Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Live Mensseger

Todos juntos e agora

As mensagens instantâneas são uma febre entre os jovens. Enquanto estudam, navegam em sites e até mesmo jogam no computador, estão sempre conectados aos amigos, conversando com eles numa linguagem cifrada, cheia de abreviações que muitos pais (e professores) não conseguem decifrar. Mas este aparente descompromisso com a linguagem formal não impede a comunicação, pelo contrário.
E se os jovens gostam tanto de se conectar, uma grande possibilidade para os professores é aproveitar esta disposição para criar atividades didáticas que mobilizem a capacidade dos alunos de trocar ideias e informações.
 

Comunicação sem fronteiras

O Live Messenger – também conhecido como MSN - é um aplicativo que permite a comunicação em tempo real entre duas pessoas ou um grupo, desde que conectados à internet. Para utilizá-lo é muito simples, basta criar uma conta no Windows Live (que é a mesma para quem tem uma conta de Hotmail, por exemplo), e adicionar seus amigos para se comunicar com eles.
O Messenger permite ainda que você fale com um amigo ou com vários ao mesmo tempo – em grupos de até 20 pessoas. É possível conversar por texto, áudio ou vídeo – veja abaixo o tutorial de como usar a webcam. Permite ainda personalizar seu ambiente, com uma foto, animação ou vídeo como imagem de exibição. Todas as funcionalidades são gratuitas e basta soltar a imaginação para criar possibilidades ainda maiores de integração.

Trocar ideias a qualquer momento

O uso pedagógico do Messenger ainda está longe de concretizar todo o seu potencial. Uma das possibilidades é o professor monitorar o trabalho de grupos, que se reúnem virtualmente para discutir trabalhos, pesquisas e produções. Também pode usar o MSN como um recurso de acessibilidade para seus alunos tirarem dúvidas, ganhando tempo nas explicações – a resposta a uma dúvida pode ser compartilhada para todo o grupo de alunos, por exemplo.
Isso sem falar da facilidade de contatar todos os alunos para lembrá-los das agendas de trabalhos, reuniões ou provas; ou para enviar textos para estudo.

Janelas de aprendizagem

Quem nunca quis ter um amigo fera em matemática ao seu lado na hora de estudar para a prova? Ou alguém que o ajude a revisar um texto para ser entregue em poucas horas. Nesses momentos, estar próximo dos amigos por meio das mensagens instantâneas faz toda a diferença.
Estudar juntos mesmo a distância, resolver problemas coletivamente, fazer reuniões virtuais – tudo isso e mais é possível usando o Live Messenger, um grande aliado dos alunos para sua aprendizagem.
E o melhor: as janelas que se abrem no canto da tela podem se transformar em verdadeiros fóruns, em que cada amigo contribui para a elaboração de relatórios, trabalhos de pesquisa, envio de arquivos ou estudo coletivo.

Por Conteúdos Educacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário