Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O milagre da educação, por Gilberto Dimenstein



Adoro mostrar aqui como as novas tecnologias ajudam as pessoas, especialmente sem recursos, a ficar mais educadas –aliás, é o lado, para mim, mais fascinante da internet. Está surgindo no Brasil mais um exemplo do uso educativo da rede, dessa vez para ajudar os jovens a entrar na faculdade através do Enem. Totalmente gratuito.
Um grupo de educadores está lançando um site intitulado “Mande bem no Enem” em que, além dos vídeos (veja aqui ), o aluno tem como interagir e avaliar sua evolução.

Estamos diante de uma excepcional oportunidade de acelerar a educação se esse tipo de mecanismo for disseminado. Já existem traduzidas para o português ótimas aulas na internet desenvolvidas por professores americanos (acesse aqui ).
Começam a ser traduzidos também cursos de universidades como Yale, Harvard, MIT e Stanford (confira aqui ).
Quanto mais esses recursos forem disseminados, mais anos vamos ganhar em nossa educação, onde faltam professores de qualidade, especialmente na rede pública.
Para mim, esse é o milagre tecnológico da educação.
*
Uma dica para quem tem filho pequeno: há um site, criado pelo designer de internet Michel Lent, que dá dicas sobre os melhores aplicativos para crianças. É uma seleção feita, em inglês, com a ajuda de especialistas de várias partes do mundo (mais aqui ).

Aprendiz


Com informações do Blog do Professor Ivanilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário