Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Planejamento e as Mídias

As mídias são recursos que oportunizam mudanças no espaço escolar, permitindo um novo caminho de acesso a construção do conhecimento, auxiliando nas tarefas desenvolvidas em sala de aula.
Literalmente “mídia” é o plural da palavra “meio”, cujos correspondentes em latim são “media” e “medium”, respectivamente.
Cada mídia requer  planejamento cuidadoso pois há riscos com relação ao uso inadequado que se não for bem trabalhado ocasionará  alguns transtornos desagradaveis e ao invés de educar, deseducam.
A proposta inicial é formar o professor para uso adequado das mídias, discutir expectativas com relação ao uso das mídias, integrar prática e formação.
Os passo para essa conquista está no planejamento eficaz.
O planejamento estabelece a direção a ser seguida visando um maior grau de interação com o ambiente. É uma orientação que devemos discutir como conviver com as mudanças,  novos tempos em intervalos cada vez mais curtos, o que é hoje amanhã não será mais, aprender ousar, pensar estratégico com olhos no futuro.
O planejamento é uma técnica que serve para lidar com o futuro, é um processo consciente de se tomar decisões, faz parte da vida do ser humano, tudo que realiza mesmo sem intenção definida requer planejamento, para mudar  a rotina dos acontecimentos sente a necessidade de organização e precisa de ações para alcançar  metas, ao definir prioridades passa ser estratégico.
O planejamento apresenta propostas baseada em estudos, investigação da situação atual, avaliação de um problema específico, necessita busca formas de transformar sonhos em realidade concretizar ações para melhorar a rotina seguindo um roteiro com recursos que favoreçam o alcance do esperado.
É importante conhecer os objetivos da formação para uso das mídias, não basta ter as mídias ao alcance mas fazer bom uso na aprendizagem significativa, o planejamento de formação é passo inicial para reflexão sobre os rendimentos docente e discente.
A escola é responsável pelo processo ensino aprendizagem, local onde ocorre de fato aprendizagem. O professor, mediador, facilitador do processo deve estar preparado para enfrentar as adversidades, aprender pensar grande, lidar com situações dificies, com o inesperado em um mundo de constantes mudanças. Uma sociedade com valores diversificados trabalhar o desenvolvimento integral do aluno, reconhecer as individualidades constitui grande desafio.
A criança hoje, consideradas “nativos digital” possui domínios sobres as tecnologias com facilidade, enquanto alguns professores tentam se adaptar a esta nova realidade.
A integração das mídias no contexto escolar quando bem utilizada resolve algumas situações indesejadas, questões que se transformariam em problemas futuros, para isso, além do conhecimento e uso adequado, é fundamental uma boa estratégia que conseguiremos com um bom planejamento.
O processo de formação do professor para o uso das midias é uma estratégia que viabiliza recursos, para execução das atividades, contribui para reflexões sobre o impacto das novas tecnologias nos diversos aspectos de vida do cidadão. Conhecer e utilizar as mídias poderá ser solução de alguns problemas e propostas pra novos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário