1.CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O currículo em ação Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo Depto de Ciência da Computação bethalmeida@pucsp.br Novembro, 2008
2.\"A toda hora rola uma estória Que é preciso estar atento A todo instante rola um movimento Que muda o rumo dos ventos.\" Paulinho da Viola
3.De qual currículo falamos?
4.Qual o currículo hoje praticado? Conflitos e desencontros entre diferentes discursos e práticas sobre currículo: Modelo instituído fragmentação do currículo (estável) pedagogia disciplinar classificação e organização dos alunos no tempo e espaço escolar vs diferentes pedagogias – “vale tudo” vs educação cultural - UNESCO
5.Currículo,educação e cultura Envolve: escola, família, comunidade educativa Currículo rede de relações conflituosas caráter de ordenação da prática Fazer sentido para alunos e professores instruir compreender o contexto e o mundo Desenvolvimento: cognitivo, social, físico, emocional
6.Cultura tecnológica das novas gerações Novo princípio das relações sociais Implicações epistemológicas pedagógicas culturais Formas cambiantes de Currículo Convivência com múltiplas culturas
7.Paulo Freire “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo e empregarmos todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir.” Como se constituem essas tecnologias hoje? São recursos? Suportes para o currículo? Meios de comunicação e expressão do pensamento?
8.Sociedade tecnológica Cada época e tipo de sociedade possui uma configuração que lhe é devida pelas características de seus instrumentos culturais, entre os quais suas tecnologias de informação e comunicação: as tecnologias reordenam/reestruturam as relações espaço-tempo condicionam as relações comunicacionais e educacionais: novos modos de ser e estar no mundo. A passagem de uma configuração das tecnologias para outra não ocorre por simples substituição: há um processo simultaneamente cumulativo, com rupturas e continuidades.
9.De que tecnologia falamos? Tecnologias digitais de informação e comunicação – TIC ou TDIC - articuladas com telecomunicações: Microprocessadores: ● velocidade de processamento e capacidade de armazenamento Digitalização da informação: ● incorporação de diferentes mídias: som, imagem, animação, textos… Representação da informação em Hipertexto Redes de transmissão de dados: ● potencializam a comunicação TODOS – TODOS
10.Hoje: convergência de tecnologias Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC: Convergência: – informática, multimídia, hipertexto e telecomunicações – um artefato integra distintas tecnologias- vídeo, TV digital, imagem, DVD, celular, MP3, Ipod, jogos, realidade virtual... Interfaces: – jogos, blogs, wikis, redes sociais - web 2.0 – Construção coletiva de conhecimento: co-autoria – protagonismo – Tendência: web 3.0 – web semântica (interpretar estilos, preferências...)
11.Hoje: convergência de tecnologias Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC: Ubiquidade: ● novos usos, diferentes necessidades ● interatividade: potencial de interação ● participação de qualquer lugar, a qualquer tempo ● expansão das atividades cognitivas: tecnologias da inteligência na web ● mediação tecnológica das narrativas individuais na web ● redes sociais: potencializam o “estar junto virtual” Desenvolvimento do currículo: uso de tecnologias digitais abertas, móveis, imersivas, interativas, conectadas à internet.
12.Educação mediatizada por tecnologias Currículo construído na ação: processo dialético conteúdo Estratégias Forma: pedagógicas modo de representação Experiências dos aprendizes As relações entre currículo e tecnologias se estabelecem para além dos meios e envolvem as mensagens e os contextos.
13.Novas formas de produzir conhecimento e desenvolver o currículo As tecnologias entram no espaço/ tempo da escola pelo contato das pessoas com as tecnologias no cotidiano. O domínio instrumental de uma tecnologia seja ela qual for, é insuficiente para compreender seus modos de produção e incorporá-la ao ensino, à aprendizagem e ao currículo.
14.Currículo e tecnologias Currículo como construção social, política e histórica que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias: datado, registrado nos documentos digitais e nas atividades que se desenvolvem por meio das tecnologias disponível para análise, recriação e novos registros expressa a vida daqueles que fazem parte da rede suas experiências e a realidade que enfrentam dentro e fora da escola, os valores, crenças, conhecimentos, afetos e desafetos. Cavallo (2004) Design emergente: incorpora as mudanças contextuais ao currículo reconstruído na ação
15.Currículo construído na ação Planejamento: espinha dorsal do trabalho a realizar Contornos específicos em ato Reconstruído na ação Universo de significados dos alunos Análise dos registros digitais: ● identificação de conhecimentos, competências e habilidades dos alunos ● direcionam intervenções pedagógicas
16.Currículo construído na ação Conhecimento e currículo em contexto social: Construção social, cultural e histórica ● Parte da experiência compartilhada (Goodson, 2001) ● Intenção: produção de conhecimento científico Resultante de processos individuais e globais de construções mentais influenciadas pelas relações sociais Envolve poder, tomada de decisão, produção de identidades (Pacheco, 2001)
17.Currículo construído na ação Aproximação com o conceito de design emergente (Cavallo, 2003) Postura investigativa do contexto: ousadia e flexibilidade Não significa atuar no caos ou falta de propósito Postura “semelhante a um conjunto de jazz: pode improvisar uma música mantendo a estrutura da harmonia entre seus elementos e os princípios teóricos de seu estilo” (p. 392)
18.Currículo que se transforma e é transformador
19.Tecnologia, currículo e formação: um exemplo Formação de Educadores em Telemática na Educação (curso de Especialização ) MEC/ SEED, UFRPE Docentes: ● profissionais de diversas universidades, BR – atuação em salas temáticas virtuais Eixo articulador: sala de projetos Cursistas: ● educadores do sistema público de ensino de diferentes regiões Curso: realizado para 12 turmas (20cursistas / turma)
20.O currículo de formação desenvolvido em 3 etapas 1. Projetar em grupo Construção colaborativa de uma proposta de projeto de integração de recursos tecnológicos aos conteúdos curriculares Focos do currículo ● Tecnológico: domínio ambiente virtual do curso ● Aprendizagem do trabalho em grupo virtual: – Introspecção nas experiências e conhecimento pessoal para produzir junto com o outro ● Projeto: colocar em ação um plano que antecipa uma realidade que ainda não aconteceu.
21.O currículo de formação construído em 3 etapas 1. Desenvolver o projeto Aprender na ação contextualizada e refletir no grupo Focos do currículo: ● Aspectos constituintes da realidade: negociação, parceira ● Elementos que emergem da prática com a integração de tecnologias ● Compartilhamento diferentes experiências: comparar, diferenciar e estabelecer relações
22.O currículo de formação construído em 3 etapas 1. Sistematizar o aprendizado sobre a prática Reflexão sobre a prática à luz da teoria mobilizada na produção de um artigo em grupo Focos do currículo: ● Autoria em grupo: expressão do pensamento pela escrita ● Trabalho colaborativo ● Integração tecnologia no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo
23.CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O currículo em ação Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo Depto de Ciência da Computação bethalmeida@pucsp.br Novembro, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário