Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Protagonismo juvenil foi tema de Twittencontro nesta 5ª feira (25)

Nesta 5ª feira, 25 de agosto, o Portal Pró-Menino promoveu um Twittencontro com a diretora do Instituto Sou da Paz, Luciana Guimarães, para debater a questão do protagonismo juvenil. O desenvolvimento desta temática integra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que crianças e adolescentes são entendidos como “sujeitos de direitos”, ou seja, devem estar no centro das políticas de atenção para este segmento.
Em meio às diversas perguntas enviadas pelos internautas que enriqueceram o debate, Luciana abordou o papel dos grêmios estudantis como uma boa forma de exercício deste protagonismo no ambiente escolar. Para ela, o grêmio é uma forma de mobilização, pois funciona como um ótimo canal de diálogo com os jovens. A avaliação da diretora tem como base muito da experiência adquirida a partir do projeto Grêmio em Forma, iniciativa desenvolvida nos últimos anos pelo Instituto Sou da Paz, que tem como propósito incentivar e assessorar a formação de grêmios estudantis. Por meio deste projeto, jovens são estimulados a exercer sua cidadania através da proposição, discussão, discordância e negociação de seus projetos de maneira democrática e pacífica.
Deste projeto nasceu um caderno que traz de forma simples e didática para os jovens o passo a passo com tudo que é preciso saber para a formação de um grêmio estudantil. Neste material é possível encontrar desde informações sobre a história do movimento estudantil no Brasil e a sua importância até modelos de estatutos e atas. Vale a pena conferir. Clique aqui para acessar o material.
Para saber mais também sobre outros tópicos discutidos durante o encontro, digite a #PJUV no Twitter.

Por Cleide Quinália / Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário