Segundo definição da enciclopédia virtual wikipédia Currículo escolar seria o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de educação específica.
E acrescentaríamos que currículo pode ainda ser entendido como as experiencias, conhecimentos e saberes que se espera fazer, aprender na escola de acordo com o que se julga relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos." Em suma currículo é tudo o que envolve o contexto escolar: conteúdos escolares, os aspetos estruturais e funcionais e humanos da/na escola.
O crescente desenvolvimento da tecnologia tem auxiliado ainda timidamente ao desenvolvimento do currículo. Isso porque, no meio docente ainda não há uma abrangência satisfatória. Pra entender melhor o problema, existem professores que não tem formação na área que atua. Outros infelizmente acham que seu conhecimento está pronto e acabado e não se interessam por atualizarem-se para melhor desenvolver o currículo escolar com o uso de tecnologias. Integrar currículo e tecnologias nas palavras de COSTA,2005:
(...) potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula. Porém essas mudanças se concretiza quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente identificados... (p. 183)
Nesse sentido entendemos que uni-los irá facilitar duplamente. Digo, o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. Uma das maneiras de integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é também, através do aperfeiçoamento do conhecimento do professor, depois tentando fazer, ou seja, aplicando o que aprendeu de maneira persistente com o intuito de cada dia fazer melhor. E nada melhor do que tentar fazendo é desenvolver projetos didáticos para trabalhar em sala de aula, ou mesmo envolvendo toda escola, com temas urgentes de interesses comuns. Corroboando com a questão PRADO,2005 diz que a integração de tecnologias ao currículo, orientam o trabalho com projetos que têm as tecnologias como suporte à sua realização.( p. 185).
Para melhor compreensão:
“ Conceito de projeto implica compatibilizar aquilo que se deseja de uma nova abordagem de ensino e aprendizagem com a realidade do sistema escolar e com propósitos da atividade em cena, a qual envolve colocar em ação um plano que antecipa uma realidade que ainda não aconteceu. Sob este enfoque Almeida(2002,p 50) enfatiza que “ o ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação desejada a a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias. (p, 185)
Nesse contexto inserir na prática escolar tecnologias que auxiliarão no desenvolvimento do currículo é algo que ajudará ao professor a prevê resultados e mesmo alcançá-los através da aplicação de projetos, mas não deve-se esquecer que :
Plasticidade, abertura e flexibilidade são características intrínsecas a projetos, cuja proposição inicial representa uma negociação com os sujeitos de aprendizagem que leve em conta seus interesses, intenções e condições para descobrir algo novo, produzir conhecimento ou criar produtos, delineando “ um percurso possível que pode levar a outros não imaginados a priori” ( FREIRE e PRADO, 1999, p, 113).
Basta então, nos motivarmos a fazê-lo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.P. 183 a 186
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações PRADO, M. E. B. B.In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF:SEED/MEC, 2005. P.187 a 192
Conceito de currículo escolar: pt.wikipedia.org/wiki/Currículo
E acrescentaríamos que currículo pode ainda ser entendido como as experiencias, conhecimentos e saberes que se espera fazer, aprender na escola de acordo com o que se julga relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos." Em suma currículo é tudo o que envolve o contexto escolar: conteúdos escolares, os aspetos estruturais e funcionais e humanos da/na escola.
O crescente desenvolvimento da tecnologia tem auxiliado ainda timidamente ao desenvolvimento do currículo. Isso porque, no meio docente ainda não há uma abrangência satisfatória. Pra entender melhor o problema, existem professores que não tem formação na área que atua. Outros infelizmente acham que seu conhecimento está pronto e acabado e não se interessam por atualizarem-se para melhor desenvolver o currículo escolar com o uso de tecnologias. Integrar currículo e tecnologias nas palavras de COSTA,2005:
(...) potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula. Porém essas mudanças se concretiza quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente identificados... (p. 183)
Nesse sentido entendemos que uni-los irá facilitar duplamente. Digo, o trabalho do professor e o aprendizado do aluno. Uma das maneiras de integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é também, através do aperfeiçoamento do conhecimento do professor, depois tentando fazer, ou seja, aplicando o que aprendeu de maneira persistente com o intuito de cada dia fazer melhor. E nada melhor do que tentar fazendo é desenvolver projetos didáticos para trabalhar em sala de aula, ou mesmo envolvendo toda escola, com temas urgentes de interesses comuns. Corroboando com a questão PRADO,2005 diz que a integração de tecnologias ao currículo, orientam o trabalho com projetos que têm as tecnologias como suporte à sua realização.( p. 185).
Para melhor compreensão:
“ Conceito de projeto implica compatibilizar aquilo que se deseja de uma nova abordagem de ensino e aprendizagem com a realidade do sistema escolar e com propósitos da atividade em cena, a qual envolve colocar em ação um plano que antecipa uma realidade que ainda não aconteceu. Sob este enfoque Almeida(2002,p 50) enfatiza que “ o ser humano desenvolve projetos para transformar uma situação desejada a a partir de um conjunto de ações que ele antevê como necessárias. (p, 185)
Nesse contexto inserir na prática escolar tecnologias que auxiliarão no desenvolvimento do currículo é algo que ajudará ao professor a prevê resultados e mesmo alcançá-los através da aplicação de projetos, mas não deve-se esquecer que :
Plasticidade, abertura e flexibilidade são características intrínsecas a projetos, cuja proposição inicial representa uma negociação com os sujeitos de aprendizagem que leve em conta seus interesses, intenções e condições para descobrir algo novo, produzir conhecimento ou criar produtos, delineando “ um percurso possível que pode levar a outros não imaginados a priori” ( FREIRE e PRADO, 1999, p, 113).
Basta então, nos motivarmos a fazê-lo.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.P. 183 a 186
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações PRADO, M. E. B. B.In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF:SEED/MEC, 2005. P.187 a 192
Conceito de currículo escolar: pt.wikipedia.org/wiki/Currículo
Nenhum comentário:
Postar um comentário