[1]
1. Apresentação
A Educação a Distância caracteriza-se como uma “modalidade educacional na qual a
mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a
utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e
professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
(Decreto nº 5.622, de 19/12/2005).
A Educação a Distância no Brasil foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto nº 2.494, de
10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. de 11/02/98), Decreto nº 2.561, de 27 de
abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial nº 301, de 07
de abril de 1998 (publicada no D.O.U. de 09/04/98). O Decreto 5.622, de 19 de dezembro
de 2005, regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394 e estabelece diretrizes e bases da
Educação Nacional.
A Coordenação Central de Educação a Distância – CCEAD – é um órgão da Vice-Reitoria
para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio e tem como função desenvolver, coordenar, apoiar
e promover as atividades de Educação a Distância da Universidade.
A CCEAD PUC-Rio obteve do Ministério da Educação, por meio da portaria número 4.207,
de 17 de dezembro de 2004, seu credenciamento para o oferecimento de cursos de Pós-
Graduação Lato Sensu a distância em suas áreas de competência acadêmica. Em 29 de
novembro de 2005 teve seu credenciamento ampliado para a oferta de cursos superiores
a distância por meio da portaria nº 4.068.
Este manual pretende oferecer ao aluno de pós-graduação, de maneira objetiva e prática,
as normas e parâmetros de notação, citação e referências, ou seja, padronização de
regras que facilitem a comunicação e compreensão de suas monografias.
Bom Trabalho!
[2]
2. Disposições Preliminares
• A elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação lato sensu a
distância faz parte dos requisitos mínimos para obtenção de título de especialista;
• O conteúdo do trabalho deve demonstrar uma boa familiaridade do estudante
para com o tópico escolhido bem como sua capacidade de análise e expressão na
forma escrita, empregando os conhecimentos teóricos e metodológicos obtidos
ao longo do Curso;
A apresentação desse trabalho segue a mesma estrutura de publicações científicas,
devendo ser feita com base nas normas técnicas divulgadas pela CCEAD PUC-Rio.
• Este documento normaliza a elaboração, apresenta a estrutura básica e define
regras gerais e específicas de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Tecnologias na Educação – na
modalidade a Distância da CCEAD PUC-Rio.
3. Elaboração
• Definição e delimitação do tema do trabalho;
• Definição dos objetivos da pesquisa, tanto em termos gerais como específicos;
• Revisão bibliográfica sobre o tema a ser pesquisado. Os textos mais importantes
devem ser resenhados e integrados ao trabalho;
• Especificação do trabalho, detalhando-se o estudo que será realizado, como será
abordado e os instrumentos que serão utilizados para este fim;
• Apresentação, análise e discussão das observações obtidas com o estudo;
• Descrição das conclusões obtidas com o estudo;
• Elaboração do relatório final, seguindo-se as normas técnicas contidas neste manual;
• A estrutura do trabalho deve seguir as disposições deste manual;
• Apresentação do trabalho à banca examinadora em um evento que ocorrerá na
capital de seu Estado.
[3]
4. Avaliação
• A banca examinadora será composta por dois professores (mestres ou doutores),
nomeados pela Coordenação Acadêmica do Curso;
• A Coordenação Acadêmica do Curso elaborará um calendário, fixando as datas e
prazos limites para entrega do trabalho final;
• O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) entregue após o prazo definido não mais
será aceito e somente poderá ser apresentado por ocasião da realização de uma
nova edição do curso1;
• Após a data limite de entrega dos TCCs e de sua correção pelo orientador, a
Coordenação Acadêmica divulgará a composição das bancas examinadoras, o
local e o horário em que deverá ocorrer a apresentação em seu Estado.
• O orientador deverá registrar, no documento de avaliação, além da nota atribuída
ao trabalho, apreciações que levem em consideração:
_ O interesse do estudante;
_ A frequência do estudante;
_ O cumprimento das várias etapas do plano de trabalho;
_ A entrega, na data programada, das versões solicitadas pelo orientador;
_ A qualidade do trabalho final, no que concerne à sua essência, conteúdo e
forma.
• Cada estudante terá um tempo máximo de 10 (dez) minutos para fazer a
apresentação oral de seu trabalho perante a banca examinadora no dia do evento
em seu Estado;
• A apresentação oral deverá ser feita com o apoio de um pôster ou painel, de
acordo com as orientações, de forma clara e objetiva;
• A nota de cada membro da banca examinadora deve considerar a sua
apresentação oral e o pôster exposto;
A atribuição da nota final será a média aritmética ponderada das notas dadas pelos
membros da banca com a nota dada pelo orientador. Na composição da nota final, a nota
1 Casos especiais serão decididos pela Coordenação Acadêmica do Curso.
[4]
do orientador terá o valor de 60% da nota final e cada membro da banca terá 20% na
composição da nota final;
• O representante da CCEAD informará, ao final do dia, como serão divulgados os
resultados. As notas serão informadas individualmente.
• Será considerado aprovado o estudante que tiver cumprido os requisitos de
frequência mínima exigida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
– PUC-Rio – e obtiver nota final igual ou superior a 7,0 pontos no TCC.
• O estudante terá uma semana, a contar da data da apresentação oral, para
realizar as correções que porventura tenham sido exigidas e/ou sugeridas pela
banca examinadora ao seu trabalho;
• A versão final do trabalho deverá ser entregue em versão digital. A nãoobservância
dessa exigência resultará na reprovação do estudante;
• O aluno que não entregar o TCC ou que não comparecer no dia e horário
marcados para a apresentação oral, fica automaticamente reprovado.
5. Sobre as Competências da CCEAD
• Compete a CCEAD supervisionar as atividades e fazer cumprir as normas contidas
neste regulamento;
• Elaborar o calendário de atividades, estabelecendo datas e prazos limites para a
entrega de relatórios finais e apresentações orais;
• Elaborar um cadastro dos professores orientadores disponíveis no curso,
detalhando suas respectivas áreas de pesquisa;
• Organizar as bancas examinadoras dos trabalhos;
• Realizar o encerramento do curso no evento em seu Estado e enviar as notas para
a Coordenação;
• Acompanhar de perto o processo de avaliação dos trabalhos, podendo
representar-se por um membro das bancas examinadoras;
• Cumprir e fazer cumprir toda a regulamentação relativa à elaboração do TCC na
CCEAD e decidir sobre os casos omissos neste regulamento.
[5]
6. Sobre as Competências dos Alunos
• O caso de plágio é considerado falta grave, estando seu praticante sujeito à
abertura de inquérito para as devidas providências legais;
• A compra ou cópia de trabalhos é considerada plágio, estando, assim, sujeitas às
penalidades legais mencionadas no item anterior;
• Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação.
7. Definição
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
A entidade que atua no País como foro nacional para normalização é a Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), criada em 1940. Representando a Internacional
Organization for Standardization e a Internacional Electrotechinal Commission (IEC), a
referida Associação é constituída de 28 Comitês por área de atividade humana, em que a
padronização se faz necessária, como é o caso do Comitê Brasileiro de Finanças, Bancos,
Seguros, Comércio, Administração e Documentação (CB-14), de interesse específico para
o objetivo deste documento, isto é, normas para documentação.
Entenda aqui normalização como conjunto de procedimentos padronizados que se
aplicam à elaboração de documentos técnicos e científicos, de modo a induzir e retratar a
organização do seu conteúdo.
Na área acadêmica, um trabalho bem normalizado oferece condições altamente
favoráveis à sua indexação e recuperação, o que facilita a comunicação científica.
Ademais, interessa duplamente ao pesquisador: pela certeza de que seu(s) trabalho(s)
apresenta(m) condições de figurar em fontes científicas de informação e pelo que isso
poderá representar para o enriquecimento do seu currículo.
[6]
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um texto escrito apresentado ao final de um
curso de pós-graduação. Diz respeito a diferentes tipos de trabalho, podendo ser um
artigo, uma monografia, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado.
O TCC é requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização Tecnologias da
Educação (Pós-Graduação Lato Sensu). Trata-se de um trabalho individual, inédito, que
deve ter como base um dos seguintes temas:
1. Conteúdos Educacionais Digitais;
2. Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0;
3. Uso pedagógico de mídias na escola: práticas inovadoras;
4. Bibliotecas digitais para a escola e sua utilização;
5. Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias;
6. Cultura da Comunidade das escolas: introdução das mídias;
7. Escola inclusão e tecnologias assistivas;
8. Gestão das mídias: dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica.
9. Políticas Públicas para o uso de mídias.
8. Estrutura
Formato
Todos os capítulos, incluindo-se a Introdução, devem iniciar nova página.
Margens
Os espaços em branco são necessários porque facilitam a leitura e a tornam mais
agradável, incentivando a compreensão do texto.
Colunas de textos muito largos e espaçamento entrelinhas muito grande dificultam a
leitura; por isso, o ideal é utilizar uma coluna de texto mais estreita com margens mais
[7]
amplas. Seguindo essa orientação, foi desenvolvido o modelo de apresentação para os
Trabalhos de Conclusão de Curso da CCEAD PUC-Rio.
Modelo
• margem superior: 2,5 cm;
• margem inferior: 2,5 cm;
• margem esquerda: 3 cm;
• margem direita: 4 cm;
• cabeçalho: 1 cm.
[8]
Alinhamento de Parágrafos
Na capa e folha de rosto, o texto deve estar alinhado pela margem direita.
Os títulos e sub-títulos devem ser alinhados pela margem esquerda da página.
Parágrafos de texto, citações longas, notas de rodapé, epígrafes e bibliografia devem ser
justificados. Caso seja possível, recomenda-se a utilização de hifenização para evitar
grandes espaços brancos no texto.
Espaçamento
A configuração do espaço entrelinhas nos editores de texto é feita a partir da opção
"parágrafo".
• Utiliza-se entrelinhamento de 1,5 linhas para parágrafos de texto;
• As citações longas, notas de rodapé, legendas, tabelas, quadros, ilustrações,
bibliografia, resumos, títulos e subtítulos deverão ser apresentadas com
entrelinhamento simples.
Citações Longas
Citações com mais de três linhas deverão começar novo parágrafo, em espaço simples,
com o texto alinhado pelo recuo da primeira linha do parágrafo anterior.
Tipografia
A fonte (tipo de letra) selecionada é a Times New Roman. Os títulos deverão ser em tamanho
14 e em negrito, o corpo do texto em tamanho 12. As citações deverão ter tamanho 11.
Títulos de seções (capítulos)
• Times New Roman, corpo 14, em negrito, espaço entrelinhas simples.
Títulos de seções secundárias (itens, subcapítulos, etc.)
• Times New Roman, corpo 12, em negrito, espaço entrelinhas simples.
[9]
Parágrafos de texto
• Times New Roman, corpo 12, normal, espaço entrelinhas simples
Citações longas
• Times New Roman, corpo 11, normal, espaço entrelinhas simples para
Notas de rodapé, legendas, tabelas, quadros e ilustrações
• Times New Roman, corpo 9, normal, espaço entrelinha simples.
Resumo e bibliografia
• Times New Roman, corpo 11, normal, espaço entrelinhas simples
Numeração de Páginas
A contagem das páginas, para efeito de numeração, deve começar a partir da primeira
folha do trabalho (folha de rosto). As capas não fazem parte desta numeração.
A numeração é feita com algarismos arábicos nas páginas do texto, em conjunto com o
cabeçalho, caso esse exista. Omite-se o número nas páginas iniciais (pré-texto) e nas
páginas que dão início aos capítulos, mas essas páginas são consideradas para fins de
numeração, ou seja, elas são contadas. Deste modo, a numeração aparece apenas a partir
da segunda página da Introdução.
Versão Final
O aluno deve entregar à universidade uma cópia de seu TCC em formato digital (doc e
pdf). É de responsabilidade do aluno a reprodução e a remessa da versão final.
Todos os alunos deverão entregar a Autorização de Publicação (Anexo 1 deste Manual de
normas).
[10]
Impressão
Não há necessidade de se entregar versão impressa, porém recomenda-se que se faça um
teste de impressão para conferir as medidas exatas das margens na página impressa,
evitando-se variações decorrentes da configuração da impressora.
Cor da Impressão
A cor preta deve ser usada para todos os textos. Fotografias, ilustrações, tabelas e
quadros poderão ser coloridos.
Numeração de Capítulos
Recomenda-se o sistema de numeração progressiva para os capítulos e subcapítulos. O
excesso de subdivisões deve ser evitado; sugere-se não ultrapassar o máximo de três
algarismos.
Identificação de ilustrações, figuras, tabelas e quadros
Ilustrações e figuras
Relação das figuras apresentadas no texto; deve constar número, legenda e página.
Tabelas e quadros
Sua finalidade é resumir ou sintetizar dados, fornecendo o máximo de informação num
mínimo de espaço.
Diagramação de Imagens na Página
As imagens, ilustrações, tabelas e gráficos que acompanham são recursos muito comuns
e que tornam o texto mais dinâmico. Sugerimos que o texto e as imagens estejam bem
posicionados e que sigam as alternativas de margens propostas para garantir uma melhor
apresentação.
[11]
Sequência de apresentação da versão final do TCC
1. Capa.
2. Folha de rosto.
3. Perfil do aluno.
4. Dedicatória (opcional).
5. Agradecimentos.
6. Resumos e palavras-chave em português e em língua estrangeira.
7. Sumário.
8. Lista de ilustrações, tabelas, quadros, figuras, abreviaturas, símbolos, entre
outros. 10. Epígrafe (opcional).
1. Capa
A CCEAD PUC-Rio possui uma capa padronizada para TCCs. Esta é obrigatória para as
versões definitivas e têm formato A4. O desenho da capa e a disposição de seus
elementos são definidos pela PUC-Rio. (Anexo 2 deste Manual)
2. Folha de Rosto
A folha de rosto é a primeira folha da dissertação ou tese e reproduz as informações da
capa.
Elementos da Folha de Rosto
Alinhado pela margem direita em seu tamanho original (100%).
Nome do autor
Apresentado em Times New Roman 14, em caixa alta e baixa (maiúsculas e minúsculas),
alinhado pela margem direita da página.
[12]
Título do trabalho
Situados na sexta linha após o nome do autor e alinhados pela margem direita em Times
New Roman 14, em negrito, caixa alta e baixa. Quando título e subtítulo ocuparem mais
de uma linha, as palavras não devem ser hifenizadas. Recomenda-se que estes elementos
sejam distribuídos de forma equilibrada, para evitar que fique desproporcional.
Os títulos não devem ser pontuados ao final.
Nota indicando a natureza acadêmica
Pequeno texto que dá informações sobre a natureza da produção acadêmica, a disciplina
e a unidade de ensino. Usar entrelinhamento simples, Arial 12, normal, caixa alta e baixa
com o texto recuado para a direita. O texto deve ser escrito conforme sugerido no
exemplo seguir, com pontuação ao final.
• Exemplo:
Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação da PUC-Rio como requisito
parcial para obtenção do título de Especialização em Tecnologias em Educação.
Local e data
Por último, indicar o local e a data, em linhas separadas, alinhadas pela margem direita,
Arial 12, normal, caixa alta e baixa, sem pontuação.
Direitos autorais
Os direitos autorais das versões finais são da PUC-Rio, do autor e do professor orientador.
O texto padrão para essa nota é apresentado a seguir e deverá vir em Times New Roman
12 em negrito e Times New Roman 12, normal:
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem
autorização do autor, do orientador e da universidade.
3. Perfil do aluno
Um pequeno perfil do aluno, com no máximo 100 palavras deve ser incluído contendo os
seguintes dados:
[13]
Nome completo, formação universitária (graduação e pós-graduação), área de pesquisa
ou interesse acadêmico, principais projetos e área de atuação profissional atual.
• Exemplos:
Alessandra Maria Garcia Moura
Graduou-se em Letras, pela UFRR (Universidade Federal de Roraima) em 1995 e
especializou-se em Gestão Escolar. Professora da rede pública de Roraima, lecionou
português e inglês nas escolas estaduais João Rodrigues e Zoraide da Gama, ambas em
São Luiz-RR e na Escola Estadual Ribamar Nonato, em Paracaima, RR. Atualmente é
professora de português e espanhol na Escola Estadual Henrique Dias em São João da
Baliza-RR e como professora de espanhol da Escola Particular Paracaima, na mesma
cidade.
Ricardo Neves
Graduado em Matemática e pós-graduado em Didática do Ensino em Matemática. É
professor do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - na Escola Estadual Dom Pedro II e atua
na Secretaria Municipal de Educação. Também responde pela coordenação do Polo da
UAB de Patrocínio, MG.
4. Dedicatória (opcional)
Homenagem ou dedicatória do trabalho a outras pessoas, como amigos, parentes, etc.
Apresentada em página distinta, logo após o termo de aprovação, no caso de teses e
dissertações.
5. Agradecimentos
Registro de agradecimento àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração
do trabalho, restringindo-se ao mínimo necessário.
Os agradecimentos aparecem em folha distinta, após a dedicatória em teses e
dissertações.
[14]
6. Resumo2
Apresentação concisa dos pontos relevantes do conteúdo e das conclusões do trabalho.
Deve ser iniciado pelo título do trabalho e redigido na terceira pessoa do singular, em um
único parágrafo, com o verbo na voz ativa, compondo-se de uma sequência corrente de
frases e não de uma enumeração de tópicos. Deve-se evitar o uso de fórmulas, equações,
diagramas e símbolos, optando-se, quando necessário, pela transcrição na forma extensa.
Não deve incluir citações bibliográficas.
A primeira frase do resumo deve expressar o assunto tratado, caso o título do trabalho
não seja explícito, situando-o no tempo e no espaço, ressaltando os objetivos, os
métodos, os resultados e as conclusões do trabalho.
O resumo deve ser apresentado com o máximo de 250 palavras.
Palavras-chave
Recomenda-se o máximo de 5 palavras ou expressões.
7. Sumário
Enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho, feita na ordem em que
estas se sucedem no texto. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o
sumário completo do trabalho.
Epígrafe (opcional)
A epígrafe é a citação de um pensamento que, de certa forma, embasou a gênese da
obra, sua localização é uma espécie de apresentação do texto e, também, ponto de
transição entre os elementos pré-textuais e textuais. Portanto, a epígrafe é uma citação,
com indicação de autoria, relacionada ao tema do trabalho. Recomenda-se que seja
inserida antes da introdução, na página ímpar.
A epígrafe também pode aparecer no início de cada capítulo ou de partes que dividem o
mesmo, neste caso, não é necessário iniciar nova página.
2 Resumos e palavras-chave: em português.
[15]
Como apresentar seu TCC
Introdução
Na introdução deve constar a delimitação do tema tratado, os objetivos da pesquisa e
todos os elementos que o autor julgar necessários para situar o tema de sua pesquisa.
Desenvolvimento
O Desenvolvimento é a parte principal do texto, onde o assunto tratado é
pormenorizado. Pode ser dividido em partes denominadas capítulos, cujo número
depende da abordagem e do tema tratado. Por tratar-se de um trabalho com reduzido
número de páginas, recomendamos que desenvolva seu trabalho em um único capítulo.
Conclusão
A conclusão é a parte final do texto. Nela se apresentam as conclusões e futuros
desdobramentos das hipóteses e dos objetivos tratados na tese ou dissertação.
Recomendações para a formatação
Aspas, Itálico e Negrito
Esses são três recursos que podem ser utilizados para destacar determinados conteúdos
do texto. Recomenda-se que seja estabelecido um critério equilibrado e uniforme na
utilização desses três recursos para se evitar o uso indiscriminado de destaques para o
mesmo tipo de conteúdo.
Aspas simples
Utiliza-se em transcrições, realce, citação dentro de citação.
Aspas duplas
Emprega-se aspas duplas no início e no final de uma citação que não ultrapasse três
linhas; em citações textuais no rodapé; em expressões de idioma vernáculo usuais apenas
[16]
em meio profissional; em termos relativizados, tais como gírias, apelidos ou com sentido
irônico; em definições conceituais de termos.
Itálico
Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas,
pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies;
palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto
aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.
Negrito
O uso de negrito no texto é pouco recomendado e deve ser usado apenas para dar
destaque a letras ou a palavras quando não for possível destacá-las pela redação.
Citações
É a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou
sustentar o assunto apresentado.
Devem ser evitadas citações referentes a assuntos amplamente divulgados, rotineiros ou
de domínio público, bem como àqueles provenientes de publicações de natureza didática,
que reproduzem de forma resumida os documentos originais, tais como apostilas e
anotações de aula.
Citações no Texto: exemplos
Citação que inicia o período:
"A verdade sempre vem à tona”.
Citação no meio ou no fim do período:
Na verdade, "a questão do relacionamento é mais complexa do que se imagina".
Citação com referência bibliográfica:
"O respeito não faz parte de todos os relacionamentos" (Souza, 1998, p.3).
[17]
Notas de rodapé
As notas de rodapé têm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho
considerações complementares, cujas inclusões no texto interromperiam a sequência
lógica da leitura. Devem ser reduzidas ao mínimo e aparecer em local tão próximo quanto
possível do texto.
Referências bibliográficas
É a relação detalhada de todas as obras consultadas durante a elaboração da tese ou
dissertação. As referências são apresentadas em ordem alfabética. Considera-se o
sobrenome do autor e a data para ordenar as referências bibliográficas. Todas as obras
consultadas são relacionadas ao final do texto da tese ou dissertação em ordem alfabética.
Referências Bibliográficas: exemplos
Autoria
• Quando é apenas um Autor
SILVEIRA, A. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
PACHECO, L. Flora Tristan: vida e obra. Rio de Janeiro: Edarte, 1994.
• Quando são dois autores
CARVALHO, S. P.; SOUZA, P. R. P. Organizações de ensino: resistências sociais. Rio de
Janeiro: Moderna, 1987.
• Quando são três autores
OLIVEIRA, M. A.; COUTO, J. A.; MENEZES, L. C. Estudos comparados sobre construção de
redes locais. São Paulo: Unitec, 1999.
• Mais de três autores
FONSECA, E. T. et al. Estudos de economia aplicada. Brasília: Ipea, 1996.
Coletânea
• Organizador
[18]
MENDONÇA, L. P. (Org.). O psicólogo e a escola. São Paulo: USC, 1991.
• Editor
GARCIA, P. (Ed.). Construtivismo del movimiento educacional: soluciones y tecnicas.
Madrid, Santillana, 1990.
Autor desconhecido
PROBLEMAS do setor educacional brasileiro. São Paulo: MEC, 1993. 164 p.
Autor entidade
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação - apresentação. Rio de Janeiro, 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Catálogo de teses da Universidade de
Federal do Rio de Janeiro, 1996. Rio de Janeiro, 1993. p. 340
CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 10, 1979, Curitiba.
Anais... Curitiba: Associação Bibliotecária do Paraná, 1979. 3v.
Denominação genérica
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental
do Estado de São Paulo. São Paulo, 1993. p. 35
Denominação específica
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relatório da diretoria-geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985. p. 40
Referência a periódicos
REVISTA BRASILEIRA DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. São Paulo: FEBAB, 1973-
1992.
Listas e catálogos para coleções de periódicos
GLOBO RURAL. São Paulo: Rio Gráfica, 1985- Mensal.
[19]
Periódicos
DESENVOLVIMENTO & CONJUNTURA. Rio de Janeiro: Confederação Nacional da Indústria,
1957-1968. Mensal.
Referência a parte de publicações
REGO, L. L. B. O desenvolvimento cognitivo e a prontidão para a alfabetização. In:
CARRAHER, T. N. (Org.). Aprender pensando. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 31-40.
Publicação não paginada
SISTEMA de ensino Tamandaré: sargentos do Exército e da Aeronáutica. [Rio de Janeiro]:
Colégio Curso Tamandaré, 1993. Não paginado.
Séries e coleções
ARBEX JUNIOR, J. Nacionalismo: o desafio à nova ordem pós-socialista. São Paulo:
Scipione, 1993. 104 p., il., 23 cm. (História em aberto)
Dissertações, teses ou trabalhos acadêmicos
MORGADO, M. L. C. Reimplante dentário. 1990. 51 f. Monografia (Especialização) -
Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo, 1990.
Ordenação das Referências
Autor repetido
FREYRE, G. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia
patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2 v.
__________. Sobrados e mocambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo:
Ed. Nacional, 1936.
Artigo ou matéria de jornal
Elementos essenciais: autor(es), título, subtítulo, título do jornal, local de publicação, data
de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.
[20]
Artigo de jornal diário
COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p.6.
Artigo, matéria, reportagens publicadas em periódicos, jornais e outros, em meio
eletrônico
Mencionar os dados do material utilizado, seguindo as recomendações do item
"publicação periódica". Acrescentar as informações do suporte eletrônico.
Artigo de revista eletrônica
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista.
Disponível em: Acesso em:
28 nov. 1998.
Matéria de jornal assinada
SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set.
1998. Disponível em:
Glossário (opcional)
Vocabulário que fornece o significado de palavras ou expressões utilizadas no texto,
referentes à especialidade técnica, de pouco uso ou de uso regional, ou de sentido
obscuro. O glossário deve aparecer depois do texto e antes das referências.
Apêndices e anexos (opcionais)
Apêndices e anexos são materiais complementares ao texto que só devem ser incluídos
quando forem imprescindíveis à compreensão deste.
Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.
[21]
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação,
comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, etc.
Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e
ambos devem constar no sumário.
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