Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Comunidade Conectada

Cidadania e tecnologia caminham juntas

Mais do que nunca, o acesso aos conhecimentos de tecnologia tornou-se uma necessidade para quem deseja crescer e se desenvolver, adaptando-se às grandes mudanças que vêm ocorrendo no mundo no século XXI. Proporcionar treinamento em tecnologia pode ajudar a criar oportunidades socioeconômicas capazes de transformar e melhorar a vida das pessoas e comunidades.
Com esse objetivo, o Programa Comunidade Conectada, parceria do Instituto Ayrton Senna e Microsoft Brasil, surgiu em 2005 como uma solução educacional para Centros de Tecnologia Digital, com a proposta de incluir digitalmente moradores de comunidades de baixa renda, transformando seus potencias em competências e habilidades para a vida e para uma melhor performance no mercado de trabalho.
Os cursos não exigem nenhuma experiência anterior com tecnologia ou software e são voltados para informações introdutórias e tecnologia de comunicações: introdução à computação e informática, internet e rede mundial de computadores e mídia digital.
O programa teve adesão de diversas entidades não governamentais que se beneficiaram da metodologia desenvolvida, buscando a utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem para melhorar a vida das pessoas e a da comunidade local.
 

Inclusão digital para a vida

O Programa foca sua atenção em uma inclusão digital real, ou seja, os participantes não apenas obtêm acesso à tecnologia e aos softwares, mas se capacitam para utilizá-los de modo a promover seus interesses e desenvolver competências que resultam na melhoria da qualidade de vida.
Dessa forma, a inclusão digital se volta ao desenvolvimento dos potenciais que cada um traz consigo, transformando-os em competências para a construção de uma vida com mais qualidade.
Aprimorar a gestão
As instituições que ministram o Programa também se beneficiam: desenvolvem novas práticas de gestão dos centros de tecnologia, de organização do trabalho e de avaliação das competências e habilidades obtidas pelos participantes dos cursos. Como parte da proposta metodológica, os gestores, monitores e colaboradores aprendem novas práticas de colaboração e parceria, trabalhando em sintonia para a realização plena dos objetivos pedagógicos.

Por Conteúdos Educacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário