Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dicas para como se dar bem com crianças durante a aula de informática

Muita gente ainda continua me perguntando sobre dicas para dar aula de informática para crianças. Eu fui professor por 2 anos – 2000, 2001 – ou seja, 5 anos atrás.
E muita coisa mudou daquela época para cá! Só para se ter uma idéia, os micros mais rápidos eram Pentium 3, o Speedy estava engatinhando com sua super velocidade de 256kbps, a moda em sites era aberturas gigantescas em Flash, ninguém conhecia o Orkut, Blogs eram diários pessoais, etc, etc, etc.
Mas o que mais mudou nesses 5 anos chama-se “Inclusão Digital”. De um tempo para cá, computadores venderam como água (em 2007, venderam mais que televisores) e a maioria das casas passaram a ter um computador. Ou seja, muitas crianças NASCERAM com um computador em casa. Por isso dar aulas de informática para crianças não é mais mostrar “isso é um mouse”, “isso é um monitor”. No Post “Aula de informática para Crianças” eu falei como dar algumas aulas. Agora eu pretendo falar como lidar com as crianças.
Eu não sou especialista em educação infantil, mas vou deixar algumas dicas que eu aprendi com a minha experiência:
1- Quando eu falei para os meus aluninhos que estava saindo da escola, uma aluna da 2ª série falou “Puxa! Você é o único professor que trata a gente de igual para igual”. Será que eu era muito criança ou tratava eles como “adultos”?
Na verdade algumas dicas ajudaram a criar esse vínculo, como por exemplo, sempre quando for falar com eles, abaixe-se, ficando da altura deles. Também não falar como se eles fossem bebês ajuda bastante.
Uma coisa que me ajudou também é que eu sempre gostei de desenhos animados, e levar isso para a sala de aula ajudou muito. Ouvir Rouge também fez parte do aprendizado! (caramba, até decorei a coreografia do Ragatanga).
2- Entender como funciona a cabeça das crianças é um outro fator importante. A experiência de conviver com uma criança é bem diferente de conviver com 3 ou mais crianças juntas, principalmente porque elas não entendem muito sobre o sentimento dos outros. Isso explica porque muitas crianças sempre partem para a agressão física (principalmente na 1ª e 2ª séries). Depois que elas entendem que um chute no outro é muito mais do que dor, elas param com isso.
3- Crianças são muito curiosas, principalmente por coisas que elas nunca viram! Ou seja, nunca use um projetor ou datashow para mostrar alguma coisa… Elas só vão prestar atenção no projetor.
Em compensação, se você tiver um micro quebrado, leve-o para a aula. Eles vão adorar mexer nele, tornando a aula bem divertida (tome cuidado para elas não se cortarem ou se espetarem em alguma parte do Gabinete),
4- Criança adora usar computadores para jogos, ou seja, aproveite isso ao seu favor. Existem vários jogos de matemática, português ou ciências bem interessantes. Fale com professor de cada área, já que eles sempre recebem cartas com empresas divulgando esses sites.
5- Não adianta mandar aluno para fora da sala de aula. Converse com ele tranqüilamente e mostre que ele está atrapalhando. Qualquer coisa peça intervenção da coordenadora, mas sem causar tumulto.
6- Antes de encarar a turma, é bom conversar com a coordenadora sobre TODOS os alunos. Além de você evitar “dar fora”, você pode ficar mais atento com os alunos que possuem débito de atenção ou outros problemas de aprendizado.
7- As primeiras semanas são o caos!!!! Procure identificar aqueles aluninhos que causarão problemas e não tire o olho deles
8- Não adianta gritar! Para mim, o método que mais funcionava para parar com algum possível tumulto era ficar parado de braços cruzados na frente da sala sem dar nenhum piu. Alguém sempre falava “Gente, o Jonny está ficando bravo”. Acho que crianças tem medo de pessoas ficando bravo, mas não tem medo de pessoas bravas (por isso não adianta gritar)!
9- Seja amigo de seus alunos. Passe alguns recreios com eles, brinque com eles, etc. Mas evite de dar liberdades em sala de aulas (tomar suco durante a aula, por exemplo).
10- Assista Super Nanny! Parece uma dica boba, mas é bem interessante!
11- Nunca… eu disse NUNCA saia da sala com elas dentro!
12- Não adianta bloquear sites! Isso atiça ainda mais a curiosidade delas. Sempre quando você ver elas acessando sites inapropriados, converse com ela que você está em aula e que não é hora para ver isso.
13- Tenha um caderninho com todas as ocorrências.
14- Participe de todas as reuniões de pais.
15- Participe de todas as reuniões de professores.
16- Leia bastante! Normalmente na coordenação existem vários livros sobre didática para crianças.
17- O que me ajudou muito foi que eu só cuidava da parte de informática, enquanto a coordenadora infantil cuidava dos alunos. Ela sim pode te passar MUUUUUUUUUUUUUUUUITAS dicas de como tratar as crianças!
18- Caso você nunca tenha dado aula para crianças, peça para coordenadora estar presente! (se você não tem formação em licenciatura ou pedagogia, a presença dela é obrigatória).
19- Sempre que possível, monte seu cronograma de aulas em cima do cronograma de aulas de português X matemática.
20- A dica mais importante: Converse SEMPRE com a coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário