Alunos do Norte e Nordeste do Brasil têm quatro anos de atraso na aprendizagem em relação aos O Estado de S. Paulo.
estudantes do Sul e Sudeste, aponta um levantamento feito a partir de dados da Prova Brasil. As taxas de abandono e reprovação também são mais altas nessas regiões. Os dados fazem parte de um levantamento da Fundação Lemann que mostra o porcentual de alunos de escolas públicas que obtiveram pontuação considerada adequada no exame que avalia a qualidade das escolas e das redes de ensino do País.
Os resultados apontam que, ao fim do ensino fundamental, os estudantes que moram em Alagoas, no Maranhão e no Amapá sabem menos português e matemática do que aqueles que estão terminando o 5º ano na rede pública de Estados como Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina. Em Minas Gerais, 87% dos alunos do 9º ano têm conhecimento proficiente ou avançado do conteúdo do 5º ano: índice que chega a 85% em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mas é de apenas 43% em Alagoas. Outra estatística mostra que, enquanto 45% dos professores do Sudeste afirmam desenvolver com os alunos pelo menos 80% do conteúdo curricular, o porcentual é de apenas 30% no Norte e de 27% no Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário