Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais de 48 milhões de alunos terão acesso à internet em sala de aula

A inclusão digital está cada vez mais presente no dia a dia das escolas brasileiras. Até o final deste ano, 48,4 milhões de estudantes em todo o país devem ter acesso à internet banda larga. O número equivale a 92% da população escolar do Brasil. A previsão é da secretaria de educação a distância do MEC (Ministério da Educação).

Durante a Conferência Internacional de Educação e Tecnologia organizada pela Unesco, o secretário de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, apresentou as ações do governo brasileiro para promover o acesso à inclusão digital e a capacitação de professores na área de tecnologia.

Segundo o secretário, o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) busca a “alfabetização digital” de professores e alunos, além de estimular a autonomia dos estudantes na formação do conhecimento por meio dos laboratórios de informática e de promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula.

É importante destacar que o Brasil é o primeiro país do mundo, em tamanho continental, que adiantou a colocação de banda larga na rede pública. Para Bielschowsky, sair praticamente do zero e chegar a esses 92%, faz do Brasil um estudo de caso.

Primeiramente a banda larga escolar terá capacidade de um megabyte. Em dezembro de 2010, essa conexão será ampliada para dois megabytes, no mínimo, e pode ser ampliada dependendo das condições de cada Estado.

Este cenário mostra a modernização do cenário acadêmico brasileiro. E inserida nessa perspectiva está a metodologia de educação a distância que a cada dia conquista novos adeptos em todo o mundo.

Portal R7 e Jornal O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário