Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Escolas de 8 países da América Latina usarão tablets nas salas de aula

Escolas particulares de oito países da América Latina começarão a utilizar tablets em suas salas de aula, como parte do projeto educativo organizado pelo Grupo Santillana, informaram seus diretores nesta quarta-feira à Agência Efe. O Sistema Uno será lançado inicialmente em 238 escolas de nível básico do México,onde 65 mil alunos usarão iPads como ferramentas de estudo a partir da próxima segunda-feira.
Em seguida, a plataforma será aplicada na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala e Honduras, onde se pretende criar a maior rede de escolas de região ibero-americana.
A iniciativa conta com vários parceiros, entre eles, o Discovery Education e a Apple, que já promove em Cingapura projetos de tecnologia parecidos com o Sistema Uno.
Em entrevista à Efe, o diretor internacional do projeto, o argentino Pablo Doberti, explicou que a ideia é, levar o Sistema Uno para 22 países ibero-americanos, incluindo Espanha e Portugal em um prazo de dois anos. As escolas privadas cobrarão uma taxa anual de 3.990 pesos (US$ 327) para cada aluno, e 1,4 mil pesos a mais (US$ 115) caso queiram participar do programa mais avançado, com iPads para todos os alunos no sala de aula.
Inicialmente só existem 12 mil iPads no México, por isso o acesso ao programa com aparelhos para cada aluno é limitado. Nos demais casos, quem usará o equipamento será o professor, como meio de ajuda nas salas de aula.
Os tablets não são comprados, é a escola que os adquire com o conteúdo educativo pronto para que os estudantes possam usá-los. Segundo Doberti, os tablets apresentam vantagens sobre os quadros-negros tradicionais, como menor peso, autonomia, capacidade e fácil manuseio.
Tais ferramentas digitais não pretendem eliminar os instrumentos tradicionais como o livro ou o quadro-negro, porque a proposta "não contém uma hegemonia digital no mundo educativo", lembrou Doberti.
Já o vice-diretor internacional do Sistema Uno, Ricardo Rubio, disse à Efe que a grande virtude da proposta é que com ela cria-se um "processo do mundo digital" nas escolas. "A proposta procura causar uma integração maior com os demais, professores, companheiros de sala de aula e pais, acrescentou".
Por enquanto, o programa não entrará nas escolas públicas a menos que alguma autoridade demonstre interesse.
EFE 
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário