Katie Salen, que é mestre em design gráfico pela Rhode Island School of Design (EUA), game designer e educadora, apresentou vários vídeos com projetos eficientes
A palestra prendeu a atenção dos profissionais da área educacional por mostrar em vídeos projetos inusitados que, de forma lúdica mais responsável, ensina matemática, física, história, entre outras disciplinas, por meios de jogos que instigam a criatividade e reflexão dos alunos.
Tudo começou em 2007, quando Katie Salen, integrando um trabalho da Fundação MacArthur (EUA), teve a ideia de uma escola que usaria o “jogo como aprendizagem” de modo a capacitar e envolver os alunos em todas as esferas da vida. “É interessante quando oferecemos as ferramentas certas para a tarefa certa”, considera a design, lembrando que as crianças brincam de modo a fomentar perguntas bem interessantes, têm voz própria e maior socialização.
Quest to Learn (Q2L) é o resultado. Uma escola pública do ensino médio em Nova Iorque, projetada para ajudar os alunos a fazer uma ponte entre literácias antigas e novas, por meio da aprendizagem sobre o mundo como um conjunto de sistemas interligados.
A palestra focou no núcleo de aprendizagem dos diretores da escola e a forma como estes princípios desempenham a prática no dia a dia dos professores e dos alunos. “Assim, acaba quebrando o preconceito de que tecnologias não são boas. A escola tem que descobrir o potencial e a capacidade de cada um. Cada criança é um desafio e a escola necessita absorver isto”, explica.
Ao encerrar a amostragem, Salen disse: “queremos uma comunidade de aprendizagem em que todos se sintam muito entusiasmados”, conclui.
Por Inter Didática
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