Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Instituto Cervantes criará rede ibero-americana para formação de professores



O Instituto Cervantes aproveitará a 4ª edição do Congresso Internacional da Língua Espanhola, que será realizado no Panamá em novembro de 2013, para concluir a criação de uma rede ibero-americana de centros de formação de professores de espanhol como língua estrangeira.
"A criação dessa rede é algo urgente", declarou nesta terça-feira o diretor do Instituto Cervantes, Víctor García de la Concha, durante a apresentação de "El Libro del Español Correcto", editado pela Espasa.

Desde que assumiu a direção do Cervantes, em janeiro de 2012, García de la Concha vem insistindo na necessidade de reforçar a vocação ibero-americana deste organismo, além de contar com as instituições e universidades latino-americanas para promover a língua espanhola pelo mundo.
O diretor do Cervantes, que acaba de voltar de uma viagem ao México, também falou "com diferentes autoridades" sobre a criação dessa rede ibero-americana de centros de formação de professores de espanhol.
"Esperamos que essa rede possa estar configurada em novembro de 2013, algo que é tido como urgente pela grande necessidade de professores preparados".
A formação desses professores deverá levar em conta as especificidades de cada região do mundo. "Não é a mesma coisa ensinar espanhol a um chinês e a um alemão ou a um maia que chega aos Estados Unidos", completou.
García de la Concha também se reuniu hoje com o diretor da cidade madrilena de Alcalá de Henares, Javier Belo, a quem assinalou que essa cidade será a sede da Rede Ibero-Americana de Centros de Professores de Espanhol.
Ao término da reunião, Belo celebrou a escolha de Alcalá como sede do projeto e exaltou sua experiência como ponte de união com a região ibero-americana e na formação de professores de espanhol.
O próximo Congresso Internacional da Língua Espanhola estará organizado, como todos estes grandes encontros culturais, pelas Academias da Língua Espanhola e pelo Instituto Cervantes.
O último congresso da língua espanhola, que deveria ocorrer em Valparaíso (Chile), em março de 2010, teve que ser suspenso por causa de um forte terremoto que sacudiu o país poucos dias antes. No entanto, as conferências foram realizadas via internet e evitaram assim que os esforços por trás de cada congresso fossem perdidos.
A primeira edição desse congresso foi realizada na cidade mexicana de Zacatecas em 1997, seguida de Valladolid (Espanha), em 2001; Rosário (Argentina), em 2004, e Cartagena das Indias (Colômbia), em 2007.
EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário