Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Workshop de Educação Microsoft 2011 – Palestras


Para discutir temas importantes para o futuro da educação brasileira, no dia 03 de agosto, em paralelo a entrega do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores , foi realizado o Workshop de Educação Microsoft Brasil 2011, que contou com a participação de pessoas renomadas na educação no país.
O evento foi dividido em três painéis que abordaram a educação brasileira nos últimos 25 anos, os próximos passos para o futuro e os desafios de combinar conteúdo e gestão nos Ensinos Fundamental e Médio. Além disso, houve uma apresentação de um caso de sucesso com uso da tecnologia na educação.
O primeiro painel contou com a participação de Angela Dannemann, diretora da Fundação Victor Civita. Ela mostrou, através de números, como a educação vem crescendo e melhorando nos últimos 25 anos. Em seguida o professor Mozart Ramos, Conselheiro do Movimento Todos Pela Educação, falou dos desafios da educação no Brasil para o futuro, mostrando que ainda há muito que melhorar.
Para falar sobre gestão escolar, o segundo painel contou com a presença do Subsecretário de Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro, Rafael Parente, que abordou a uniformização e alta disponibilidade de conteúdos, mostrando o exemplo da Educopédia , uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades auto-explicativas de forma lúdica e prática. Após essa apresentação, o presidente do ICE (Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação), Marco Magalhães, falou sobre a transformação do Ensino Médio pela melhor prática de gestão.
No terceiro painel, o diretor de educação da Dell, João Giampietro, apresentou um caso de sucesso de Hortolândia/SP, mostrando que mesmo que nem todas as escolas tenham ou utilizem  o laboratório de informática, o ensino digital funciona, pois a maioria dos alunos tem acesso ao computador e à internet por meio de lan houses ou na própria casa.  Finalizando as palestras, Vera Cabral, Diretora da Escola de Formação de Professores – SEE São Paulo, falou rapidamente sobre seu trabalho e apresentou um vídeo mostrando o Projeto de Educação Continuada.

Para ter acesso ao conteúdo das palestras, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário