida social, mas, ao mesmo tempo, as duas coisas continuam distintas”, afirma Sara.
4. Inclua mecanismos de jogos para engajar e recompensar os funcionários
As empresas devem entender que, apesar de redes sociais serem divertidas, são uma responsabilidade a mais para os funcionários. Por isso, usar técnicas de jogos para engajar, reconhecer e até recompensar quem completar o treinamento são uma boa estratégia. Alex Flagg, diretor de redes sociais da HP, acredita que o sucesso da empresa se deve também a essa estratégia.
5. Crie um veículo para melhoramento contínuo
Faça com que exista um meio para que os funcionários treinados compartilhem suas práticas com os outros. Como é algo social, os supervisores devem permitir e encorajar conversas durante o processo de treinamento. Eles também devem ouvir as experiências dos seus funcionários e estarem dispostos a se adaptarem ao retorno que receberem.
FORBES BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário