Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Apresentação da Série Informática na Escola

A série Informática na Escola é composta por cinco livros. Ela visa promover a inclusão digital nas séries iniciais do ensino fundamental a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Na oitava edição, foi incorporada uma visão interdisciplinar da informática integrada às questões do contexto social da atualidade, abrangendo assim, aspectos relacionados à cidadania, diversidade cultural, inclusão das pessoas portadoras de deficiência, meio ambiente, evolução tecnológica dos meios de comunicação, evolução dos recursos de impressão da palavra escrita, novas fontes de combustíveis e energia, formas de linguagem utilizadas pelos deficientes auditivos e visuais, dentre outros conceitos curriculares.
Esses livros apresentam-se como uma oportunidade para inserir a informática como mais uma das ferramentas pedagógicas disponíveis para os professores de uma forma lúdica, promovendo assim uma aprendizagem conforme os paradigmas educacionais necessários para a atuação na sociedade digital.
A aplicabilidade flexível adapta-se às diferentes modalidades dos processos de ensino-aprendizagem, sendo isso um dos diferenciais dessa proposta de inserção tecnológica. Portanto cabe ao educador desenvolver atividades que se relacionem às propostas pedagógicas inerentes ao seu grupo de aprendizagem.
O sucesso da inclusão das tecnologias da informação e comunicação na educação depende, entre outros fatores, da percepção e da preparação na utilização desses recursos.

RESENHA LIVRO 1

O livro A Nova Turma do Bits visa promover a inclusão digital a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso do computador como um meio de acesso a informação e de comunicação integrando tal proposta às questões relacionadas aos diversos contextos, seja a escola, a família ou os demais ambientes. Um dos diferenciadores dos objetivos desta série é a promoção de uma visão interdisciplinar e complexa das relações em que vivemos na atual sociedade que prevê a inclusão social das pessoas de condições e culturas diversas. A proposta da série Informática na Educação transpõe as questões tecnológicas, sendo que o computador é apresentado apenas como um dos meios de atuação de um efetivo cidadão.

De uma forma inovadora e lúdica a criança aprenderá sobre as utilidades e as funções do computador, como ligá-lo e desligá-lo, como desenhar e fazer textos por meio de atividades que estimulam a percepção visual, a coordenação motora, associações e o desenvolvimento do pensamento lógico, além de atividades de exercitação, pintura, elaboração de desenhos, recortes, colagens, pesquisas e produção de textos.

RESENHA LIVRO 2

O livro As Novas Aventuras do Bits visa promover a inclusão digital a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso do computador como um meio de acesso a informação e de comunicação integrando tal proposta às questões relacionadas aos diversos contextos, seja a escola, a família ou os demais ambientes. Um dos diferenciadores dos objetivos desta série é a promoção de uma visão interdisciplinar e complexa das relações em que vivemos na atual sociedade que prevê a inclusão social das pessoas de condições e culturas diversas. A proposta da série Informática na Educação transpõe as questões tecnológicas, sendo que o computador é apresentado apenas como um dos meios de atuação de um efetivo cidadão.

Neste volume, a criança aprenderá sobre as normas de convivência utilizada nos ambientes de informática, dentre outros ambientes; as utilidades e as funções do computador; os diferentes tipos de computadores; como ligá-lo e desligá-lo; as partes do teclado e as principais teclas; como produzir textos com diferentes fontes e cores; a desenhar no computador; a elaborar glossário e constituir agenda de atividades, além de propor atividades com o uso da Internet para realização de pesquisas, comunicações e publicações de trabalhos em blogs e ou fotologs. Para exercitação dos conceitos trabalhados neste livro são propostas várias atividades que estimulam as múltiplas inteligências.

RESENHA LIVRO 3

O livro As Novas Criações com o Bits visa promover a inclusão digital a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso do computador como um meio de acesso a informação e de comunicação integrando tal proposta às questões relacionadas aos diversos contextos, seja a escola, a família ou os demais ambientes. Um dos diferenciadores dos objetivos desta série é a promoção de uma visão interdisciplinar e complexa das relações em que vivemos na atual sociedade que prevê a inclusão social das pessoas de condições e culturas diversas. A proposta da série Informática na Educação transpõe as questões tecnológicas, sendo que o computador é apresentado apenas como um dos meios de atuação de um efetivo cidadão.

Neste volume, a criança aprenderá sobre os cuidados que devemos ter ao usarmos os computadores; como ligá-lo e desligá-lo; as semelhanças entre outras máquinas e os computadores; a apresentação do celular como um equipamento de convergência; a história da evolução das máquinas até o computador na modalidade atual; as utilidades do computador na sociedade; a evolução dos meios de comunicação; as funções das partes do computador; novas funções básicas do sistema operacional Windows; como produzir textos com diferentes fontes e cores; alguns momentos da história da escrita na humanidade; a desenhar no computador e constituir agenda de atividades. Cada capítulo do livro possui várias atividades de exercitação e de pesquisa, possibilitando o professor a desenvolver diferentes momentos pedagógicos.


RESENHA LIVRO 4

O livro O Bits em Novas Ações visa promover a inclusão digital a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso do computador como um meio de acesso a informação e de comunicação integrando tal proposta às questões relacionadas aos diversos contextos, seja a escola, a família ou os demais ambientes. Um dos diferenciadores dos objetivos desta série é a promoção de uma visão interdisciplinar e complexa das relações em que vivemos na atual sociedade que prevê a inclusão social das pessoas de condições e culturas diversas. A proposta da série Informática na Educação transpõe as questões tecnológicas, sendo que o computador é apresentado apenas como um dos meios de atuação de um efetivo cidadão.

Neste volume, a criança revisará as normas de convivência dos ambientes de informática; aprenderá sobre a evolução das máquinas, as diferentes fontes de energias necessárias para o funcionamento das máquinas; as formas de energia esgotáveis; as etapas de funcionamento de um sistema computacional (entrada, processamento e saída), bem como quais os periféricos que realizam tais processos; maior detalhamento sobre as partes do computador; os lixos gerados pelo uso do computador, bem como, os demais lixos que podem ser reciclados; utilidade dos computadores conforme as diferentes profissões; novas funções básicas do sistema operacional Windows, dando enfoque ao processo de armazenagem de informações, aos ícones e barras de ferramentas e os acessórios da máquina de calcular e o catálogo de endereços; diferentes formas de comunicação, incluindo sistema Libras e Braille; como produzir textos com diferentes fontes e cores, além de outros recursos de formatação; como elaborar um jornal, utilizando um editor de texto; a desenhar no computador e a usar a “rodovia” Internet . Cada capítulo do livro possui várias atividades de exercitação e de pesquisa, possibilitando o professor a desenvolver diferentes momentos pedagógicos.

RESENHA LIVRO 5

O livro Novos Projetos com o Bits visa promover a inclusão digital a partir de uma metodologia alfabetizadora quanto ao uso do computador como um meio de acesso a informação e de comunicação integrando tal proposta às questões relacionadas aos diversos contextos, seja a escola, a família ou os demais ambientes. Um dos diferenciadores dos objetivos desta série é a promoção de uma visão interdisciplinar e complexa das relações em que vivemos na atual sociedade que prevê a inclusão social das pessoas de condições e culturas diversas. A proposta da série Informática na Educação transpõe as questões tecnológicas, sendo que o computador é apresentado apenas como um dos meios de atuação de um efetivo cidadão.

Neste volume, a criança revisará as normas de convivência dos ambientes de informática; aprenderá sobre a evolução das máquinas utilizadas para realizar cálculos até a construção dos computadores; o entendimento do computador como um sistema que ocorre em três fases (entrada, processamento e saída), além de ser constituído por três elementos (hardware, software e peopleware); os diferentes tipos de softwares; o uso dos computadores nas diferentes profissões, além de conhecer as profissões típicas da área de informática; maior detalhamento das partes que constitui o computador; mais recursos do sistema operacional Windows, do Wordpad e do Paint, além de orientações sobre como proceder em relação a forma correta de digitação; aprofundamento das informações referente a Internet, promovendo uma maior utilização dos Blogs e dos recursos de comunicação. Cada capítulo do livro possui várias atividades de exercitação e de pesquisa, possibilitando o professor a desenvolver diferentes momentos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário