Seguidores

Faça sua pesquisa aqui

Google

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Redes Sociais] Professora alerta sobre os cuidados na hora de acessar

Educadora utilizou colunas sociais do Jornal da Manhã para promover um debate sobre o uso consciente da internet e os perigos da exposição indevida da imagem

Preocupada com a grande exposição dos jovens em redes sociais, a professora da Escola Estadual Francisco Pires Machado, em Ponta Grossa, utilizou o conteúdo publicado na coluna social Persona e na editoria Mix, do Jornal da Manhã, para realizar um trabalho de conscientização com as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental. “Como a maioria dos adolescentes hoje possui perfil em alguma rede social e sente a necessidade de se destacar, de aparecer, é necessário que haja um trabalho de reflexão e conscientização sobre como a exposição exagerada pode causar problemas e até se tornar perigosa para eles”, explica Simone.
Os alunos analisaram as fotos e textos da coluna social e opinaram sobre o modo como as pessoas apareciam na página, qual era o papel delas na sociedade ou se eram desconhecidas, e revelaram se eles gostariam de se ver naquele espaço ou não. Depois, no Mix, que traz notícias sobre fatos da televisão, os estudantes observaram, principalmente, as fofocas, comparando com a página anterior. “Eles conseguiram trabalhar com diversos tipos de textos e informações percebendo que muitas vezes o uso da nossa imagem é positivo quando mostramos algo que vale a pena, como nas colunas sociais, mas que muitas vezes essa necessidade de aparecer pode tornar-se negativa, como no caso das fofocas maldosas em relação aos artistas. E que esse lado negativo pode tornar-se bastante perigoso se não soubermos administrar o uso de nossa imagem”, esclarece a educadora.
A professora questionou aos estudantes se eles faziam algum tipo de exposição de suas imagens ou de suas vidas pessoais. Como muitos responderam que sim, apontando a internet como principal meio, Simone então pediu que todos preenchessem um questionário com perguntas sobre o modo que faziam essa exposição. As respostas mostraram que os jovens, muitas vezes, escondem de seus pais que possuem perfil na rede, mentem sua idade, chegam a divulgar endereço e telefone completos e alguns ainda adicionam qualquer pessoa a seu perfil. “Mas a maioria parece ter consciência de que isso não é bom”, percebeu a professora. Em seguida foi realizado um debate na escola, onde todos foram incentivados a lembrar alguns perigos que a exposição de fotos e informações na internet poderiam causar, recordando notícias sobre assassinatos, roubos, pedofilia, pornografia, bullying, entre outros, que tinham visto no jornal, televisão e na própria internet.
Para finalizar, foi feito um trabalho de conscientização sobre a importância de adultos supervisionarem o acesso de menores à internet. “A maioria concordou que ter a supervisão de um adulto era o melhor a fazer, já que muitas vezes eles não têm real noção do perigo que podem encontrar na rede”, destaca Simone.
Matéria publicada dia 29 de setembro de 2011 na página “JM na Educação”, por Talita Moretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário