Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

IBGE: 10,8% dos alunos em universidades buscam novo diploma



Parcela significativa dos estudantes em universidades já concluíram algum outro curso superior. De acordo com dados inéditos do Censo 2010, revelados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,8% dos alunos se enquadram nesta situação, sendo que boa parte têm mais de 40 anos. Do total de estudantes desta faixa etária que estavam cursando o nível superior em 2010, 30,1% já eram formados.

Entre os homens que estavam nos bancos das universidades cursando uma graduação, 10,5% já tinham um diploma de nível superior. Entre as mulheres, tal proporção chegou a 11%.
Entre os estudantes com até 24 anos, 3,9% estavam na mesma situação; para os alunos de 25 a 29 anos de idade, 12,8% buscavam mais um diploma de nível superior; para os que têm de 30 a 34 anos, a proporção é de 17%; já para os estudantes dos 35 a 39 anos, 19,1% já estavam formados.
Na rede pública, 13,2% dos alunos de alguma graduação já tinham outra formação de nível superior. Nas universidades particulares, 9,8% dos estudantes  se enquadravam em situação semelhante.
A rede pública de ensino do país absorve 78,1% dos estudantes do país, mas a participação no ensino superior ainda é pequena, ainda segundo o IBGE. Do total de alunos que estão cursando alguma graduação na universidade, 28,9% estudam em instituições públicas.
Nas regiões Norte e Nordeste, a participação das universidades públicas é mais elevada. No Norte, 36,1% dos alunos que cursam o ensino superior estavam em instituições públicas. Já no Nordeste, essa proporção chegou a 37,3%. No Centro-Oeste, correspondeu a 27,6%, acima do Sul (27,1%) e Sudeste (24,7%).
Entre os alunos que cursavam alguma especialização de nível superior, a participação do setor público é ainda mais baixa. Apenas 22,4% dos estudantes não estavam em instituições privadas. Já nos cursos de mestrado, 52,7% dos alunos estavam na rede pública; entre os que faziam doutorado, 69,8% estudavam em instituições públicas.
Nos cursos de nível mais básico, a participação da rede pública é predominante. Na alfabetização de jovens e adultos, cobriu 95,7% dos estudantes. No ensino fundamental, 92,2% dos alunos estava na rede pública. No ensino médio, essa proporção chegou a 87,2%.

Por Terra

Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário